14/03/2024 às 12h22min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h09min

Brachiaria: benefícios do capim Dunamis em relação às variedades populares

As qualidades do híbrido da Milagro Agro Brasil refletem em vantagens para os pecuaristas.

Salatiel Araújo | @salatielaraujo
www.milagroagrobrasil.com.br 
Divulgação
O Capim Dunamis, comercializado pela Milagro Agro Brasil, tem gerado excelentes resultados em diversas pastagens em território nacional e também no exterior. Todo esse sucesso é fruto de um rigoroso processo de desenvolvimento da nova cultivar, que foi aprovada em uma série de análises técnicas e, agora, demonstra todo o seu potencial nas propriedades rurais onde já é utilizada.
“Nós da Milagro estamos muito felizes com os resultados que temos obtido e com o feedback que os pecuaristas têm nos dado”, destaca o engenheiro agrônomo e fundador da empresa, Dr. Orlando Carlos Martins. “Realmente é um híbrido inovador, que veio para ficar e que vai contribuir muito com a pecuária do Brasil e dos outros países de clima tropical”.
Essa brachiaria revolucionária é resultante do cruzamento entre as variedades Decumbens e Marandu, largamente utilizadas no Brasil. Combinando as qualidades de ambas, a Dunamis proporciona uma melhora significativa em produtividade, sustentabilidade e rentabilidade para as fazendas de pastagem.
O Dunamis é considerado no setor, a “terceira revolução” no mercado de brachiarias, ao superar antigas dificuldades dos pecuaristas com o auxílio de ciência e tecnologia de ponta. A variedade Decumbens, introduzida nos anos 1970, é considerada a “primeira revolução” no ramo, já que possibilitou a abertura de novas áreas de cultivo — apesar de sofrer muito com pragas comuns no Brasil. A segunda revolução, que consiste na chegada da Marandu, em 1984, resolveu o problema da resistência a pragas, mas trouxe dificuldades relacionadas à ausência de estolões e problemas de enraizamento em solos de baixa fertilidade.
O Capim Dunamis, resultado da união estratégica dessas variedades, destaca-se por somar as qualidades de ambas. Sua inovação reside na presença de estolões, enraizamento lateral que promove uma propagação eficiente da planta. Em comparação com a Marandu, mais amplamente cultivada, o Dunamis se destaca ao cobrir o solo de maneira eficaz, reduzindo a degradação da área cultivada e prolongando a vida útil do pasto.
Além disso, o Capim Dunamis oferece uma série de vantagens comprovadas por análises científicas em relação a outras brachiarias. Uma delas é a germinação rápida e o crescimento inicial muito superior ao da Marandu e da Decumbens. “Isso acaba ajudando o pecuarista a cobrir rápido o terreno, evitando uma competição com ervas daninhas. Por isso, o cultivo de Dunamis dispensa o uso de herbicidas”, explica Dr. Orlando.
A variedade também demonstra resistência à cigarrinha das pastagens, adaptando-se facilmente a solos de baixa fertilidade (com pH 4,8), solos arenosos e terrenos com alta declividade. Ela ainda contribui para um melhor controle de erosões e exibe maior tolerância à seca quando comparado à Marandu. Dr. Orlando Carlos Martins acrescenta, ainda, que o capim Dunamis tem demonstrado uma grande capacidade de descompactar o solo, o que pode ser útil também para agricultores que plantam soja ou outras espécies.
O Dunamis também apresenta boa tolerância a períodos curtos de encharcamento do solo, entre 15 e 30 dias, em comparação com os 3 a 6 dias tolerados pela Marandu. Sua resistência a Rhizoctonia, um dos fungos causadores da morte súbita das brachiarias, e a facilidade de plantio em covas em solo arenoso, sem correção, são mais algumas de suas vantagens.
Essa série de qualidades validadas vem sendo amplamente notada pelos pecuaristas que optam pelo Dunamis. Produtores de diferentes regiões do país, como Bahia, Acre, Rio de Janeiro e Piauí também têm relatado satisfação com o Dunamis, comprovando a adaptabilidade dessa cultivar às diferentes condições ambientais. O potencial é tão grande que o Dunamis já vem sendo, também, exportado para outros países da América Latina, da África e da Ásia, ajudando a tornar a pecuária mais sustentável e rentável em diversas partes do mundo.

Onde encontrar a brachiaria Dunamis: www.milagroagrobrasil.com.br 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp