15/03/2024 às 20h01min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h01min

Yoga na menopausa: Como a prática ajuda a aliviar os sintomas?

Estudos já comprovam melhora nos sintomas da menopausa para pessoas que praticam o Yoga, afirma a professora de Yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut

MF Press Global
© Freepik

A menopausa é uma fase natural da vida da mulher, marcada pelo encerramento dos ciclos menstruais e alterações hormonais, comuns geralmente entre os 45 e 55 anos, quando ocorrem diversas mudanças físicas e emocionais que podem afetar a qualidade de vida durante o período.

 

Existem, atualmente, diversas técnicas que podem ser utilizadas para amenizar os sintomas, mas uma delas tem se destacado por fazer tudo isso de forma natural e equilibrada para a saúde feminina: O Yoga.

 

Como o Yoga ajuda a aliviar os sintomas da menopausa?

De acordo com o estudo “Yoga and menopausal transition”, publicado na revista Journal of Mid-Life Health, a prática ajuda a minimizar sintomas relacionados à menopausa, como redução do estresse percebido, melhora da imunidade, redução das ondas de calor e sudorese noturna e variações de humor.

 

Segundo a professora de Yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, o Yoga é benéfico para a saúde da mulher desde a sua juventude.

 

É uma somatória de benefícios que podem ser observados desde muito cedo, é como sempre reforço, cuidar da saúde não deve ser uma ação pontual, mas sim hábitos de vida, cuidados que você leva por toda a vida, manter um estilo de vida saudável, como estimula o Yoga”, explica.

 

5 posições de Yoga para a saúde feminina:

01- Sukhasana:

Bruna Sukhasana + braços.jpg

Bruna Sukhasana + braços.jpg

 

Sente-se confortavelmente com as pernas cruzadas, mantendo a coluna relaxada e descanse as mãos nos joelhos respirando profundamente, focando na respiração profunda, faça entre 3 e 5 respirações longas”, explica Bruna Tiboni Kaiut.

 

02 - Viparita Karani:

Pernas pra cima.jpg

Pernas pra cima.jpg

 

Deite-se próximo a uma parede e eleve as pernas apoiando-as na vertical parede acima, depois descanse os braços ao lado do corpo, relaxe e respire profundamente, fique nesta posição entre 5 e 10 minutos, enquanto se sentir confortável”.

 

03 - Baddhakonasana:

Baddhakonasa.jpg

Baddhakonasa.jpg

 

Sente-se com a coluna relaxada, as solas dos pés unidas e os joelhos dobrados para fora, permita que eles caiam para os lados suavemente. Mantenha uma respiração tranquila e profunda”.

 

04 - Bhujangasana:

image.png

image.png

(Reprodução: FreePik)

 

Inicie a posição deitando-se de bruços, mãos sob os ombros, eleve o tronco estendendo os braços apoiando-os no chão e olhe para cima, mantendo as pernas estendidas”.

 

05 - Virasana:

virasana.jpg

virasana.jpg

 

Ajoelhe-se, mantendo os joelhos e os pés unidos. Sente-se entre os pés, mantendo sempre a coluna relaxada e associando a uma respiração lenta e profunda. Esta postura alonga os tornozelos e joelhos, promovendo flexibilidade nas pernas”, explica Bruna Tiboni Kaiut.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp