14/03/2024 às 15h09min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h07min

Pauta: Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Como a eletromobilidade está atuando para combater o aquecimento global?

Beatriz Sândalo Abbas
Divulgação

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas: como a eletromobilidade está atuando para combater o aquecimento global?

A data é celebrada no próximo dia 16 e visa chamar atenção para um planeta mais verde para os brasileiros e os outros países do mundo
 

Em 16 de março é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, onde é ressaltada a importância de ensinar e educar a população sobre ações que reduzam o impacto das mudanças climáticas e ajudem a combater o aquecimento global. Entre os assuntos que ganham evidência nessa data está a eletromobilidade, que é cada vez mais responsável por ajudar os veículos a diminuírem as suas emissões de carbono, tornando o planeta mais sustentável. Nesse sentido, o Brasil é um dos maiores potenciais para descarbonização da mobilidade e da logística.

A mobilidade elétrica atua diretamente neste ecossistema, pois oferece uma solução para reduzir a poluição do ar das cidades e desempenha um papel de redução de combustíveis fósseis, um desenvolvimento sustentável nas cidades e uma melhor qualidade de vida no deslocamento para a população. A Tupinambá Energia, empresa especializada em soluções tecnológicas para veículos elétricos, lidera a transformação da eletromobilidade por meio da recarga de veículos a bateria, listando em seu App mais de 4600 estações de recarga. A empresa já realizou mais de 145 mil  carregamentos, evitando a emissão de 3 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

O território nacional, que é o principal foco da startup brasileira com atuação também na Argentina e no Paraguai, se destaca no cenário global com sua matriz elétrica majoritariamente renovável, que atingiu recentemente o importante marco de 94% de geração de energia elétrica de forma limpa, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). "Essa característica não apenas amplifica os benefícios ambientais dos veículos elétricos, mas também posiciona o país como um líder potencial na transição global para a mobilidade elétrica, um exemplo clarividente de como harmonizar recursos naturais e tecnologia em prol de um futuro sustentável, inclusive economicamente", afirmou Davi Bertoncello, CEO da Tupinambá Energia.

Com isso em mente, a companhia junto da Raízen Power, empresa focada em soluções de energia renovável, e da BYD, maior fabricante de veículos elétricos, anunciou no começo de fevereiro uma parceria com uma visão estratégica com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica sustentável no Brasil, marcando um passo significativo para inovação e sustentabilidade ambiental. “O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é uma oportunidade para reafirmarmos o nosso compromisso com o planeta e o meio ambiente. Estamos orgulhosos das iniciativas que implementámos até agora e entusiasmados com o que está por vir”, declarou.

Quem mais está correndo contra o aquecimento global?

Um recente estudo realizado pelo International Council on Clean Transportation (ICCT) apresentou uma análise junto a um relatório detalhado com os dados comparativos das emissões de gases efeito estufa de veículos à combustão e elétricos no Brasil. A partir disso, as recomendações do ICCT ressaltam a urgência e a importância de adotar medidas políticas públicas a favor dos veículos elétricos, pois abandonam os incentivos aos combustíveis fósseis, tornando a mobilidade mais limpa e combatendo melhor o aquecimento global. 

Quem também atua nesta área e traz uma novidade é a BYD. A gigante de carros eletrificados acaba de lançar no mercado brasileiro um modelo mais acessível e econômico de sua frota, tendo a expectativa de igualar a mobilidade sustentável ao benefício econômico. Assim, o consumidor pode fazer a troca da gasolina pela recarga em postos elétricos que possuem um valor reduzido para recarga e maior durabilidade e autonomia.

"O Brasil se encontra em um momento de introspecção, ponderando sobre os avanços realizados e os obstáculos políticos, que ainda precisam ser superados. A jornada rumo a uma mobilidade sustentável é complexa e repleta de desafios. Precisamos de políticas públicas eficazes e uma visão de futuro que equilibre progresso econômico com cuidado ambiental. Estamos diante da oportunidade de definir um padrão global de integração entre recursos naturais, inovação tecnológica e sustentabilidade, pavimentando o caminho para um amanhã mais resiliente para as próximas gerações", finaliza Bertoncello.

Sobre a Tupinambá Energia

Desde 2019, a Tupinambá Energia lidera a transformação da mobilidade elétrica por meio da recarga de veículos à bateria. Com energia renovável e certificados i-Rec, a empresa impacta positivamente a vida de mais de 18 mil motoristas de carros elétricos no Brasil, na Argentina e no Paraguai. Pioneira no gerenciamento de estações de recarga, é a única startup brasileira a gerir operações em redes multinacionais de carregamento em grande escala, incluindo a Shell Recharge em parceria com a Raízen Power. Já realizou mais de 145 mil recargas, totalizando mais de 2,6 GWh e evitando a emissão de mais de 3 mil toneladas de CO2 na atmosfera. É o aplicativo mais popular e bem avaliado entre os motoristas de veículos movidos à eletricidade da América Latina, refletindo o seu compromisso com tecnologia, sustentabilidade e serviço ao cliente. A missão da Tupinambá é criar um presente sem dificuldades para quem carrega um futuro com zero emissões na mobilidade. Para mais informações, acesse https://tupinambaenergia.com.br/.

Informações para Imprensa

Andréia Costa - [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp