14/03/2024 às 15h59min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h08min

Ranking Merco chega à sua décima edição e se consolida como a mais completa referência para a avaliação de Reputação Corporativa

Nas dez primeiras posições, empresas de oito setores diferentes demonstram seu firme compromisso com a reputação empresarial; Natura assegura sua posição como líder em reputação, seguida pelo Itaú Unibanco e pela Ambev

Rayane Martins
Sim
A Merco, que realiza monitoramentos corporativos de referência em 16 países da América Latina e Europa, lança no Brasil a décima edição do Ranking de Reputação Corporativa 2023. A Natura lidera pela décima vez consecutiva como a empresa com a melhor reputação do Brasil, seguida pelo Itaú Unibanco na segunda posição e pela Ambev na terceira colocação.

A pesquisa de campo da décima edição do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa foi realizada no Brasil entre abril e dezembro de 2023, composta por mais de 11 mil entrevistas. A partir deste ano, o Ranking Merco Talento também passa a contribuir para a construção da classificação final, o que trouxe mais um importante aspecto de avaliação das empresas.

Victor Olszenski, diretor da Merco Brasil, observa de forma positiva o impacto da diversidade de setores empresariais presentes no Ranking. “As 100 empresas englobam 35 setores diferentes, a começar pelo Top 10 em que temos oito segmentos distintos, o que demonstra que as empresas estão muito atentas à importância da reputação empresarial e seu impacto entre os especialistas e a sociedade. Também a ascensão entre as 100 do Ranking, de 10 novas empresas de 10 setores diferentes, reforça a importância da reputação empresarial entre as prioridades das grandes organizações. Junto a isso, soma-se o suporte que a pesquisa Merco oferece para as companhias que utilizam os resultados obtidos como ferramenta fundamental de gestão e tomada de decisões, e, assim, terem uma participação mais ativa, permitindo entender e avaliar a reputação e seus impactos nos diferentes públicos de relacionamento”, explica o executivo.

Os destaques do Ranking

As 100 empresas do Ranking Merco 2023 representam 35 diferentes setores empresariais, com destaque para o segmento de Alimentos, com oito empresas entre as 100 mais bem colocadas. Nestlé (7º), que retorna ao Top 10, Danone (17º), PepsiCo. (22º), Cacau Show (25º), BRF (38º) e Aurora Alimentos (63º), registram melhora em suas colocações, além de Mondeléz (58º) que volta a integrar o Ranking.

Destaque para o segmento Serviços Financeiros com seis empresas entre as 100 melhores, entre as quais duas fazem parte do Top 10. O Itaú Unibanco assume a segunda posição, seguido pelo Nubank (10º), além de Bradesco (12º), Banco do Brasil (46º), Santander (50º) e Caixa Econômica Federal (67º).

O setor com melhor reconhecimento no Top 10 continua sendo Cosméticos e Perfumaria, com a liderança da Natura e o Grupo Boticário (4º), crescendo três posições no Ranking, seguida de Avon (13º).

Outro segmento que se destaca é o da Indústria Automotiva, em que é possível observar que a Toyota avança para a nona posição, acompanhada pela Honda (36º), Mercedes-Benz (47º), Volkswagen (51º), Volvo(57º) e Stellantis (68º).

O setor de Eletroeletrônicos, além de aumentar para cinco empresas entre as 100 melhores do Ranking geral, com o retorno da Lenovo (75º), obteve crescimento em todas as empresas do segmento: Apple (15º), Samsung (33º), principalmente Bosch (40º), e Motorola (76º).

No setor de Energia, além da recuperação de 35 posições da Petrobrás (37º), houve o ganho da Ipiranga (39º) e Raízen (90º).

No setor de Transportes, as companhias aéreas mostraram boa recuperação retratando o momento pós-pandemia. A Latam subiu 17 posições e ocupa agora a 31ª colocação, seguida pela Azul, subindo 26 posições e ficando na 49ª colocação, enquanto a Gol sobe 14 posições e agora ocupa a 60ª posição.

A metodologia da pesquisa do Merco Reputação Empresarial inclui seis avaliações com 25 diferentes fontes de informação. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a R$ 200 milhões, que elegem as 10 companhias com a melhor reputação. Para cada empresa escolhida, os respondentes apontam três fortalezas e uma fraqueza entre 6 eixos e 18 variáveis que consideram resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação. Esses atributos são utilizados para traçar o perfil de reputação das empresas.

A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos grupos, incluindo população geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas da área de economia, catedráticos de universidades, representantes do governo e gestores de mídias sociais, além de sua presença on-line, verificada pelo Merco Digital, por meio do qual é realizada a avaliação dos canais digitais e das mídias sociais das empresas avaliadas. Com a inclusão dos públicos do Ranking de Merco Talento, a partir deste último ano, a Merco também agregou mais dez fontes de informação que consideram a opinião de especialistas, funcionários e estudantes, o que traz mais robustez à análise de reputação empresarial.

Cabe destacar que a metodologia Merco também oferece a possibilidade de estender o levantamento para conhecer outras empresas, mesmo que não estejam entre as 100 primeiras colocadas. Dessa maneira, é possível reconhecer como relevantes as instituições em seus próprios segmentos, fazendo parte dos rankings setoriais.

Na etapa final, também é feita uma avaliação de indicadores objetivos a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas. A metodologia completa e o Ranking estão disponíveis em https://www.merco.info/br/ranking-merco-empresas e os rankings setorizados podem ser conferidos em https://www.merco.info/br/ranking-merco-empresas?edicion=2023.

10 anos de Ranking

Na décima edição do Merco Reputação Empresarial no Brasil, é possível observar uma base de dados que possibilita análises e destaques da última década.

Por isso, Lylian Brandão, CEO da Merco no Brasil, lembra de alguns nomes a serem ressaltados na décima edição do levantamento. “Das 10 empresas do Top 10, cinco continuam entre as 10 instituições com melhor reputação do Brasil, o que demonstra a força e a consistência dessas organizações. A liderança continua com a Natura. Itaú Unibanco subiu da 4ª para a 2ª posição, Ambev da 7ª para a 3ª, além da presença de Google e Nestlé”, lembra a executiva. “Entre as Top 100, tivemos uma variação de 40 empresas entre 2013 e 2023, ou seja, 60 empresas seguem reconhecidas como as melhores em reputação, 10 anos depois”, finaliza.

Cabe citar, ainda, que, quanto à variedade de setores no Ranking, são 35, embora existam mudanças de tipos de segmento, outros ganharam relevância, como o setor de Farmácias, Atacado e Restaurantes.

Sobre a Merco

A Merco é a mais completa referência para a avaliação de Reputação Corporativa para a América Latina e avalia a reputação das organizações desde 2.000. Reconhecido como o primeiro monitor auditado do mundo, realiza no Brasil atualmente quatro monitores: Reputação Corporativa; Líderes Empresariais; Merco Digital; Responsabilidade ESG e o Ranking Merco Talento.

Baseando-se em uma metodologia multistakeholder composta por seis avaliações e mais e 25 fontes de informação, a Merco está presente em mais de dezesseis países, fornecendo uma variedade de monitores especializados, cada um adaptado às necessidades únicas de seus clientes.

Site: https://www.merco.info/br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/mercoranking/
Twitter: https://twitter.com/mercoranking
Facebook: https://www.facebook.com/mercoranking/
YouTube: https://www.youtube.com/user/Mercoranking

Ranking das empresas que compõem o Merco Reputação Empresarial em 2023

2022    2023    EMPRESA    SETOR
1    1    NATURA    COSMÉTICOS E PERFUMARIA
3    2    ITAÚ UNIBANCO    SERVIÇOS FINANCEIROS
2    3    AMBEV    BEBIDAS
7    4    GRUPO BOTICÁRIO    COSMÉTICOS E PERFUMARIA
6    5    MERCADO LIVRE    COMÉRCIO ELETRÔNICO
4    6    GOOGLE    INDÚSTRIA DIGITAL
11    7    NESTLÉ    ALIMENTOS
5    8    MAGAZINE LUIZA    VAREJO
10    9    TOYOTA    INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
8    10    NUBANK    SERVIÇOS FINANCEIROS
17    11    HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS    SERVIÇOS DE SAÚDE
9    12    BRADESCO    SERVIÇOS FINANCEIROS
15    13    AVON    COSMÉTICOS E PERFUMARIA
12    14    COCA-COLA    BEBIDAS
16    15    APPLE    ELETROELETRÔNICOS
20    16    PFIZER    INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
25    17    DANONE    ALIMENTOS
23    18    JOHNSON & JOHNSON    BENS DE CONSUMO
32    19    VIVO    TELECOMUNICAÇÕES
14    20    AMAZON    COMÉRCIO ELETRÔNICO
33    21    RENNER    VAREJO DE MODA
31    22    PEPSICO    ALIMENTOS
19    23    ALPARGATAS    ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS
34    24    GERDAU    MINERAÇÃO, SIDERURGIA E METALURGIA
35    25    CACAU SHOW    ALIMENTOS
18    26    UNILEVER    BENS DE CONSUMO
30    27    MCDONALD´S    RESTAURANTES
21    28    HOSPITAL ALBERT EINSTEIN    SERVIÇOS DE SAÚDE
36    29    P&G    BENS DE CONSUMO
13    30    MICROSOFT    TECNOLOGIA
48    31    LATAM    TRANSPORTE
43    32    LOCALIZA&CO.    SERVIÇOS DE MOBILIDADE
40    33    SAMSUNG    ELETROELETRÔNICOS
54    34    SUZANO    MADEIRA, PAPEL E CELULOSE
26    35    IFOOD    COMÉRCIO ELETRÔNICO
27    36    HONDA    INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
72    37    PETROBRAS    ENERGIA
50    38    BRF    ALIMENTOS
57    39    IPIRANGA    ENERGIA
80    40    BOSCH    ELETROELETRÔNICOS
87    41    CARREFOUR    VAREJO
38    42    HEINEKEN    BEBIDAS
22    43    NETFLIX    ENTRETENIMENTO
37    44    BAYER    CONGLOMERADO
39    45    ULTRAFARMA    FARMÁCIAS
55    46    BANCO DO BRASIL    SERVIÇOS FINANCEIROS
*    47    MERCEDES BENZ    INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
78    48    BUNGE    AGRONEGÓCIO
75    49    AZUL    TRANSPORTE
29    50    SANTANDER    SERVIÇOS FINANCEIROS
45    51    VOLKSWAGEN    INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
*    52    ASSAÍ ATACADISTA    ATACADO
*    53    TRAMONTINA    BENS DE CONSUMO
24    54    NIKE    ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS
42    55    GPA    VAREJO
53    56    VOTORANTIM    CONGLOMERADO
77    57    VOLVO    INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
*    58    MONDELĒZ    ALIMENTOS
28    59    PORTO SEGURO    SEGUROS
74    60    GOL    TRANSPORTE
68    61    BASF    QUÍMICA E PETROQUÍMICA
60    62    EMBRAER    AVIAÇÃO
73    63    AURORA ALIMENTOS    ALIMENTOS
52    64    3M    QUÍMICA E PETROQUÍMICA
56    65    HERING    ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS
51    66    IBM    TECNOLOGIA
86    67    CAIXA ECONÔMICA FEDERAL    SERVIÇOS FINANCEIROS
41    68    STELLANTIS    INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
67    69    RAIA DROGASIL    FARMÁCIAS
61    70    CIELO    MEIOS DE PAGAMENTO
65    71    GE    CONGLOMERADO
44    72    FLEURY    SERVIÇOS DE SAÚDE
66    73    C&A    VAREJO DE MODA
76    74    GLOBO    COMUNICAÇÕES
*    75    LENOVO    ELETROELETRÔNICOS
64    76    MOTOROLA    ELETROELETRÔNICOS
49    77    META    INDÚSTRIA DIGITAL
83    78    ELETROBRAS    ENERGIA ELÉTRICA
97    79    COSAN    CONCLOMERADO
90    80    ENGIE BRASIL ENERGIA    ENERGIA ELÉTRICA
59    81    XP INVESTIMENTOS    FUNDOS DE INVESTIMENTO
71    82    KLABIN    MADEIRA, PAPEL E CELULOSE
88    83    TIM    TELECOMUNICAÇÕES
*    84    AREZZO&CO.    ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS
99    85    CARGILL    AGRONEGÓCIO
89    86    VALE    MINERAÇÃO, SIDERURGIA E METALURGIA
85    87    BTG PACTUAL    FUNDOS DE INVESTIMENTO
62    88    JBS    ALIMENTOS
93    89    WEG    BENS DE CAPITAL
95    90    RAÍZEN    ENERGIA
84    91    RIACHUELO    VAREJO DE MODA
82    92    CLARO    TELECOMUNICAÇÕES
92    93    AMIL    SERVIÇOS DE SAÚDE
*    94    GRUPO DPSP    FARMÁCIAS
*    95    HOSPITAL REDE D'OR SÃO LUIZ    SERVIÇOS DE SAÚDE
98    96    COPEL    ENERGIA ELÉTRICA
*    97    SAP    TECNOLOGIA
96    98    RAPPI    COMÉRCIO ELETRÔNICO
69    99    BRASKEM    QUÍMICA E PETROQUÍMICA
*    100    GRUPO CB    CONGLOMERADO
*não constava no ranking 2022
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp