15/03/2024 às 15h08min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h08min

Conectando a cadeia de suprimentos: como a IoT celular está revolucionando a logística

A logística inteligente vem transformando vários setores da indústria graças ao progresso da Internet das Coisas (IoT)

MARCOS VIESI
IDEMIA
A complexidade das cadeias de suprimentos globais surgiu como tema central durante a pandemia, após os pedidos feitos online terem se acumulado ou ficado presos em contêineres, levando a uma reflexão profunda sobre o tema. No entanto, desde então, os principais players de logística vêm enfrentando as dificuldades e otimizando o monitoramento da cadeia de suprimentos. Hoje, graças ao progresso da Internet das Coisas (IoT) e sua implementação nas redes celulares, especialmente em razão do advento da conectividade 5G, a logística inteligente vem transformando vários setores da indústria. Esse avanço permite um monitoramento mais preciso e em tempo real da cadeia de suprimentos, melhorando a eficiência e a capacidade de resposta aos desafios do mercado em constante mudança.

Uma rede ubíqua para sensores e dispositivos conectados
Com o crescimento do e-commerce e a demanda por entregas rápidas, as soluções logísticas inteligentes se tornam indispensáveis. A Internet das Coisas (IoT) celular alimentada especialmente pela rede 5G está transformando radicalmente as operações da cadeia de suprimentos, possibilitando uma maior supervisão e gerenciamento sem precedentes.
A logística inteligente baseia-se no uso da Internet das Coisas (IoT) para o monitoramento e otimização de rotas de entrega e gestão de estoques. Sensores e dispositivos interconectados desempenham um papel essencial nesse processo, fornecendo dados em tempo real sobre a localização do produto, condições de transporte e níveis de estoque. Essas informações permitem uma tomada de decisão mais informada e rápida, facilitando a identificação de possíveis gargalos na cadeia de suprimentos e aumentando significativamente a eficiência de todo o processo logístico.
Conexão IoT celular para qualquer situação
A conectividade celular na IoT fornece cobertura global segura, o que é essencial para se rastrear produtos em trânsito e gerenciar recursos entre diferentes locais. Esse tipo de conexão é especialmente útil para empresas com operações internacionais, pois permite a comunicação contínua de dispositivos através das fronteiras.
Tanto a cerca geográfica (geo-fencing) quanto a previsão de manutenção de veículos são tecnologias suportadas pela conectividade IoT celular que, além incrementarem a eficiência logística, também promovem a sustentabilidade por meio da otimização de rotas e redução de emissões. Além disso, o gerenciamento de estoques vem sendo impulsionado pela IoT celular, os sistemas de reordenação automatizados e detecção de produtos expirados estão sendo significativamente simplificados, resultando em operações mais ágeis e redução de desperdício. Essa integração tecnológica não só melhora a rentabilidade das empresas, mas também tem um impacto positivo no meio ambiente, pois reduz a pegada de carbono e promove práticas mais sustentáveis na cadeia de suprimentos.
Segurança em uma rede logística inteligente

No contexto da logística inteligente, a segurança da informação surge como um pilar essencial. A infraestrutura de IoT celular fornece uma base sólida para a implementação de fortes protocolos de segurança, destinados a proteger dados críticos de possíveis interceptações e sabotagens. Essa medida garante a integridade da cadeia de suprimentos e que informações vitais permaneçam confidenciais e protegidas de ameaças externas. Dessa forma, as empresas podem operar com confiança, sabendo que seus sistemas estão protegidos contra possíveis vulnerabilidades e riscos de segurança.
Sobre a IDEMIA

O Grupo IDEMIA desbloqueia maneiras mais simples e seguras de pagar, conectar, acessar, identificar, viajar e proteger locais públicos. Com sua vasta experiência em biometria e criptografia, a IDEMIA desenvolve tecnologias de excelência com uma abordagem impactante, ética e socialmente responsável. Todos os dias, a IDEMIA protege bilhões de interações nos mundos físico e digital.

O Grupo IDEMIA reúne três empresas líderes de mercado que permitem soluções de missão crítica:
  • O IDEMIA Secure Transactions é o principal provedor de tecnologia que desbloqueia maneiras mais seguras e fáceis de pagar e se conectar.
  • A IDEMIA Public Security é uma fornecedora líder global de soluções biométricas que desbloqueiam viagens, acesso e proteção convenientes e seguros.
  • O IDEMIA Smart Identity aproveita o poder das tecnologias criptográficas e biométricas para desbloquear uma identidade única e confiável para todos.

Com uma equipe global de quase 15.000 funcionários, mais de 600 organizações governamentais e mais de 2.300 empresas em mais de 180 países confiam no Grupo IDEMIA. Para mais informações, visite www.idemia.com e siga @IDEMIAGroup no X.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp