14/03/2024 às 17h16min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h03min

Inscrições para a 11ª edição do ‘Juntos pelo Rio contra o Aedes Aegypti’ já estão abertas em Santa Catarina

Com previsão de reunir mais de 1.400 pessoas, mutirão de limpeza voluntária nas margens do Rio Itajaí-Açu e ações contra o mosquito transmissor da dengue estão marcados para acontecer no dia 23 de março em alusão ao Dia Mundial da Água. A abertura ocorre na Marina Itajaí, apoiadora do evento. Os voluntários devem se inscrever através do link: https://bit.ly/juntospelorio24.

Redação
https://drive.google.com/drive/folders/18wd3DiLLaJDq5YlaFIch3mWl5EyE3UHj?usp=sharing
Divulgação

Em alusão ao Dia Mundial da Água, a 11ª edição do Juntos pelo Rio está com data marcada para 23 de março, sábado, das 8h às 12h. O mutirão, que acontece anualmente em alusão ao Dia Mundial da Água e contra o Aedes Aegypti, conta com voluntários que auxiliam no recolhimento de resíduos das margens dos rios, e fortalecem a conscientização sobre a preservação da água e o combate à dengue. As inscrições para a edição deste ano podem ser feitas através do link: https://bit.ly/juntospelorio24. Os voluntários partirão de 4 pontos de encontro diferentes: Marina Itajaí, Molhes da Barra (Praia do Atalaia), Itamirim Clube de Campo e ao lado da prefeitura de Navegantes. Já para as embarcações, o cadastro deve ser feito pelo e-mail: [email protected]

“A Marina Itajaí será mais uma vez apoiadora da ação ‘Juntos pelo Rio’, além de ponto de saída e chegada das embarcações e dos voluntários. Essa é uma ação importante capaz de contribuir para a limpeza das margens do Rio Itajaí-Açu e  cuidar do nosso meio ambiente. Observamos o aumento no número de voluntários a cada edição, o que comprova o engajamento da sociedade nesta ação de preservação. Para se ter uma ideia, mensalmente, a equipe da Marina Itajaí recolhe toneladas de lixo da Baía Afonso Wippel e do canal de acesso à cidade pelo mar e queremos conscientizar sobre a importância de cuidar da cidade e das águas. Para a edição deste ano, a abertura será novamente na Marina Itajaí onde teremos o briefing de segurança da Marinha do Brasil às embarcações”, explica o diretor náutico da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira.

O diferencial desta edição será o inventário de emissões de gases de efeito estufa que tem o objetivo de compensar os impactos causados ao meio ambiente pelo próprio evento. “Toda ação provoca impactos ao meio ambiente, como o próprio deslocamento das pessoas no uso de combustível, por exemplo. Pensando nisso, em conjunto com a empresa Ambipar Group, é feito um cálculo onde mostra o que o evento impactou para que possamos gerar uma compensação que se dará por crédito de carbono, que pode vir de reflorestamento, manutenção de floresta em pé, alternativa de fonte de energia e matriz energética, entre outras ações”, explica a Médelin Pitrez dos Santos, coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade do Porto de Itajaí, que é um dos organizadores do evento.

Este ano, além da separação dos resíduos recicláveis, que são direcionados para as cooperativas, e não recicláveis, que são destinados ao aterro sanitário, terá também a separação do resíduo orgânico que será transformado em adubo. As oficinas de Educação Ambiental foram ampliadas e terão interações com as famílias, oficina de compostagem, entre outras atividades. 

Com previsão de reunir mais de 1.400 voluntários, a abertura do cerimonial será na Marina Itajaí e haverá café da manhã cedido pela Bonet Madeiras e Papéis, confirmação de inscrição e entrega dos kits para a coleta dos resíduos em todos os pontos de encontro. 

Os pontos de coleta em Itajaí e Navegantes serão no Rio Itajaí-Açu, Rio Itajaí-Mirim, Baia Afonso Wippel, Molhes, Praia do Atalaia, Prainha e Beira Rio. Quem optar em atuar como voluntário no Juntos Pelo Rio, ação promovida pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e Semasa, que promove a retirada de resíduos das margens dos rios e a conscientização sobre o Aedes Aegypti, já pode fazer a inscrição.

Sobre o Juntos pelo Rio

A iniciativa é realizada em alusão ao Dia Mundial da Água e contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, celebrado em 22 de março. A primeira edição ocorreu em 2012 reunindo cerca de 400 voluntários, com foco nas empresas alocadas às margens do rio. Com o engajamento, as edições seguintes foram abertas para a comunidade. A mobilização também é acolhida pelo município de Navegantes desde a primeira edição. O Juntos pelo Rio já recebeu o apoio de mais de 8 mil voluntários ao longo das últimas dez edições, contabilizando mais de 31 toneladas de itens recicláveis e 68 toneladas de resíduos não recicláveis.

A 10ª edição do Juntos Pelo Rio reuniu 1,4 mil voluntários e retirou 11 toneladas de resíduos na ação. Em 2015 o mutirão de limpeza também coletou um volume significativo de resíduos com a ajuda da Secretaria de Obras com maquinário especial.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp