14/03/2024 às 11h53min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h07min

Assaí reduz 10% de suas emissões dos escopos 1 e 2 em 2023

Resultado está alinhado à meta de redução de 38% de suas emissões de carbono até 2030, mesmo em um cenário de forte expansão pelo País

Redação
Foto divulgação

Em 2023, o Assaí Atacadista reduziu 10% de suas emissões de carbono dos escopos 1 e 2, ou seja, provenientes da empresa e do consumo de energia elétrica, respectivamente. O indicador está alinhado ao compromisso da Companhia no combate às mudanças climáticas e a sua meta de redução de emissões, que prevê a diminuição de 38% de suas emissões até 2030, tendo 2015 como ano-base. Vale destacar que, no período, o Atacadista contava com 95 unidades em funcionamento e, atualmente, conta com um parque de lojas composto por 288 unidades distribuídas em 24 Estados mais o Distrito Federal, sendo que 27 delas foram inauguradas ainda em 2023.

O avanço é resultado de uma sólida estratégia de sustentabilidade que visa a promoção de operações responsáveis, transparentes e com menor impacto ambiental. Dentre as frentes de trabalho que contribuíram para esse resultado estão o investimento em uma matriz energética mais diversificada e limpa, além do avanço para um modelo de loja mais sustentável, que utiliza equipamentos e implanta iniciativas para otimizar o consumo de energia elétrica. 

Nesse sentido, além da migração para o mercado livre de energia, que conta com fontes renováveis, ou seja, provenientes das matrizes eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas, as novas lojas do Assaí são construídas levando em consideração conceitos de ecoeficiência e gestão do impacto ambiental. Hoje, todas as unidades são inauguradas com iluminação 100% em LED; ilhas de congelados e refrigerados com portas; e fachada de vidro e telhas translúcidas, que garantem um melhor aproveitamento da luz natural e contribuem para a diminuição do consumo de energia.  

Pelo segundo ano consecutivo, o Assaí integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE-B3), Índice Carbono Eficiente (ICO2) e obteve classificação B no CDP, um dos principais programas de medição e divulgação para gestão eficiente de riscos relacionados a emissões de carbono e às mudanças climáticas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp