13/03/2024 às 15h18min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h08min

Com Realidade Virtual e Gamificação, projeto “Ei, Libras!” inova a maneira de se ensinar a Língua Brasileira de Sinais

Por meio de um quiz animado, crianças e professores aprendem Libras de maneira lúdica, divertida e inclusiva

Fausto Cabral
Projeto Ei, Libras! - Crédito Gustavo Guimarães
Um projeto pretende transformar a maneira como a Língua Brasileira de Sinais é ensinada e aprendida nas escolas de São Paulo. Trata-se do “Ei, Libras!” que, utilizando tecnologias de ponta como o hand tracking (arrastar com as mãos) e uma abordagem de ensino com óculos de realidade virtual, oferece uma experiência imersiva inédita para alunos e professores. A iniciativa foi viabilizada por meio do Proac do Governo do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de jogos e atualmente integra o programa Vai Tec Games, da Prefeitura de São Paulo.

Idealizado por Gustavo Guimarães, o “Ei, Libras!” está sendo apresentado desde fevereiro em diversos espaços públicos e em escolas de São Paulo, em atividades voltadas para professores e alunos do 9º ano, com objetivo de promover, ao mesmo tempo, educação, inclusão e inovação.

Na prática - Com os óculos de realidade virtual, os estudantes e professores têm acesso a um quiz animado em que, com as mãos – por meio do recurso hand tracking – podem apontar as respostas para perguntas diversas sobre o alfabeto em Libras. A cada acerto, uma personagem animada em 3D comemora o resultado junto com o participante.
No menu do quiz, também é possível selecionar diferentes cenários, os níveis de dificuldade e ainda conferir a pontuação.

Cada apresentação é uma oportunidade para os estudantes e educadores mergulharem na língua de sinais de uma forma totalmente nova. O projeto não apenas facilita o aprendizado de Libras, mas também promove a inclusão e a conscientização sobre a comunidade surda.

Além da aquisição de novos óculos para a expansão do projeto na rede pública de ensino, a ideia é que o “Ei, Libras!” também seja apresentado para escolas da rede privada, que poderão adquirir o game e incluir em suas atividades pedagógicas.

“Como idealizador do projeto ‘Ei, Libras!’, estou entusiasmado em destacar nossa inovação na fusão de tecnologia e educação para tornar o aprendizado de Libras acessível a todos. Já havia trabalhado com vídeo poesias em 360 graus, postais que contavam histórias e agora utilizo uma tecnologia de ponta para a realidade virtual com uma experiência de aprendizado imersiva e interativa, rompendo barreiras de comunicação e promovendo inclusão”, enfatiza Gustavo Guimarães, responsável pelo projeto.

Ele completa, destacando que “a acessibilidade é o coração do nosso projeto, garantindo que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa aprender Libras de forma eficaz e envolvente”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp