14/03/2024 às 12h31min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h08min

Inteligência Artificial potencializa aprendizado e vira destaque na qualificação profissional

Com a ascensão da tecnologia, empresas voltam os olhares para desenvolvimento de profissionais capacitados para lidar com a tecnologia

PinePR
Divulgação
 

Os profissionais e organizações brasileiras estão cada vez mais interessados na Inteligência Artificial. É o que indica o estudo Workmonitor - a visão dos talentos em 2024, que revelou que 45% dos brasileiros entrevistados declaram ter interesse em oportunidades de treinamento e desenvolvimento em Inteligência Artificial. No que diz respeito às oportunidades de desenvolvimento, a formação em IA e tecnologia juntas representam quase 60% das principais habilidades que os colaboradores querem desenvolver, sendo 29% cada. E organizações parecem estar comprometidas com o crescimento de seus profissionais, com 52% dos entrevistados indicando que seus empregadores estão ajudando no desenvolvimento de habilidades relevantes para o futuro de suas carreiras.

 

Isso mostra que, profissionais e empregadores estão em sincronia em relação aos seus objetivos, buscando se preparar para o mercado futuro, uma vez que tecnologias como a IA seguem em um crescimento exponencial, que abre possibilidades para novos cargos de destaque. Para Fábio Falcão, CEO da IARIS, startup especializada em aplicações de inteligência artificial, com o déficit de profissionais de TI, também surge a dificuldade de encontrar especialistas qualificados em IA. Nesse contexto, setores de educação corporativa devem estar cada vez mais atentos à formação de talentos qualificados.

 

“Com a IA cada vez mais presente em nossas vidas, é inevitável o surgimento de novos cargos que demandem habilidades específicas e necessárias para operar com a tecnologia. Por isso, é importante que as empresas invistam em educação corporativa, de forma que se possa aliar os conhecimentos adquiridos na educação superior às demandas de mercado, cada vez mais dinâmicas. Um programa de certificação corporativa pode ajudar a qualificar seus colaboradores e desenvolver profissionais ainda mais capacitados para lidar com os desafios atuais”, explica o CEO.

 

Para além da formação de novos talentos, a IA também pode se tornar uma importante aliada do setor por meio de ferramentas que facilitam e otimizam o ensino. Isto é, na prática, a tecnologia também entra para ajudar na aplicação de atividades e exames, além de promover um estudo mais assertivo com trilhas de aprendizado. Isso porque, em diferentes campos do ensino corporativo, o uso da IA pode tornar os estudos mais acessíveis a partir do ponto em que podem ser acessados de qualquer local contendo internet, bem como ter a possibilidade de adaptar as formas de ensino de acordo com as necessidades de cada profissional.  Desse modo, a tecnologia pode criar planos de estudo personalizados que maximizam a retenção de conhecimento e o engajamento, potencializando o aprendizado e as habilidades do colaborador.

 

É evidente que a Inteligência Artificial chegou para transformar o meio corporativo. Por isso, organizações que desejam manter destaque no mercado com profissionais altamente qualificados devem olhar para a educação corporativa como um de seus pilares de gestão para estarem à frente nos negócios. 

 

“Vejo a Inteligência Artificial junto à educação corporativa como um divisor de águas, considerando que com a utilização da tecnologia é possível maximizar o impacto dos programas de treinamento, identificando áreas de melhoria e agindo para melhorar os pontos de dor do processo. Desse modo, é possível ter pessoas mais capacitadas, certificadas e integradas à cultura da empresa, além de gerar resultados positivos para os negócios”, finaliza Falcão.



 

Sobre a IARIS:

 

Fundada em 2021, a IARIS é uma startup especializada em aplicações de inteligência artificial que nasceu com expertise acadêmica e de mercado no desenvolvimento de produtos de inteligência artificial. Com sede em João Pessoa, na Paraíba, a empresa atua com dois produtos principais: o EasyProctor, solução e monitoramento à distância de provas e exames com IA, e o EasyInspection, solução SaaS de auditoria veicular com o uso de Inteligência Artificial, é uma plataforma antifraude para inspeção veicular. Com isso, pretende expandir a exposição de seus produtos, tornando a IARIS uma empresa referência em solução de IA para validação de provas e exames no setor de educação brasileiro e uma solução viável e relevante para auditoria do setor de mobilidade. A startup atua em São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, Paraná, Paraíba, Maranhão e Pernambuco. No entanto, para além do cenário nacional, busca ser mais expressiva em toda a América Latina, atingindo países como México, Colômbia e Argentina, através de parcerias com o Google, Amazon e Telefônica. Saiba mais no site da empresa.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp