25/04/2017 às 23h39min - Atualizada em 25/04/2017 às 23h39min

​Sites de leilão online: dá para confiar?

Veja dicas de como arrematar com segurança

O avanço da tecnologia vem proporcionando muitos benefícios para as pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais. Com a chegada da internet, tudo ficou mais fácil, inclusive leiloar objetos das mais variadas categorias.

Existe uma infinidade de produtos que são leiloados no universo digital e que podem representar ótimas oportunidades para realizar compras sem sair do conforto de casa. Há muita praticidade em participar de arremates virtuais, os quais são feitos com apenas um clique.
O leilão online reúne vários tipos de obras de artes, antiguidades, objetos de todos os estilos, eletrônicos, artigos para colecionadores, imóveis, veículos, entre outros. Os lotes ficam inteiramente disponíveis para os compradores bem antes dos leilões tradicionais: aproximadamente, 15 dias.
Para conseguir leiloar o item desejado, é necessário realizar um cadastro no site e aguardar que seja aprovado.

Fique de olho!

Leilões pela internet são muito benéficos para os compradores, mas é extremamente importante se atentar a todos os detalhes para evitar prejuízos, assim como gastos desnecessários.
Mesmo que os preços sejam convidativos, é indispensável avaliar o produto que está adquirindo, descobrir sua procedência e o histórico da pessoa que o está colocando à venda.  Quando o leilão é sobre venda de carros, por exemplo, é primordial que a atenção seja redobrada, visto que muitos automóveis leiloados já sofreram algum tipo de acidente grave ou enfrentaram enchentes e acabaram perdendo seu valor.
É ideal prestar atenção nesses detalhes, pois as seguradoras muitas vezes acabam recusando aqueles bens que foram comprados em leilões, o que pode vir a se tornar um problema para o comprador. 

3 dicas para arrematar com mais segurança 

Para não sofrer com gastos desnecessários, confira agora algumas dicas especiais para comprar seus produtos nos leilões online com mais segurança: 

  • Site de leilões

Antes de dar o seu lance, é imprescindível pesquisar muito a respeito do site de leilão escolhido. Hoje em dia, existem muitos deles e é necessário saber se são confiáveis. Sendo assim, leia todas as orientações e certifique-se de que você entendeu tudo o que está escrito na declaração de privacidade e acordo com o usuário.
Há sites, por exemplo, que não permitem que o comprador volte atrás, caso sua oferta tenha sido a vencedora. Informe-se sobre garantias e seguros para evitar cair em possíveis fraudes.

  • Produto

Independentemente do produto que deseja comprar, é preciso que você saiba tudo a respeito dele. Entre em contato com especialistas de confiança para verificar se é realmente autêntico.
Ainda assim, visite outros sites similares ou lojas online e perceba se o valor do item vendido no leilão é justo. Caso esse preço for abaixo do normal ou exorbitante, questione o vendedor.

  • Vendedor

Para garantir que a compra seja feita de maneira segura, requisite o número de telefone do vendedor e já verifique no ato. Atente-se àquelas pessoas que pedem que o pagamento seja realizado para uma caixa postal em vez de um endereço fixo.
Normalmente, os sites de leilões fazem um acompanhamento do histórico do vendedor e solicitam que os próprios compradores deem suas opiniões a respeito de suas transações. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »