14/03/2024 às 16h47min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h00min

Usina Coruripe conclui auditoria de certificação internacional para produção de biocombustível de aviação

Processo atestou que as unidades de Iturama e Limeira do Oeste, no Triângulo Mineiro, cumprem os requisitos internacionais para produção de combustível sustentável de aviação

Interface Comunicação
Divulgação
A Usina Coruripe, uma das maiores empresas do setor sucroenergético do país, concluiu, neste mês, o processo de auditoria externa para certificação internacional ISCC Corsia Plus, nas unidades de Iturama e Limeira do Oeste, em Minas Gerais. A certificação coloca a empresa em um seleto grupo de companhias habilitadas a produzir e comercializar etanol para aviação, contribuindo para a transição energética do setor.

O ISCC é o principal sistema de certificação internacional de biomassa e bioenergia, com foco em sustentabilidade do uso da terra e da água, rastreabilidade da produção e verificação dos gases de efeito estufa. O processo de auditoria para obtenção da certificação, realizado entre 27 de fevereiro e 7 de março, é rigoroso e abrange uma série de critérios de ESG, como condições seguras de trabalho e responsabilidade social. O certificado da companhia deve ser emitido em até 60 dias.

O reconhecimento serve para comprovar que o etanol produzido nas unidades de Iturama e Limeira do Oeste, no Triângulo Mineiro, cumpre os requisitos internacionais para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). "A área de produção deve demonstrar que não houve desmatamento, comparando o uso e ocupação do solo atuais com dados de 2008 . Além disso, é necessário alcançar uma redução nas emissões de carbono em comparação aos combustíveis fósseis, sendo o desmatamento zero um requisito fundamental", explica o coordenador de Sustentabilidade da Coruripe, Allan Pedrosa.

Para obter a certificação, a Usina Coruripe dedicou três meses à preparação interna, que incluiu treinamento com as lideranças, visando alinhar as práticas da companhia aos rigorosos padrões internacionais exigidos. "Nosso sistema de gestão, já robusto e maduro, foi fundamental para atender aos requisitos exigentes da ISCC Corsia Plus. A conclusão da auditoria atesta todo o conhecimento e esforço que a Coruripe já possuía, reafirmando que estamos no caminho certo", destaca o presidente da empresa, Mario Lorencatto.

A companhia possui outras certificações (Renovabio, Bonsucro, FSSC 22000 e VIVE, além das ISO 9001, 14001 e 45001), que corroboram a preocupação com práticas sustentáveis e demonstram o compromisso contínuo com o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. "A obtenção dessa certificação está em linha com o planejamento estratégico da companhia e consolida nossa posição no mercado, tornando-nos ainda mais competitivos", afirma Lorencatto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp