13/03/2024 às 15h46min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h09min

Venda de carros usados cresce em 12% no Distrito Federal

Com um desempenho superior à média nacional e a do Centro-Oeste, Distrito Federal registra a venda de mais de 15 mil automóveis

Prezz Comunicação
Divulgação

Os números do mercado de carros seminovos são promissores para 2024, com um crescimento de 14% em relação aos veículos zero quilômetro. Dados revelados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) apontam para um crescimento notável nas vendas de carros usados. Em janeiro deste ano, o país registrou a comercialização de 766.558 unidades, marcando um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram vendidos 672.491 exemplares. 

No Distrito Federal, as estatísticas superaram a média nacional com um aumento expressivo de 12% nas vendas de seminovos. Esse desempenho se destaca ainda mais quando comparado à região Centro-Oeste, que registrou um crescimento de 9,6%. Comparado ao ano anterior, os resultados mostram uma superação de 36%, com a comercialização de mais de 15 mil automóveis somente no mês de janeiro.

João Paulo Matos, empresário e sócio da Brazilian Car, destaca que o cenário atual favorece o mercado de seminovos. O aumento significativo nos preços dos carros zero quilômetro e as vantagens que as taxas de financiamento proporcionam foram fatores determinantes. "O carro 0km ficou muito mais caro, e a renda da população não acompanhou esse aumento. Com isso, comprar um veículo seminovo voltou a ser mais atrativo. As taxas de financiamento, que baixaram com a redução da taxa básica de juros, facilitam ainda mais a compra desses carros. Tudo isso contribuiu para o aquecimento do mercado de seminovos", ressalta.

Outro aspecto relevante, apontado pelo empresário é a ascensão de recursos que aumentam a confiança do consumidor na compra de carros seminovos. Nos últimos cinco anos, surgiram garantias como o laudo cautelar, um documento técnico que certifica as condições gerais do veículo, incluindo a identificação de danos e avaliação da pintura. "Empresas especializadas oferecem serviços de laudo cautelar, garantindo ao consumidor informações detalhadas sobre o histórico do carro. Essa é uma prática que ganhou força recentemente e contribuiu para o amadurecimento do mercado, proporcionando mais confiança aos compradores de carros usados", destaca João Paulo.

Além do laudo cautelar, as garantias estendidas têm se tornado um diferencial, oferecendo aos consumidores uma proteção adicional no momento da compra. Esses avanços no mercado automotivo têm desempenhado um papel fundamental na mudança de percepção dos consumidores em relação à compra de carros usados, transformando o setor e impulsionando as vendas de seminovos no Distrito Federal e em todo o país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp