15/03/2024 às 10h39min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h07min

Reciclus coleta mais de 28 mil lâmpadas para reciclagem no projeto Rede Mineira de Logística Reversa

Ação promovida pela Universidade Federal de Viçosa atuou em 17 municípios do Estado de Minas Gerais

Luiz Valloto
Reciclus
A Reciclus - Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação - e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) promoveram em parceria o projeto Rede Mineira de Logística Reversa para coleta de lâmpadas destinadas à reciclagem. Idealizada em 2017, essa iniciativa foi implementada em 2023 com o propósito de viabilizar e conscientizar as comunidades dos 17 municípios participantes do projeto-piloto do Estado de Minas Gerais. Como resultado, a ação coletou mais de 28 mil unidades de lâmpadas, as quais serão devidamente encaminhadas para destinação ambientalmente correta.

“Contribuir para a gestão da logística reversa das lâmpadas arrecadadas neste projeto nos traz imensa satisfação, pois representa um avanço significativo em nosso compromisso com a sustentabilidade”, explica Natalia Fochi, coordenadora dos departamentos ambiental e logística da Reciclus.

O projeto Rede Mineira de Logística Reversa ocorre em duas fases. Na primeira etapa, foi realizada uma extensa campanha de divulgação, envolvendo toda a rede de ensino dos municípios, bem como os comércios locais, incluindo oficinas mecânicas, postos de combustíveis, estabelecimentos de reparo de eletrodomésticos e computadores, e lojas agropecuárias.

Já na segunda fase de execução do projeto, foram realizados encontros chamados "Uma Tarde pelo Planeta", com a proposta de abordar temas relacionados à logística reversa por meio de jogos e brincadeiras, apresentações teatrais com temática ambiental, divulgação dos objetivos da ação por meio de carros e motos de som, além da coleta de resíduos realizada diretamente no local do evento.   
“Na fase de educação ambiental, a Reciclus disponibilizou as ‘Cartilha do Bem: Aprendendo a Cuidar do Meio Ambiente’. Buscamos fortalecer o conhecimento e a conscientização sobre a preservação ambiental, capacitando cada indivíduo a contribuir para um agora mais sustentável”, explica Camilla Horizonte, gerente de Operações e Marketing da Reciclus.

O projeto-piloto foi patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE) no edital de projetos de pesquisa em extensão pelas instituições UFV, UFSJ, UFLA, UFTM, UFMG e Cefet-BH, e, ao todo, coletou mais de 30 toneladas de resíduos. Além da Reciclus, a ação conta com a participação de outras entidades que destinam outros tipos de resíduos.

“Apresentar a logística reversa à sociedade foi essencial para alcançar o significativo recolhimento de mais de 30 toneladas de resíduos nos 17 eventos "Uma Tarde pelo Planeta" do projeto-piloto da UFV. Além disso, por meio das cartilhas da Reciclus, conseguimos ilustrar e ampliar as discussões sobre sustentabilidade, enfatizando o papel de cada um na separação e na correta destinação dos resíduos. Com o sucesso alcançado, esperamos expandir o projeto para outras regiões do estado”, ressalta a Nina Rosa, idealizadora da Rede Mineira de Logística Reversa. 

Desde o início das operações da Reciclus, já foram coletadas mais de 39,3 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,8 mil pontos de entrega distribuídos por todo o país. Para saber o local mais próximo, acesse www.reciclus.org.br, clique em "Onde Descartar" e faça uma busca com o seu CEP.

Sobre a Reciclus 

Desde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Comprometida com a construção da Educação Ambiental, concentra esforços na produção e disseminação de conhecimento, especialmente para crianças e jovens. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 39,3 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,8 mil pontos de coleta disponibilizados pela Reciclus
 
Para mais informações, acesse:

Site: https://reciclus.org.br/    

LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/reciclusoficial/    

YouTube - https://www.youtube.com/@ReciclusOficial/videos    

Instagram - https://www.instagram.com/reciclus.oficial/    

Facebook - https://www.facebook.com/Reciclus    

TikTok - https://www.tiktok.com/@reciclus    

X - https://twitter.com/Reciclus    

Threads - https://www.threads.net/@reciclus.oficial   
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp