14/03/2024 às 00h10min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h10min

Volvo EX30, que só chega em maio, quer seduzir pela combinação de luxo, preço e motorização elétrica

Ponto futuro

Compacto, acessível e minimalista: estes são os três pilares do Volvo EX30, o novo crossover totalmente elétrico da montadora sueca. A começar por este modelo, a Volvo pretende abrir espaço entre os SUVs graças a um design futurista e essencial, um ambiente simples e funcional, bem como um desempenho interessante. O modelo, que é produzido na China, segue a tradição de hatches médios da marca sueca, que já teve representantes como o P480, de 1986, e C30, de 2006. Mas para se adaptar aos novos tempos, o menor carro da marca ganhou dimensões mais encorpadas, com 4,23 metros de comprimento, 1,55 m de altura, 1,84 de largura e 2,65 m de entre-eixos.
No Brasil, o modelo está sendo oferecido em quatro configurações, mas as entregas só começam em maio. A Core é a versão de entrada, que custa R$ 229.950 e tem bateria de 51 kWh com autonomia de 250 km. A partir da configuração Core ER, que custa R$ 249.950, o modelo traz bateria de 69 kWh e autonomia de 338 km. A versão Plus, de R$ 279.950, adiciona itens como sensor dianteiro, tampa traseira elétrica, ar de duas zonas, etc. Por fim, a top Ultra custa R$ 299.950 e adiciona câmera 360º, sistema de estacionamento semiautomático e teto solar panorâmico, entre outros. 
Passando para a parte estética, o EX30 tem um design limpo, em sintonia com os conceitos da moda. No entanto, a ausência de grade dianteira – sendo um carro elétrico não precisa de radiador – e a mera presença do emblema mínimo da Volvo, adotado a partir de 2022, é imediatamente marcante. A faixa inferior de plástico preto que percorre toda a carroceria do carro não destoa, assim como o teto preto. As rodas de liga leve de cinco raios (dependendo da versão, com tamanho e desenho diferentes) são verdadeiramente notáveis. O modelo se destaca-se ainda pelos faróis led e a assinatura luminosa em T deitado – o tal martelo de Thor  , bem como pelas lanternas traseiras em C, compostas por diversas unidades led retangulares individuais.
Por dentro, é notável a ausência de um painel de instrumentos. Todas as informações foram transferidas para o grande display vertical no centro do console, que mais parece um grande tablet. Isso libera muito espaço atrás do volante, mas os motoristas que preferem ficar de olho em tudo terão de desviar constantemente o olhar. Isso vai na contramão do que é recomendável em termos de segurança, mas não é difícil se acostumar a esta arrumação. A tela de 12,3 polegadas sensível ao toque é muito prática e eficaz. Os recursos são bem organizados e simplificados, de forma a facilitar a navegação e a configuração.
No centro, há a navegação através do Google Maps, enquanto os dados de condução, como velocidade e demais dado aparecem acima. Abaixo, na sequência, estão os widgets dos aplicativos mais utilizados no smartphone espelhado, barras de tarefas e controle de temperatura, de som e ADAS. Tudo é facilmente controlado a partir dos comandos do volante. Ali também está a alavanca de marchas, com R, N, P e D.
Os materiais internos são quase totalmente reciclados, mas tudo é bem-montado, com boa qualidade e macios ao toque. Pelas dimensões reduzidas, a equipe da Volvo teve de trabalhar duro para fornecer um espaço de vida livre de desordem. O console central é flutuante e o apoio de braços esconde um bom porta-objeto. Sob a tela central há uma gaveta que toma a função do porta-luvas. O modelo oferece um pacote ADAS bem completo. Dependendo da versão, há itens como sensor de ponto cego, alerta de colisão com frenagem autônoma, alerta de colisão traseira, alerta e controle de manutenção de faixa, etc.
No Brasil, o EX30 está sendo oferecido somente com um motor traseiro de 272 cv de potência e 35 kgfm de torque. Esse conjunto acelera o modelo de zero a 100 km/h em 5,3 segundos com a bateria menor e 5,7 segundos com a bateria maior. Na Europa, a Volvo disponibiliza ainda uma versão com dois motores, um em cada eixo, com uma potência total de 428 cv e torque de 55,4 kgfm. Nessa versão, o zero a 100 km/h é cumprido em apenas 3,6 segundos.
Impressões ao dirigir
Equilíbrio de forças
A avaliação começou em Bolonha em direção aos Apeninos, com retorno pelo mesmo trajeto. No total, foram apenas 100 km, distância insuficiente para entender as capacidades do carro, principalmente em relação à autonomia. A versão disponível foi a de um motor com alcance estendido, mesma configuração vendida no Brasil.
De imediato, percebe-se a alta estabilidade do Volvo EX30, que concentra boa parte de seus 1.775 kg abaixo da linha de cintura. Também chama a atenção a grande capacidade de acelerar. A sensação era de estar a bordo de um sedã e não de um SUV compacto – na verdade, um crossover. Mesmo nas estradas mais sinuosas e esburacadas, a suspensão faz um ótimo trabalho, amortecendo muito os solavancos mesmo em altas velocidades.
A insonorização em relação ao exterior é excelente. E juntamente com o sistema de áudio, contribui muito para tornar a vida a bordo agradável. Na avaliação do Park Pilot Assist, impressionou a extrema precisão e facilidade de uso. O espaço interno é muito bem aproveitado e o EX30 ainda oferece um bom espaço no porta-malas, com 318 litros, que chega a 904 litros com os bancos traseiros rebatidos.

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