14/03/2024 às 14h27min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h03min

Santos recebe 3º Simpósio de Autismo da Baixada Santista entre dias 22 e 24

Evento vai contar com a presença de especialistas renomados em todo o Brasil

Gabriela Nebot
divulgação
O 3º Simpósio de Autismo da Baixada Santista ocorre nos próximos dias 22, 23 e 24, no auditório Cristal do Hotel Bourbon Santos, que fica no bairro do Gonzaga. 

Neste ano, o tema principal do fórum é "Atenção à Saúde Integral na Infância e Adolescência". O evento vai reunir especialistas reconhecidos em todo o Brasil.

Para o seminário, está prevista a participação de 26 palestrantes, que se dividirão entre os dias do simpósio. Entre os destaques, está Elyse Matos, que é CEO do Ico Project, de Curitiba. Além dela, subirão ao palco, para falar ao público, o professor doutor especialista em psiquiatria Francisco Baptista Assumpção Junior e o psicólogo Antônio Celso de Noronha Goyos, que atua com análise do comportamento aplicada. Vale destacar que esses profissionais são precursores do tratamento e acompanhamento do autismo no Brasil.

Organizadora do evento, a ativista e idealizadora do instituto Chacur & Chacur – Educação e Diversidade, Ana Paula Chacur, cita qual é o objetivo final do seminário. "A ideia central é refletir sobre como podemos melhorar os caminhos dentro da saúde pública e privada. Para isso, vamos propor reflexões a respeito de desafios, possibilidades e práticas acompanhamento e  direitos de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista", diz ela, que é mãe de Helena, uma autista de 14 anos, e Antônio, de 12, que possui Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Ela também destaca a importância de trazer à discussão assuntos que vão além da Psiquiatria. "Verificamos que existe necessidade de falar sobre saúde primária, complexidade na realização de exames simples e acesso a especialistas da Endocrinologia, Ginecologia, Odontologia e outras".

Como já foi citado, o evento tem duração de três dias, cada  um com carga horária própria. Na data da abertura, os portões abrem para a plateia de 250 pessoas às 15 horas, com a programação indo até 21 horas. Já no dia 23, as palestras têm início às 8 horas e terminam às 19 horas. Por fim, no encerramento, o simpósio vai das 8 às 15 horas.

Dez anos em Santos
A edição de 2024 do seminário é especial para Ana Paula. Isso porque pouco depois do fim do fórum, especificamente em 2 de abril, ela completa uma década vivendo e trabalhando em Santos.

“Faz dez anos que cheguei aqui sozinha com meus filhos. Fui fazer faxina enquanto ia a escolas palestrar, oferecendo uma palavra que incentivasse as famílias. Naquela época, já dizia para as famílias que a responsabilidade do desenvolvimento da criança com autismo ou outra deficiência dependia do envolvimento dos pais, que deveriam conhecer o diagnóstico, melhores práticas de intervenção. Procurei, através das escolas, levar isto para a família”, cita.

A ativista recorda que, a partir dali, começou um esforço pela construção e efetivação de políticas públicas no município. “Não adiantava ter famílias empoderadas de conhecimento sem serviços públicos e privados. Nasce daí a Chacur & Chacur, com propósito de trazer à Baixada o que buscávamos nas capitais: especialistas e conteúdos. A partir daí, todo mês de março, antecedendo o mês da conscientização do autismo e abrindo o calendário da cidade, fazemos eventos como o Simpósio que ocorre semana que vem”.

Finalizando, ela também recorda que também participou, exatamente uma década atrás, da solenidade em que foi instituída uma semana de conscientização para tratar do tema. “Tudo começou aí. Cheguei neste momento, trazendo projetos de outros locais, como Rio de Janeiro e São Paulo, ajudando a construir tudo isso. Quero deixar este legado em Saúde, mas também em cultura e lazer”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp