15/03/2024 às 10h43min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h09min

Reprograma está com inscrições abertas para o curso JavaScript com foco em back-end

JavaScript foi a linguagem de programação mais utilizada por desenvolvedores brasileiros em 2023; iniciativa disponibiliza 40 vagas e as inscrições podem ser feitas até 08 de abril

Stefany Oliveira
Reprograma

São Paulo, março de 2024 — No cenário dinâmico das tendências tecnológicas que ditam as regras do mercado de trabalho, a formação continuada torna-se uma peça-chave para profissionais que buscam destacar-se. De acordo com o GitHub, plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA, a linguagem de programação mais utilizada por brasileiros em 2023 foi o JavaScript, apontando para uma crescente demanda por habilidades específicas.

Essa tendência reflete não apenas números, mas histórias como a de Nicole Siqueira, de 32 anos, que enquanto trabalhava como desenvolvedora júnior, enfrentou muitas incertezas em relação à especialização. “Obtive um direcionamento mais eficaz ao participar do curso Imersão JavaScript da Reprograma, onde desenvolvi sólidos conhecimentos técnicos na linguagem, graças à excelente didática das professoras. Além disso, destaco o ambiente acolhedor que proporcionou uma atmosfera propícia para questionamentos e contribuições durante as aulas, o que contribuiu significativamente para a minha experiência de aprendizado e crescimento profissional”, explica. 

Reconhecendo que a presença feminina na tecnologia é, muitas vezes,  solitária, Nicole passou a integrar o time de voluntárias da iniciativa, a fim de empoderar e fomentar o ingresso de mais mulheres no setor. “Além de me desenvolver enquanto programadora, também pude entender que o suporte emocional e a rede de apoio são igualmente valiosos para esse mercado que é tão desafiador”, finaliza.

Novas Oportunidades

A  Reprograma, iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando em seus processos seletivos negras e/ou trans e travestis, está com as inscrições abertas para a nova turma do Imersão JavaScript com foco em back-end, para programadoras juniores como a Nicole. “Nós queremos seguir proporcionando um ambiente inclusivo e transformador, onde as participantes sintam-se empoderadas para trilhar caminhos de sucesso na área de tecnologia”, conta Fernanda Faria, Cofundadora e Co-Diretora Executiva da organização. “Nosso objetivo é, cada vez mais, dar oportunidade para nossas alunas, não só por meio da capacitação, mas também com suporte para garantir a empregabilidade”, completa.

O  curso  gratuito e online é destinado para  mulheres de todo o Brasil, com idade acima de 18 anos e conhecimento básico com conhecimento básico e intermediário em JavaScript, especificamente voltados para área de back-end. É esperado candidatas com experiência prática em programação, por isso é necessário que a formação mais recente em JavaScript tenha sido concluída há pelo menos 6 meses. Serão disponibilizadas 40 vagas, e as inscrições podem ser feitas até 08 de abril através do link: https://reprograma.com.br/curso-imersao-javascript/

Durante o processo seletivo, as candidatas serão avaliadas com base nos seguintes critérios: colaboração e empatia, qualidade da inscrição e coerência das informações, flexibilidade e disposição para aprender, além do conhecimento básico em JavaScript. A divulgação das selecionadas será feita no dia 23 de maio, e o curso acontecerá de 08 de junho a 08 de setembro . As aulas serão ministradas ao vivo aos sábados, das 9h às 17h; e às segundas e terças-feiras, das 21h às 22h, acontecerão as revisões de conteúdo. Às terças-feiras, as aulas terão até às 20h para entregarem os projetos semanais. Às quintas-feiras, acontecerão as aulas de encerramento e sextas-feiras, das 19h às 22h. Às quartas-feiras, acontecerão as orientações educacionais.

As alunas terão ainda, quinzenalmente, às quartas-feiras, das 20h às 22h, aulas de Diversidade, Equidade e Inclusão, e também quinzenalmente, no mesmo horário, encontros de carreira.

Podem se inscrever todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, portanto mulheres cisgênero, trans e/ou travestis, que estejam em busca de aprimoramento profissional para se destacarem como desenvolvedoras e profissionais de tecnologia, desde que tenham disponibilidade total para frequentar as aulas. Ter ensino médio completo é um requisito, mas é importante ressaltar que esse não é obrigatório para mulheres trans e travestis.

Serviço:
Curso Imersão JavaScript
Período de inscrição: 04 de março de 8 de abril
Pré-requisitos: Todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, portanto, mulheres cisgênero, trans ou travestis, acima de 18 anos, com conhecimento básico em JavaScript, especificamente em back-end
Formato: 100% online
Investimento: Gratuito
Quantidade de vagas: 40
Inscrições: https://reprograma.com.br/curso-imersao-javascript/ 

Sobre a Reprograma
Fundada em 2016, pela peruana Mariel Reyes Milk e as sócias Carla de Bona e Fernanda Faria, a iniciativa de impacto social foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando negras, trans e travestis, e tem o objetivo diminuir a lacuna de gênero na área de T.I. Até o momento, mais de 2 mil mulheres se formaram, sendo que mais de 71,7% se autodeclaram pretas ou pardas e 10% trans e/ou travestis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp