14/03/2024 às 11h26min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h05min

Perfil do Instalador Hidráulico no Brasil: Amanco Wavin divulga pesquisa sobre realidade do profissional

Iniciativa, que reuniu mais de 1.300 participantes, mapeou também hábitos de compra

Amanco Wavin
Amanco Wavin
De pequenos reparos a grandes instalações, o Instalador hidráulico é aquele profissional que, muitas vezes, nos tira do sufoco e garante o bom funcionamento da parte hidráulica do imóvel apenas com uma visita. Eles possuem a experiência e o conhecimento para lidar com qualquer problema nas tubulações de forma eficiente e eficaz, nos proporcionando uma economia de tempo e dinheiro, além de uma consultoria especializada.

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Encanamento, a Amanco Wavin procurou entender um pouco mais do perfil desse profissional, sua realidade e como ele vê o mercado em que atua.

Ao todo, 1.306 instaladores hidráulicos participaram da pesquisa realizada pela companhia com a sua base de profissionais cadastrados, sendo 93,2% do sexo masculino. A iniciativa apontou que 31,7% dos profissionais têm entre 36 e 45 anos, sendo em sua maioria (51,9%) com ensino médio completo e atuando na profissão há mais de 15 anos (36,3%). No que diz respeito ao regime de trabalho, 68,6% realizam suas atividades de forma autônoma frente aos que têm algum vínculo empregatício com alguma empresa (31,9%).

Sobre sua renda mensal, 52,4% indicaram que ganham até dois salários mínimos, 26,5% até três salários mínimos, 13,3% até quatro e 7,6% acima de cinco. Nesse sentido, 38,3% dos instaladores hidráulicos acham que essa é uma profissão bem remunerada.

Desafios da profissão
Dentre os maiores desafios da profissão apontados pelos profissionais estão a qualificação adequada dos produtos (21,3%), remuneração (20,2%) e concorrência (19, 2%), entre outros.
Para esses profissionais, a divulgação boca a boca ainda é o melhor meio para aumentar a carteira de clientes: 52,2% afirmaram que a indicação é o principal meio de conseguir novos clientes.

No que diz respeito a capacitações e cursos de reciclagem, 61% costumam realizá-los com frequência, tendo preferência por fazer de forma online (42,6%). Na mesma linha, 86,1% dos profissionais acreditam que tutoriais de instalação nas redes sociais ajudam no seu trabalho.

Na hora da compra de produtos, 63,2% preferem adquiri-los em lojas de materiais de construção de bairro, frente aos home centers ou pela internet. Além disso, como fator decisivo para adquirir tubos e conexões, 87,4% acreditam que a marca de confiança é um fator chave na hora da compra, 86,3% levam em conta a qualidade e 74,5%, a facilidade de instalação e uso.

Quando o assunto é produto, os instaladores hidráulicos se mostraram atualizados com novas tendências. A pesquisa mostrou que 76,7% dos participantes indicaram que costumam usar ou ter conhecimento sobre produtos com características sustentáveis.

“A pesquisa Perfil do Instalador Hidráulico no Brasil é uma importante ferramenta para entendermos as principais dores e percepções desse profissional perante o mercado. Os números refletem também o comprometimento deles com qualidade e atendimento ao cliente, junto a isso, a Amanco Wavin tem reforçado o seu papel enquanto marca presente no dia a dia. Nossas parcerias com o Senai e o Parceiro da Construção são prova de que estamos atentos não só à necessidade de atualização profissional, mas também à como nossos produtos e soluções se encaixam na realidade de cada instalador”, avalia Fabia Guerra, gerente de marketing da Amanco Wavin.

Sobre a Amanco Wavin
A Amanco Wavin (amancowavin.com.br) é uma das marcas comerciais da Orbia. Lançada em 2006 no Brasil, a Amanco Wavin tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, fabricando produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial, industrial, de infraestrutura e de agronegócio. Mais informações em https://www.wavin.com/pt-br  

Construção e Infraestrutura  
O negócio de Construção e Infraestrutura da Orbia é fornecedor de soluções inovadoras. Apoiado por mais de 60 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, o grupo de negócios tem como objetivo construir ambientes saudáveis e sustentáveis para as pessoas. Seja para melhorar a distribuição de água potável, para tornar o saneamento acessível a todos, para criar cidades resilientes ao clima ou melhorar o desempenho da construção, a unidade de negócio colabora com líderes municipais, engenheiros, empreiteiros e instaladores para ajudar comunidades, edifícios e casas a se prepararem para o futuro.  O negócio de Construção e Infraestrutura tem mais de 12 mil colaboradores em cerca de 65 locais de produção no mundo, atendendo a mais de 80 países por meio de uma rede global de vendas e distribuição.  

Sobre a Orbia  
A Orbia é uma empresa movida por um propósito compartilhado: melhorar a vida ao redor do mundo. A Orbia atua nos setores de Soluções de Polímeros, Construção e Infraestrutura, Agricultura de Precisão, Soluções de Conectividade e Soluções Fluoradas. Os cinco grupos empresariais da Orbia têm foco coletivo na expansão do acesso à saúde e ao bem-estar, reinventando o futuro das cidades e casas, garantindo a segurança alimentar e hídrica, conectando as comunidades à informação e acelerando a economia circular com materiais básicos e avançados, produtos especiais e soluções inovadoras. A empresa tem um time global com mais de 23 mil colaboradores, atividades comerciais em mais de 110 países e operações em mais de 50, com sedes globais em Boston, Cidade do México, Amsterdã e Tel Aviv. A empresa gerou US$ 9,6 bilhões em receita em 2022. Para saber mais, visite orbia.com.   
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp