15/03/2024 às 15h22min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h08min

Soluções de climatização da Samsung na MCE 2024

Soluções de climatização da Samsung na MCE 2024

Gustavo Henrique de Alencar
https://news.samsung.com/br/solucoes-de-climatizacao-da-samsung-na-mce-2024
Samsung
Inovação e conectividade norteiam o desenvolvimento da Samsung, que participa da Mostra Convegno Expocomfort (MCE) 2024, evento internacional dedicado ao mundo do HVAC+R, apresentando novos produtos e celebrando os mais recentes prêmios
A Samsung Electronics Air Conditioner Europe (SEACE) participa da edição 2024 da Mostra Convegno Expocomfort (MCE), que acontece de 12 a 15 de março na Fiera Milano (stand 5 P29/T 22), para apresentar inovações de produtos e reforçar o seu posicionamento de promover conforto e conectividade na área HVAC+R. A MCE representa um momento de encontro e relacionamento entre profissionais e uma oportunidade fundamental para a Samsung fazer um balanço de seu portfólio na área de produtos e serviços voltados à refrigeração e aquecimento, tanto no setor residencial como comercial.

 

“A presença da Samsung em eventos como o MCE, que é a principal feira do tipo na Europa, mostra a força da nossa divisão de produtos e soluções voltadas à climatização em todo o mundo, com um portfólio amplo e diverso, capaz de atender a diferentes necessidades e portes de empreendimentos, sejam residenciais ou comerciais”, ressalta Thiago Dias, diretor da divisão de ar-condicionado da Samsung Brasil. Segundo ele, o tema ‘eficiência energética’ por meio da gestão dos sistemas foi novamente um dos principais focos de discussão, ou seja, há um esforço na popularização e evolução das soluções de monitoramento remoto, que permitem a identificação de problemas e a otimização do uso dos aparelhos.

 

“Pudemos verificar que, em alguns casos, houve redução considerável no consumo energético justamente por conta de soluções do tipo. Além disso, a MCE é sempre uma ótima oportunidade de visitar clientes estratégicos que atuam em todo o Brasil e que estão presentes na feira, parceiros que vão nos ajudar na execução do negócio B2B de sistema de ar-condicionado da Samsung, especialmente na linha DVM, com foco nas verticais de construtoras e instaladoras de grande porte”, completa Thiago.

 

Por ocasião do início dos trabalhos na MCE, Ettore Jovane, Head of HVAC Business Samsung Electronics Italia declarou: “O ano de 2023 foi, para o mercado, negativo para algumas gamas de produtos, como as bombas de calor, que após vários anos do crescimento sofreram um forte abrandamento devido à interrupção dos incentivos. Apesar desse contexto, tal como a Samsung, registramos um crescimento, tanto em relação ao mercado quanto ao ano anterior. Os fatores que nos permitiram atingir estes objetivos foram a visão inovadora do produto, da formação e da abordagem ao cliente. Estamos otimistas para o futuro e esperamos uma forte recuperação em linha com os objetivos definidos pelo Green Deal e pelo programa europeu REPowerEU.”

 

Um vasto portfólio de produtos dedicados ao conforto
Os produtos Samsung trazem à tona toda a tecnologia, inovação e conectividade para ambientes domésticos e empresariais no evento MCE 2024. O carro-chefe da linha de ar-condicionado Samsung é a tecnologia WindFree™ , que por meio de milhares de microfuros permite que o ar se espalhe uniformemente, evitando assim o incômodo vento direto. O conforto proporcionado pela tecnologia WindFree ™ é caracterizado pela capacidade de atingir o chamado “Still Air”, segundo o qual a velocidade do ar expelido é inferior a 0,15m/s1.

 

A tecnologia WindFree™ está presente tanto em produtos residenciais quanto comerciais. Para o ambiente doméstico, o ar-condicionado WindFree™ Connect, nas versões Quente e Frio ou só Frio, com capacidades de 9, 12, 18 e 22 mil BTUS, é um dos aparelhos mais completos do mercado. Ao toque de um botão, o modo WindFree dispersa o ar climatizado através de 23.000 microfuros que elimina o vento¹ gelado direto, deixando o ambiente ainda mais confortável para você e sua família. O aparelho também se conecta ao WiFi e permite o controle dos gastos de energia com o app SmartThings, pela função Energy, além de ligar, desligar, controlar a temperatura e muito mais de um jeito rápido e fácil, pelo smartphone ou simples comandos de voz. Os recursos de Inteligência Artificial também permitem que o modelo deixe os ambientes climatizados automaticamente. A função AI Auto Cooling otimiza automaticamente os vários modos, analisando as condições do local e os padrões de uso. Com base na temperatura preferida, ele alterna automaticamente para o modo mais apropriado para manter as condições ideais.

 

Quanto aos diferenciais de economia e sustentabilidade, o WindFree™ Connect também dá um show: a tecnologia Digital Inverter Ultra do compressor garante uma eficiência energética ainda melhor no modo WindFree e consegue atingir uma economia de até 77%2 de energia comparado aos modelos convencionais. Este modelo também conta com a classificação máxima em eficiência energética – ou seja, menor consumo de energia – na nova regulamentação do Inmetro. A função resfriamento rápido também deixa os ambientes climatizados até 43% mais rápido3 graças ao design, que tem maiores aberturas e que, aliado ao poderoso compressor Digital Inverter, consegue alcançar até 15 m de distância em linha reta, em menos tempo.

 

Além disso, a Samsung exibe na MCE também o novo Controle Centralizado Touch 2.0 com funções avançadas para uma gestão precisa e personalizada de um ou mais sistemas de ar condicionado4, desde pequenos sistemas – como a linha Comercial Leve da marca – até soluções de sistemas com variáveis fluxo de refrigerante da linha DVM S2. Vale lembrar que o WindFree™ também está presente em soluções comerciais, como WindFree ™ Cassete 1 via e 4 Vias.

 

Passando para soluções dedicadas ao mercado comercial, a Samsung oferece as soluções Digital Variable Multi (DVM) de nova geração com inteligência artificial nativa. A linha consiste em DVM S2 para tamanhos médios e grandes, DVM S Water, ou seja, unidades refrigeradas a água e sistemas hidrônicos DVM Chiller. Os sistemas VRF também estão disponíveis numa versão com recuperação de calor, que permite aquecer e arrefecer simultaneamente diferentes áreas do edifício.

 

A revolução da conectividade Samsung
O SmartThings, ecossistema gratuito da Samsung, permite gerenciar, programar e monitorar dispositivos conectados de maneira conveniente e direta do seu smartphone e permite definir cenários domésticos para criar automações e rotinas diárias. O ar-condicionado não foge à regra no conceito de conectividade, aliás, a Samsung foi a primeira empresa, já em 2013, a integrar Wi-Fi nos seus produtos. O SmartThings inclui cinco programas: Home Care, Clothing Care, Pet Care, Cooking e Energy para monitorar e gerenciar dispositivos compatíveis para controlar seu consumo e muito mais. Para o setor comercial, a Samsung oferece o b.IoT Lite*, um software de controle integrado que utiliza tecnologias IoT e algoritmos de IA, para gerenciar e otimizar sistemas VRF e é ideal para edifícios de médio e grande porte.

 

Serviços Samsung em pré e pós-venda
Para os profissionais, a Samsung também oferece suporte e consultoria personalizada: durante o projeto, a Samsung realiza análises CFD para estudar o correto funcionamento das unidades externas para otimizar o fluxo de ar. Além disso, o software DVM-Pro 2.0 permite criar o layout dos esquemas hidráulicos, elétricos e de controle das soluções Samsung, tanto para fins residenciais quanto comerciais.

 

Giulia Tomaselli, consultora e chefe de Community Smart Building, The European House | Ambrosetti afirma: “O setor imobiliário italiano é antigo e ineficiente e traz consigo elevados custos econômicos e ambientais. A Itália gasta cerca de 47 mil milhões de euros no consumo de energia nos edifícios, o que contribui para 18% das emissões totais do país. No contexto da política nacional e europeia de descarbonização do setor dos edifícios, tornada ainda mais prioritária com as metas definidas pela diretiva “Casas Verdes”, as tecnologias inteligentes podem desempenhar um papel fundamental na promoção da transição verde do setor também através da eletrificação do consumo final.”

 

PRÊMIOS DE EXCELÊNCIA MCE e PRÊMIO PRODUTO DO ANO
A história da Samsung trouxe inúmeros prêmios ao longo dos anos e o MCE Excellence Awards do MCE 2024 premiou 6 produtos, todos unidos pela atenção à economia de energia, inovação, conectividade e desempenho: o novo Módulo Hidrônico*, o novo Climate Hub*, EHS R290*, EHS HT Silencioso*, WindFree ™ Elite* e Controle Centralizado 2.0. Também em 2024, a tecnologia de ar-condicionado exclusiva e patenteada WindFree™ foi nomeada Produto do Ano 2024 para a categoria de ar condicionado5.

 

A pesquisa Produto do Ano é a mais importante pesquisa sobre inovação realizada na Itália em termos de número de consumidores entrevistados, com mais de 12.000 indivíduos envolvidos. 64% dos entrevistados selecionaram o WindFree™ como o produto mais inovador na categoria de ar-condicionado e dos usuários que experimentaram o produto, 94% se declararam muito satisfeitos.

 

No que diz respeito à assistência, a Samsung foi eleita número 1 em serviço pós-venda na categoria “Ar-condicionado” de acordo com a pesquisa “Best in Italy – Service Champions 2024” do Instituto Alemão de Qualidade e Finanças (ITQF). Um marco importante num cenário de mercado em que o atendimento ao cliente é cada vez mais valioso como um serviço de excelência.

 

*Produto e/ou solução indisponível, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.
[1] ASHRAE (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado) define “ar parado” como correntes de ar movendo-se menos de 0,15 m/s que não possuem correntes de ar frio.
²Até 77% de economia de energia. Até 77% de economia testado no modelo AR07B9350MAN no modo resfriamento rápido.
3Resfriamento até 43% mais rápido: testado no modelo ART12TXCAAWKEU em comparação com o modelo convencional Samsung AQ12EASER.
4O grande display LCD colorido e a interface intuitiva permitem monitorar e gerenciar facilmente até 128 unidades internas e 32 unidades externas.
5Pesquisa Circana com 12.000 consumidores, sobre seleção de produtos. produtodoano.it gato. ar condicionado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp