14/03/2024 às 10h47min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h01min

Primeiros passos: um guia completo sobre a primeira menstruação

Médica ginecologista, Dr.ᵃ Juliana Sperandio, explica como acontece esse processo e como devemos abordar esse tema sem tabu

Marina Teixeira Marques
Créditos: Divulgação
 

A adolescência é um capítulo de transição repleto de descobertas e transformações, e um dos marcos mais notáveis nesse caminho é a chegada da primeira menstruação. Esse evento natural, muitas vezes chamado de "menarca", representa não apenas um processo fisiológico, mas também uma mudança emocional e psicológica significativa na vida de uma jovem. Nesse contexto, é essencial proporcionar orientação e apoio para que essa transição seja vivenciada de maneira saudável e informada.

Este é um momento que pode gerar diversas emoções e dúvidas, mas afinal, o que é a menstruação? Para isso, convidamos a Dra. Juliana Sperandio que é médica ginecologista, parceria de Pantys para nos ajudar a desmistificar algumas dúvidas sobre o tema. Confira:

Informações gerais sobre a menstruação 

É um processo natural do corpo da mulher, marcado pelo início da puberdade. Caracteriza-se pelo sangramento causado pela descamação do útero quando não há fecundação.  A menarca, nome dado à primeira menstruação, ocorre geralmente entre 11 e 16 anos. A partir dela, todo mês o corpo feminino se prepara para a fecundação do óvulo. Quando o óvulo não é fecundado, a mulher menstrua para limpar o útero e prepará-lo para o mesmo processo no mês seguinte. Nada mais é do que liberação de sangue e tecido uterino natural de limpeza, que faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, composto por quatro fases: 

Fase 1: Menstruação (sangramento) - Perda de sangue, devido a estímulos hormonais (podendo durar de 5 a 7 dias);

Fase 2: Folicular - O óvulo se desenvolve para sair do ovário e o útero se prepara para receber um óvulo fecundado (podendo durar de 13 ou 14 dias);

Fase 3: Ovulação- Ocorre dias antes, próximo à menstruação, tendo maior chances de engravidar por está em período fértil (com duração de  16 a 32 horas); 

Fase 4: Lútea-  Processo que prepara o útero no caso de um embrião ser implantado. Ela dura aproximadamente 14 dias (a menos que ocorra fecundação) e termina pouco antes da menstruação. Após essa perda, se repete o ciclo de uma nova menstruação.

Todo esse processo pode durar de 25 a 35 dias, mas a maioria das mulheres tem ciclos de 28 dias, contando a partir do primeiro dia da menstruação até o último dia antes de descer de novo.  Vale ressaltar que isso não tem relação com a intensidade do fluxo menstrual. Para isso, é necessário entender as três categorias: leve, moderado e intenso. 

Conheça um pouco mais sobre os fluxos:

Leve: Normalmente tem um dia ou dois com um fluxo mais intenso; 

Médio: Os dias de sangramento podem ser mais intensos, podendo manter-se de 4 a 5 dias. Tendo uma troca maior de absorventes durante o período;

Intenso: Durante todo o período de menstruação é marcado por uma quantidade maior de fluido, necessitando em sua grande maioria a utilização de absorventes noturnos ou um absorvente interno e outro externo para conter vazamentos.

Mas e a TPM?

Alguns dias antes da menstruação, a mulher pode apresentar sintomas da Tensão Pré-Menstrual, popularmente conhecida como TPM. Trata-se de uma síndrome causada pela variação hormonal, que acontece durante o período pré-menstrual, iniciada após o período ovulatório. Essa mudança pode interferir no sistema nervoso central, causando uma série de sintomas, como cólicas, dor de cabeça, inchaço, dor nas mamas, retenção de líquido, entre outros. Podendo durar dias antes da menstruação, em outras, se estendem durante o fluxo menstrual. 

Com isso, é necessária uma maior compreensão sobre como abordar esse tema para os mais novos que estão passando pelo processo. Para saber como lidar com essa experiência e amenizar os impactos das mudanças, preparamos um guia completo com a orientação da Dra. Juliana Sperandio: 

Aceitar o processo

É crucial que a jovem compreenda o que está acontecendo com seu corpo. A menstruação é um processo natural que ocorre mensalmente, indicando que o organismo está se preparando para a possibilidade de uma gravidez.

Diálogo aberto

Iniciar um diálogo aberto sobre a menstruação é fundamental. Pais, responsáveis ou figuras de confiança devem criar um ambiente seguro para que a adolescente possa expressar suas emoções e fazer perguntas sem constrangimento.

Preparação

Ter produtos de higiene feminina disponíveis é essencial. Explicar o uso de absorventes, tampões ou copos menstruais ajudará a se sentir mais confortável com as opções disponíveis.

Ciclo menstrual

Introduza a ideia do ciclo menstrual, que normalmente dura cerca de 28 dias. Explique que irregularidades nos primeiros anos são comuns já que o corpo está se ajustando.

Sintomas normais

Aborde os sintomas normais associados à menstruação, como: cólicas, alterações de humor e sensibilidade nos seios. Certifique-se de que a adolescente compreenda que essas experiências fazem parte do processo e podem ser gerenciadas.

A Importância da saúde menstrual

Destaque a importância incentivando a prática de bons hábitos de higiene e a adoção de uma dieta balanceada para ajudar a aliviar sintomas.

Apoio emocional

Este é um período de adaptação, e a adolescente pode se sentir sobrecarregada emocionalmente. Certifique-se de que ela saiba que pode contar com o apoio de pessoas queridos.

Educação sexual

A primeira menstruação é um momento oportuno para iniciar ou continuar a educação sexual. Explique conceitos sobre fertilidade, contracepção e respeito ao corpo.

Visitas ao ginecologista

Incentive visitas regulares ao ginecologista para garantir que a saúde reprodutiva seja monitorada e para esclarecer dúvidas específicas relacionadas ao corpo da adolescente.

Por esse processo tão importante e marcante na vida de várias meninas, a Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes da América Latina,  possui um Kit especial, criado exclusivamente para tornar esse momento mais confortável e livre de tabus.
 

kit primeira menstruação | 5  itens | R$ 180,00


Kit de primeira menstruação que é o puro acolhimento! A menarca, ou primeira menstruação, é uma fase super importante na vida de todas as mulheres. Existe um kit primeira menstruação mais sustentável para ter a melhor experiência nesse momento?
 

O kit contém:
1 calcinha absorvente grls

1 bubbly, sabão para lavar as pantys

1 caneta eco-friendly de papel

1 caderno exclusivo

1 saquinho de lavagem

 

Serviço:

Site: https://www.pantys.com.br/ 

Instagram: https://www.instagram.com/pantys/ 

SAC: +55 11 92003-7123 | [email protected] 

 

SOBRE PANTYS

Pantys, marca pioneira que promete quebrar definitivamente os tabus relacionados à menstruação, transformando, ressignificando e trazendo novas opções sustentáveis para o mercado. A marca apresenta o conceito de calcinhas, cuecas e sutiãs absorventes, em um mix de tecnologia, modernidade, design, saúde e sustentabilidade. 

Além de única marca de calcinhas absorventes clinicamente testada no mundo, a Pantys tornou-se a primeira marca de moda brasileira a adotar a etiqueta carbono neutro em suas peças, que mede, reduz e compensa as emissões de carbono que produz durante a confecção.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp