15/03/2024 às 14h33min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h00min

Semana do consumidor: estratégias empresariais para aproveitar o melhor da data

Conheça estratégias voltadas para o crescimento e destaque da marca no período

Ana Gomes
Zenvia

São Paulo, março de 2024 - Com a aproximação da Semana do Consumidor, a Zenvia, empresa que habilita experiências na jornada do cliente de ponta a ponta, destacou iniciativas primordiais para que as companhias apliquem estratégias de fidelização e atração de clientes. Além da oferta de descontos e outros atrativos, como cashback e frete grátis, a atenção aos direitos dos consumidores fortalece a relação de confiança entre  empresa e cliente, contribuindo para a credibilidade duradoura da marca.
 

Transparência e reputação

Algumas práticas são essenciais para essa manutenção — acesso transparente às informações cadastrais da empresa, como endereço e telefone, é um exemplo importante do estabelecimento de confiança ao primeiro contato. Respeitar integralmente os direitos dos consumidores, além de obrigação legal, é também uma excelente estratégia de manutenção de reputação positiva. Consequentemente, um dos principais apontamentos para atrair e reter clientes.
 

Comunicação direcionada

Uma comunicação clara e eficiente também é um ponto a ser trabalhado. Apresentar um cenário de troca de informações direto e objetivo é fundamental para um desempenho positivo na semana em questão. Tanto para informações sobre ofertas quanto para questionamentos relacionados ao momento da compra, é necessária uma análise detalhada de onde os clientes estão localizados e quais são os canais de comunicação mais utilizados, com o objetivo de aumentar a presença estratégica, o engajamento e a interação eficaz — a proatividade auxilia o cliente a concluir a sua compra com sucesso.
 

Automatização de processos

Além da comunicação direta, os clientes devem ser orientados sobre as promoções e ofertas para que a decisão de compra seja assertiva. Chats automatizados, FAQs abrangentes e bem-elaboradas, que sanam as dúvidas dos clientes, e a disponibilização de canais ao vivo e suporte telefônico são estratégias fundamentais para auxiliar na resolução de dúvidas mais direcionadas.
 

O novo perfil do consumidor

Com o surgimento do consumidor 2.0, ocorreram mudanças significativas na forma com a qual os consumidores coletam informações e fazem escolhas. O perfil indica uma preferência por buscas minuciosas sobre produtos e serviços, objetivando a compreensão de todas as opções disponíveis no mercado e a realização de comparativos para compras mais conscientes. Essa pesquisa rigorosa evidencia um público que deseja experiências adaptadas às preferências individuais, desde o atendimento até as ofertas.

A Semana do Consumidor representa uma excelente oportunidade para as empresas consolidarem sua presença junto ao público-alvo que desejam alcançar e colocá-lo no centro das decisões. Respeitar os consumidores e possibilitar uma comunicação clara e objetiva nas redes sociais e em plataformas proprietárias são passos fundamentais para alcançar o sucesso e o destaque no mercado de maneira única, aproveitando todas essas estratégias para criar uma experiência única para os consumidores.


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