15/03/2024 às 13h45min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h08min

Cinco considerações ao escolher um fornecedor de Network as a Service

Por Robin Hodus

Imprensa HPE
Robin Hodus, Senior Product Marketing Manager na HPE Aruba Networking

A Rede como um Serviço (Network as a Service, ou NaaS) é definida como hardware, software, serviços, gerenciamento e componentes de licenciamento da infraestrutura de rede, que pode ser utilizada via assinatura ou por um modelo de consumo flexível. O NaaS permite que empresas terceirizem o provisionamento, implementação, gerenciamento de rede, manutenção e gerenciamento do ciclo de vida da infraestrutura de rede.

A escolha de um fornecedor correto no momento de uma implementação de NaaS pode impactar diretamente seu sucesso. O fornecedor escolhido deve ser capaz de avaliar a prontidão do seu NaaS e oferecer uma solução que suporte os resultados desejados para o seu negócio. Aqui estão cinco aspectos que devem ser considerados:

  1. Ferramentas e recursos

Seu provedor de NaaS oferece as ferramentas de vendas e implementação ideais para o seu sucesso? No aspecto de vendas, ter uma ferramenta que permite avaliar e mostrar aos seus clientes os pontos positivos em migrar para o NaaS por meio de uma calculadora de retorno sobre investimento (ROI) e ilustrar as diferenças entre um investimento de capital (CapEx) e um investimento operacional (OpEx) é fundamental. Para as equipes de implementação, um guia que inclua uma lista de requisitos e processos claros e estruturados é essencial ao implementar uma configuração sem problemas e garantir o sucesso. Esses recursos não apenas facilitam a tomada de decisões, mas também ajudam a otimizar a transição.

  1. Treinamento e implementação

Determine o trabalho necessário para configurar sua solução e compreenda qual será sua curva de aprendizado. Muitos fornecedores oferecerão um treinamento, mas isso pode não estar incluído no valor da implementação. Dê prioridade a fornecedores de NaaS que ofereçam processos bem estabelecidos, guias abrangentes de implementação e melhores práticas para design e uso. Esses elementos podem contribuir significativamente para um início bem-sucedido e uma execução otimizada.

  1. Piloto 

Embora uma solução possa parecer ideal no papel, ela pode não se alinhar com as expectativas ou necessidades da empresa. Seu fornecedor está comprometido a financiar o desenvolvimento de medidas que possam ajudar a mitigar riscos ao migrar para uma nova implementação por assinatura? Você pode estabelecer um piloto para demonstrar o valor da tecnologia? A disposição de um fornecedor em compartilhar o risco não apenas demonstra o compromisso com seu sucesso, mas também oferece a garantia de que você terá o suporte necessário durante o seu piloto.

  1. Suporte

Quando tratamos de suporte, não importa o quão cauteloso seja o processo de seleção, problemas podem surgir. Desde o planejamento, implementação, operação até a otimização. É importante avaliar minuciosamente a disponibilidade, qualidade e extensão dos serviços inclusos, para garantir que você receba ajuda quando necessário.

  1. Repertório comprovado

Considere a experiência e presença de um fornecedor em seu espaço. É importante observar tanto a longevidade quanto seu compromisso com a inovação. Eles estão utilizando tecnologia de ponta? Possuem um roteiro claro e voltado para o futuro, indicativo de seu compromisso com o desenvolvimento de longo prazo? Eles coletam o feedback dos clientes e fazem a manutenção nos produtos quando necessário? Além disso, eles têm clientes satisfeitos dispostos a compartilhar suas experiências ou cases diversos que ressaltem o valor do NaaS em diferentes setores e empresas? Esses fatores podem servir como indicadores sólidos de capacidade e credibilidade do fornecedor no campo de redes.

Ao avaliar cuidadosamente e escolher um fornecedor com as qualidades mencionadas acima, você pode aumentar significativamente suas chances de construir uma prática bem-sucedida de NaaS.

Robin Hodus é Senior Product Marketing Manager na HPE Aruba Networking


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp