14/03/2024 às 10h25min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h01min

Verificações antes da compra de um veículo seminovo

*Por Hiromori Mori

Anna Carla Jurazecki de Mattos
Por assessoria de imprensa
Divulgação

No ano passado, foi possível perceber uma crescente demanda por veículos seminovos e usados – a venda desses carros no Brasil registrou aumento significativo de 8,6%, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Os veículos com mais de 13 anos de uso se destacaram, representando 35% do total negociado no País.

Diante desse cenário, é fundamental que os motoristas adotem cuidados específicos ao planejar a compra, visando garantir uma transação mais segura. 

A primeira recomendação é a realização de uma vistoria cautelar e inspeção pré-compra. Atualmente, diversas empresas oferecem esse serviço, em conformidade com as exigências dos órgãos de trânsito para a transferência do veículo. Essa prática proporciona ao comprador a segurança de adquirir um automóvel inspecionado e com histórico das condições gerais.

Existem vários tipos de vistoria, desde a do Detran (obrigatória) até as mais completas que irão verificar a documentação do veículo, passagem por leilão, restrições, verificação de numeração de chassis, motor e transmissão, histórico de colisão, estado da carroceira e passagem por recall. A venda de um automóvel com débitos pendentes pode acarretar responsabilidades para o comprador, que será encarregado de efetuar todos os pagamentos.

Além disso, a opção de levar o carro a uma inspeção pré-compra com um mecânico de confiança é recomendada com o objetivo de evitar a aquisição de automóveis com problemas mecânicos e facilitar a negociação de descontos para cobrir eventuais custos com manutenção. Uma avaliação abrangente permite identificar sinais de batidas, vazamentos ou falhas nos módulos eletrônicos. 

Um ponto importante a ser observado na inspeção pré-compra são as velas de ignição. Por meio da inspeção do estado da vela, é possível identificar problemas como: mistura rica, indicando um possível problema de injeção ou combustível; infiltração de água na câmara de combustão, sinalizando um possível problema de motor; presença de óxido de ferro, evidenciando uso de combustível de má qualidade e infiltração de óleo na câmara de combustão, indicando um possível problema de motor, válvula PCV ou até mesmo na turbina. 

Por conta da grande quantidade de problemas que podem ser identificados pela inspeção do componente, é essencial que o mecânico observe as velas de ignição. Essa peça é crucial para avaliar o estado geral do motor. Com a ajuda de um profissional qualificado, é possível obter uma avaliação abrangente, evitando custos elevados com reparos após a compra do veículo.

Para realizar a verificação, é possível utilizar a placa do veículo e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) para acessar essas informações nos portais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A próxima dica enfatiza a importância de realizar um test-drive antes da compra. Esse procedimento permite que o comprador avalie o estado do carro, testando o comportamento dinâmico do veículo, desde a partida do motor, trocando todas as marchas enquanto o carro está em movimento, presença de ruídos estranhos e comportamento em frenagens. Essas precauções simples possibilitam identificar problemas no sistema de ignição, na bateria e até mesmo detectar ruídos ou dificuldades durante a condução.

Em resumo, ao seguir essas orientações e precauções, os motoristas estarão mais bem preparados para realizar uma compra segura de veículos seminovos e usados, minimizando riscos e garantindo uma aquisição mais tranquila e satisfatória.

* Hiromori Mori é consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp