13/03/2024 às 16h00min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h08min

99 registra redução dos incidentes de assédio durante as corridas em todo País

Alta tecnologia, ações de educação e conscientização e treinamento de equipes especializadas contribuem para reforçar a segurança antes, durante e após as viagens

assessoria de imprensa
99
 
  • Causa de marca 99 Mais Mulheres, há 4 anos, reúne série de iniciativas voltadas ao combate à violência de gênero 
 
  • A 99 é reconhecida como Empresa Amiga da Mulher, na categoria Ouro, concedido pela Secretaria da Mulher do Rio de Janeiro



São Paulo, março de 2024 - Focada em oferecer uma opção de mobilidade acessível e segura, principalmente para passageiras e motoristas, a 99 investe em alta tecnologia para proteção antes, durante e depois de suas viagens, além de realizar iniciativas de educação e conscientização durante todo o ano.

Graças a esse esforço, a empresa registrou uma redução dos casos de assédio e violência sexual ocorridos durante as viagens por carro em 43%,  por milhão de corridas, em todo país, de janeiro a dezembro de 2023. Na categoria 99Moto, presente em mais de 3.330 cidades, a retração dos incidentes dessa natureza foi de 42%, por milhão de corridas, no mesmo período. 

“A 99 é uma empresa genuinamente comprometida no combate à violência de gênero, e nosso objetivo é permitir que as mulheres tenham a liberdade de transitar pelas cidades com segurança, independentemente da hora ou do local”, afirma Tatiana Scatena Valle, diretora de Segurança da 99. 

Desde 2021, a companhia reúne iniciativas voltadas para a segurança e empoderamento feminino por meio do 99 Mais Mulheres. Em março de 2024, a 99 recebeu o selo Empresa Amiga da Mulher, na categoria Ouro, concedido pela Secretaria da Mulher do Rio de Janeiro às empresas comprometidas com os direitos da mulher, a igualdade de gênero e o enfrentamento da violência contra a mulher. 

Confira algumas ações da 99:
 
  • Doação em corridas para Delegacia da Mulher: A 99 oferece o voucher ‘delegaciamulher’ que subsidia o valor de R$15 para corridas com destino ou origem para as mais de 500 Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres (DEAMs) e Delegacias de Defesa dos Direitos da Mulher (DDMs) mapeadas no app. Em 2023, foram doadas mais de 70 mil corridas com o cupom.
Também a partir dessa parceria, as equipes especializadas da companhia receberam treinamentos sobre acolhimento humanizado às vítimas de violência e abuso, e contextualização de políticas públicas para enfrentamento desse crime, realizado pela Dra. Jamila Ferreira, delegada coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo.
 
  • Parceria com o APP Rede Mulher RJ: A partir da parceria da 99 com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, as usuárias aplicativo RedeMulher, desenvolvido pela Polícia Mílitar do estado, podem contar com cupons de R$15 em viagens para ir e voltar das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e, assim, ter mais agilidade, segurança e apoio no acesso ao atendimento das vítimas de violência. 
 
  • Inteligências Artificiais: Chamadas Pítia e Atena, essas duas IAs atuam no momento da chamada da corrida, classificando o nível de vulnerabilidade de passageiras, considerando fatores como local, horário e duração da viagem, e direcionam a solicitação para motoristas mulheres ou para os condutores homens mais bem avaliados, além de disparar uma série de mensagens educativas sobre respeito e empatia. Durante a viagem, a corrida é monitorada em tempo real por outra IA que identifica anormalidades, como parada longa ou desvio de rota, e aciona protocolos de segurança. 
 
  • Botão 99 Mulher: Disponível desde 2020, o botão foi lançado com pioneirismo pela empresa, e permite que as motoristas mulheres possam escolher atender apenas passageiras do mesmo gênero. 
 
  • Educação e conscientização: Por meio do Guia da Comunidade, um documento desenvolvido em parceria com o Instituto Ethos, a empresa promove o respeito e a diversidade a mais de 40 milhões de passageiros e motoristas fomentando direitos, deveres e comportamentos esperados na plataforma e conta com um capítulo dedicado para combate ao assédio sexual, fornecendo dicas práticas e exemplos de situações. Além disso, são realizados, com todos os motoristas parceiros do app, encontros presenciais e cursos online sobre respeito, profissionalismo e combate a temas como assédio, racismo e homofobia. 
 
  • Protocolo de atendimento humanizado:  Em colaboração com a Think Eva, a 99 desenvolveu um protocolo de atendimento humanizado (que inclui suporte, resolução e acompanhamento) a eventuais vítimas de assédio, preconceito e qualquer forma de discriminação. A equipe de segurança foi capacitada para ser capaz de cuidar dos casos com responsabilidade e conhecimento de causa. 

SOBRE A 99
A 99, primeiro unicórnio brasileiro com 10 anos de atuação no país, é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e, no Brasil, conecta 40 milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.

Informações à imprensa
Máquina Cohn & Wolfe
E-mail: [email protected] e [email protected] 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp