13/03/2024 às 12h27min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h10min

Especialista explica sobre a volatilidade dos preços no mercado livre de energia

Condições climáticas e aumento da demanda são fatores que influenciam na precificação da energia

MGA Press
divulgação
 

A transição dos consumidores para o mercado livre de energia está avançando em etapas. Em 2024 a possibilidade de migração se estende para consumidores com demanda contratada acima de 30 KW, expandindo significativamente o grupo de empresas elegíveis para a migração. 

 

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) estima que cerca de 117 mil novos consumidores estejam aptos a aderir ao mercado livre a partir deste ano, sinalizando um crescimento significativo no número de empresas que agora  podem exercer sua liberdade de escolha. 

 

Com a perspectiva de abertura gradual do mercado, prevista para alcançar todos os consumidores até 2028, incluindo os residenciais, espera-se uma transformação significativa no setor energético do Brasil. 

 

Diante desse cenário, os consumidores que migraram para o mercado livre devem estar preparados para enfrentar a volatilidade dos preços e contornar os riscos associados às altas demandas de energias. 

 

Ingrid dos Santos, CEO da Indra Energia, empresa que se dedica a impulsionar a transição energética, comenta que essa instabilidade é influenciada por uma série de fatores, desde a oferta e demanda até condições climáticas e questões técnicas do SIN (Sistema Interligado Nacional). 

 

No mercado livre, os preços da energia podem variar significativamente em resposta à mudança na oferta e demanda. Por exemplo, em períodos de seca, a capacidade de geração das hidrelétricas (uma fonte importante no Brasil) diminui, reduzindo a oferta e aumentando os preços. Similarmente, um aumento na demanda, como durante períodos de crescimento econômico acelerado, pode também elevar os preços. 

 

Condições climáticas extremas, como secas ou inundações, podem impactar a produção de energia, especialmente em países como o Brasil, onde a hidroeletricidade tem um papel central. Essas variações podem causar oscilações abruptas nos preços da energia. 

 

Neste contexto, a Indra Energia conta com uma equipe especializada que realiza análises de mercado em períodos específicos que podem ajudar a prever instabilidades e auxiliar os clientes em tomadas de decisões fundamentais. 

 

''Embora a volatilidade dos preços de energia no mercado livre apresenta desafios, também pode ser encarada como uma oportunidade para desenvolver estratégias de mitigação de riscos e buscar vantagens competitivas'', finaliza Ingrid. 

 

Sobre 

 

O Grupo Indra Energia se dedica a impulsionar a transição energética para um futuro mais sustentável. Eles fornecem soluções energéticas eficientes e inovadoras para seus clientes, que vão desde a comercialização e trading de energia, até a geração distribuída e investimento de impacto. Eles acreditam que a energia é o motor do mundo e, por isso, trabalham para garantir que seus clientes tenham acesso a uma energia limpa e renovável, capaz de impulsionar seus negócios de forma mais rentável e sustentável. Seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade está presente em cada aspecto do seu trabalho, desde a identificação de novas oportunidades de mercado até a implementação de tecnologias de última geração para maximizar a eficiência energética.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp