14/03/2024 às 16h20min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h08min

Especialistas da Tempest explicam como funcionam e como se defender dos ataques de Negação de Serviço (DoS) e Ataques Distribuídos de Negação de Serviço (DDoS)

As ameaças exigem uma abordagem multifacetada, como implementação de tecnologias de segurança adequadas, a adoção de práticas de monitoramento contínuo, entre outros

Victor Theodoro
Tempest
São Paulo, março de 2024 – Os ataques de Negação de Serviço (DoS) e os ataques Distribuídos de Negação Serviço (DDoS) continuam sendo ameaça mais preocupante para empresas em todo o mundo. De acordo com dados do Relatório de Inteligência de Ameaças DDoS, da NETSCOUT SYSTEMS, no primeiro semestre de 2023, foram identificados quase 7,9 milhões ataques DDoS, crescimento de 31% em comparação com o mesmo período de 2022.

Ambas as ameaças têm o objetivo de causar indisponibilidade de um determinado serviço. No entanto, enquanto o DoS é originado de um único computador, o DDoS é empregado em ataques que envolvem múltiplas fontes de origem. Esses ataques geralmente se aproveitam de botnets, redes de computadores infectadas e controladas remotamente pelo atacante.

Segundo especialistas da Tempest, empresa brasileira especializada em cibersegurança, esses ataques podem ocorrer por motivações diversas, incluindo o seu uso como cortina de fumaça para ocultar outras tentativas de invasão; ameaças de extorsão em que os atacantes exigem pagamento para cessar os ataques; emprego por empresas para prejudicar seus respectivos concorrentes, como derrubar um site varejista durante a Black Friday; ou mesmo por questões ideológicas/militares ou vingança.

As estratégias de defesa contra esses ataques variam desde a implementação de scrubbing centers, aplliances anti-DDoS e CNDs (Content Delivery Networks) até o uso de firewalls e sistemas de detecção de intrusão. Além disso, exige uma abordagem multifacetada, que pode incluir a implementação de tecnologias de segurança adequadas, a adoção de práticas de monitoramento contínuo e a preparação para responder a incidentes de segurança de forma rápida e eficaz.

Para mais informações, acesse o link.

Sobre a Tempest:  
A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global e uma das maiores companhias brasileiras especializadas em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais. Sediada no Recife, a Tempest conta também com escritórios em São Paulo e Londres, com mais de 500 colaboradores. Ao longo de seus mais de  20 anos de história, a Tempest ajudou a proteger mais de 500 empresas de todos os portes e setores, dentre elas companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústria e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido. Em 2020, a Tempest conquistou um parceiro de peso para continuar na vanguarda da cibersegurança, recebendo um grande aporte da Embraer, companhia brasileira de engenharia aeroespacial, o qual resultou em um dos maiores investimentos já realizados na história do setor de cibersegurança na América Latina. 
Acesse o site.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp