13/03/2024 às 14h31min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h10min

Lab.f se torna o primeiro marketplace de serviços tecnológicos especializados do setor agroambiental brasileiro

Plataforma interativa desenvolvida a partir do conceito de inovação aberta dá acesso a mais de 3 mil serviços especializados oferecidos pelo Ital e Instituto Biológico

João Vitor Casagrandi
Fundepag

Mais de 3 mil serviços tecnológicos especializados oferecidos pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e pelo Instituto Biológico (IB) estão disponíveis para serem contratados por empresas por meio da Lab.f, plataforma desenvolvida pelo Conexão.f, spin-off da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), entidade que viabiliza projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no agronegócio e meio ambiente.

A ideia da Lab.f nasceu em 2021 a partir de um design sprint com o Ital, por meio do qual foi identificado que o Instituto dispunha de uma gama diversificada de serviços tecnológicos especializados pouco conhecidos pelo público em geral. A partir desse diagnóstico e seguindo o conceito de inovação aberta preconizado pelo Conexão.f, foi desenvolvida uma solução que armazenasse de forma digital esse arsenal de serviços. Assim surgiu a Lab.f, que opera como um marketplace que permite consultas rápidas e a obtenção de orçamentos para a contratação desses serviços.

“Essa digitalização e catalogação dos serviços sana uma dor antiga dos clientes do Ital que, anteriormente ao projeto, precisavam entrar em contato diretamente com cada um dos pesquisadores do Instituto, um processo demorado e que dependia do tempo dos especialistas”, explica a líder de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Conexão.f, Cyntia Curcio.

Ampla gama de serviços disponíveis

A Lab.f fornece para diferentes negócios assistência tecnológica, pareceres técnicos e análises por intermédio de vários centros de tecnologia vinculados ao Ital, como o Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), Centro de Tecnologia de Carnes (CTC), Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat), Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec), Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA) e Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Chocotec).

Podem ser contratados serviços de análises químicas, físicas, microbiológicas, físico-químicas, sensoriais e microscopia. Além disso, a plataforma dispõe de serviços de avaliação e controle de qualidade em embalagens, legislação para contato com alimentos e farmacopeia.

Serviços de saúde animal

Contemplando a área de saúde animal, o Instituto Biológico (IB) está presente na plataforma oferecendo serviços de sanidade animal de técnica laboratorial, como identificação de ácaros e insetos, carrapatos e mais de 90 doenças em animais. Entre as doenças cobertas estão bactérias, BVD, toxoplasmose, neosporose, doenças da reprodução (em diferentes espécies), febre aftosa, verminoses, zica, entre outras.

Outras áreas do Instituto, como sanidade vegetal, estarão disponíveis em breve na Lab.f.

A expectativa é que, para o segundo semestre de 2024, alguns serviços do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) já estejam cadastrados e prontos para consulta e orçamento. Da mesma forma, ainda sem prazo definido, a Coordenadoria de Fauna Silvestre (Semil) oferecerá na plataforma serviços direcionados à criação de animais silvestres, com atendimento voltado aos zoológicos do Brasil.

Acesse o link e conheça a plataforma Lab.f.

 

Sobre a Fundepag

A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica - Conexão.f - reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).

Mais informações: https://portal.fundepag.br/

Sobre o Conexão.f

O Conexão.f é uma spin-off da Fundepag e foi criado no fim do ano 2019. Em janeiro de 2022 foi reconhecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo como Centro de Inovação Tecnológica, passando a fazer parte do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação.

Com conhecimento e experiência o Conexão.f oferece uma variedade de serviços para destravar o potencial de inovação das empresas, de qualquer porte, e de qualquer maturidade.

Mais informações: https://conexaof.fundepag.br/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp