14/03/2024 às 10h34min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h01min

Absorvente interno: 5 mitos e verdades sobre o uso em mulheres virgens

Virgens podem usar? A partir de que idade? Ele rompe o hímen? Especialista desmistifica o tema

Marina Teixeira Marques
Créditos: Divulgação

A menstruação é um processo natural que ocorre no corpo feminino a primeira vez entre os nove e 15 anos, embora possa variar de pessoa para pessoa. Geralmente, a primeira menstruação - também chamada de menarca - marca o início da capacidade reprodutiva da mulher e é um marco importante em seu desenvolvimento físico e emocional.

Durante esse ciclo, o corpo passa por uma série de mudanças hormonais complexas, que preparam o útero para a gravidez. A menstruação em si é o resultado da descamação do revestimento do útero (endométrio), que ocorre quando não há implantação de um óvulo fertilizado. Existem diversas formas de controlar o fluxo menstrual, como a utilização de calcinhas absorventes, coletores e absorventes internos. Sendo, este último, um tema frequentemente rodeado por dúvidas, especialmente quando se trata de mulheres virgens. 

A Dra. Juliana Sperandio, médica ginecologista parceira da Pantys, fala sobre os tabus e mitos a respeito do tema e explica como incluir o produto na rotina. “Não há uma idade específica recomendada para começar a usar absorventes internos. Essa decisão deve ser baseada na vontade individual da mulher, bem como em suas necessidades menstruais. Algumas mulheres podem se sentir confortáveis em usar absorventes internos desde o início da menstruação, enquanto outras podem preferir começar mais tarde. É importante consultar um médico ginecologista para orientação, especialmente se houver preocupações de saúde.”, conta a especialista.

A duração de uso de um absorvente interno varia de acordo com o fluxo menstrual de cada mulher. Em geral, é recomendado trocar o absorvente interno a cada 4 a 8 horas para evitar o risco de infecções. No entanto, em dias de fluxo mais intenso, pode ser necessário trocar com mais frequência. Durante a noite, não há nenhuma contraindicação específica em relação ao uso. É seguro dormir com ele, desde que seja trocado antes de dormir e imediatamente após acordar.

A ginecologista responde as principais dúvidas em relação ao tema:

  1. O uso de absorvente interno pode romper o hímen?

Verdade! É importante entender que o hímen não é uma barreira sólida que precisa ser "rompida". O hímen é uma membrana fina e elástica que naturalmente se estica ao longo do tempo, devido a atividades físicas normais, como exercícios, uso de absorventes internos ou mesmo durante a menstruação. Além disso, existem várias variações anatômicas de hímen: perfurado (já tem orifício), imperfurado, cribriforme (vários furinhos), dentre outros. Para hímens perfurados ou com qualquer orifício mesmo que menor, a inserção cuidadosa de um absorvente interno geralmente não causa ruptura, especialmente se feita com suavidade e seguindo as instruções do produto. 

  1. O uso de absorvente interno é doloroso para mulheres virgens?

Verdade! O uso de um absorvente interno pode ser desconfortável para algumas mulheres, independentemente de serem virgens ou não. No entanto, isso não está diretamente relacionado ao status de virgindade. A sensação de desconforto pode ocorrer devido à falta de familiaridade com o processo de inserção, devido a um ajuste inadequado do tamanho do absorvente ou até mesmo de doenças específicas como endometriose e vaginismo. Com prática e escolha do tamanho certo, muitas mulheres encontram o uso de absorventes internos tão confortável quanto o uso de absorventes externos.

  1. O uso de absorvente interno pode causar infecções ou problemas de saúde

Verdade! Se usado corretamente, os absorventes internos são seguros para a maioria das mulheres, incluindo aquelas que são virgens. No entanto, existe um pequeno risco de infecção se o absorvente não for trocado regularmente - chamado síndrome do choque tóxico. É essencial seguir as instruções de higiene e trocar o absorvente conforme necessário para reduzir o risco de infecções.

  1. Mulheres virgens não podem usar absorventes internos

Falso! Não há nenhuma razão médica ou biológica pela qual as mulheres virgens não possam usar absorventes internos. Como mencionado anteriormente, o hímen é uma membrana elástica que se adapta às mudanças no corpo, incluindo a inserção de um absorvente interno, especialmente quando são perfurados. Os absorventes internos são projetados para serem usados confortavelmente por mulheres de todas as idades e status sexual. É fundamental escolher o tamanho e o tipo de absorvente interno adequados para o corpo de cada mulher, independentemente de sua experiência sexual. Além disso, sabemos que virgindade não é um conceito que necesariamente deveria ser relacionado à presença do hímen, visto que podem existir relações sexuais sem penetração. 

  1. O absorvente interno pode se perder dentro do corpo

Falso! É impossível que um absorvente interno se perca no corpo, já que o colo do útero, localizado no final do canal vaginal, possui uma abertura muito pequena, na qual permite apenas a passagem de sangue ou espermatozoides, e a vagina é em fundo cego (sem contato com a cavidade abdominal). Caso haja qualquer intercorrência, o indicado é ficar em uma posição relaxada, como agachada, e fazer força para que ele saia. Se a dificuldade persistir, entre em contato com um profissional de saúde.

O uso de absorvente interno por mulheres virgens é uma escolha pessoal e não deve ser limitado por mitos infundados. É importante que as mulheres tenham acesso à informação precisa e confiável sobre saúde menstrual para escolherem produtos adequados para o corpo, seguindo as instruções de uso e troca regularmente. Se surgirem dúvidas ou preocupações específicas, é recomendável buscar orientação médica ou consultar um profissional de saúde.”, conclui Dra. Juliana Sperandio.

Serviço:

 

Safe 

O Safe é o primeiro absorvente interno 100% orgânico e biodegradável do Brasil. Totalmente vegano, livre de plásticos, químicas, perfumes e toxinas prejudiciais ao corpo. Além de cuidar da sua saúde, você garante a segurança e qualidade de trabalho das pessoas envolvidas na produção e um impacto positivo no meio ambiente.

 

Site: https://www.pantys.com.br/ 

Instagram: https://www.instagram.com/pantys/ 

SAC: +55 11 92003-7123 | [email protected] 


SOBRE PANTYS

Pantys, marca pioneira que promete quebrar definitivamente os tabus relacionados à menstruação, transformando, ressignificando e trazendo novas opções sustentáveis para o mercado. A marca apresenta o conceito de calcinhas, cuecas e sutiãs absorventes, em um mix de tecnologia, modernidade, design, saúde e sustentabilidade. 

Além de única marca de calcinhas absorventes clinicamente testada no mundo, a Pantys tornou-se a primeira marca de moda brasileira a adotar a etiqueta carbono neutro em suas peças, que mede, reduz e compensa as emissões de carbono que produz durante a confecção.



 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Index – Estratégias de Comunicação

Nahuara Moraes – [email protected]
Marina Marques – [email protected]

Ariel França – [email protected]


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp