13/03/2024 às 16h59min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h08min

Loomi promove evento de negócios no principal polo de inovação do Brasil

Tendo como pilares principais  “Matches, Conteúdo Futurista e P&D na prática", o encontro proporcionou experiências e reflexões enriquecedoras aos presentes

Caroline Brito
divulgação
O Porto Digital - que começou há 23 anos com duas empresas embarcadas -, movimenta, hoje, cerca de R$4,75 bilhões por ano e conta com mais de 300 empresas em seu polo de inovação. Pensando em aproximar os clientes e parceiros desse ecossistema, a Loomi - aceleradora digital que constroi soluções em Design, Tech e Business –, promoveu um encontro que reuniu 24 executivos de renomadas empresas, incluindo a BASF, Bayer, Copastur, C.Vale, Eurofarma, Sanofi, entre outras companhias, para uma visita exclusiva ao parque tecnológico.

Denominado "Loomi Convida ao Porto Digital", a programação teve como principais pilares as temáticas “Matches, Conteúdo Futurista e P & D na prática". A imersão explorou o impacto do parque tecnológico desde a sua concepção até os dias atuais, proporcionando aos visitantes uma experiência diferenciada envolvendo inovação, tecnologia, arte e culinária, tudo em um só lugar. 

Quem está por lá?

Empresas de diversos portes compõem o ecossistema, desde startups até multinacionais como a Deloitte, que escolheu o Recife como uma de suas áreas estratégicas de atuação. Durante a visita programada na sede, a Deloitte deu a oportunidade para os participantes entenderem os motivos que levaram a consultoria a optar pelo Porto Digital como seu espaço de atuação, saber mais sobre a estada por lá e a geração de frutos até o momento.

“A Loomi enfatizou a importância dos executivos compreenderem o que as corporações veem como valioso no Porto Digital para conscientizar sobre a riqueza do centro e a importância de ‘fazer uso’ ou ‘fazer parte’ daquele ambiente”, revela Renan Hannouche, sócio-fundador da Loomi.
 
Exploração e Reflexão
 
Entre as programações de destaque está a visita ao Centro de Informática da UFPE, berço do Porto Digital e um dos principais centros de informática da América Latina. Essa visita foi essencial para entender como o parque tecnológico foi criado, através de uma colaboração estratégica entre o CIn (Centro de Informática da UFPE), a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e diversos setores empresariais de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) do estado. Durante a visita ao Centro de Informática, os participantes puderam conhecer de perto as instalações e iniciativas inovadoras, especialmente o sistema de cooperação com empresas privadas. Entre os laboratórios e projetos visitados, destacam-se o projeto CIn-Motorola, Samsung, Voxar Labs e, por último, o RobôCin. Essa imersão permitiu aos participantes entender melhor a infraestrutura tecnológica do centro e testemunhar a colaboração dinâmica entre a academia e o setor privado.

No turno da tarde, a programação seguiu na Oficina Cerâmica Francisco Brennand, uma antiga fábrica de tijolos e telhas herdada do pai do mestre Francisco Brennand, que virou o seu grande atelier e hoje é um conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade.  A decisão do local escolhido se deu para que a beleza e a originalidade do local transportasse os convidados para outro mundo, proporcionando um momento de paz e contemplação.

E, foi lá que também ocorreu uma nova palestra, desta vez, Renan Hannouche e Dante Freitas, sócios fundadores e conselheiros da Loomi, trouxeram três reflexões importantes para os negócios nos dias atuais. A primeira delas destacou a importância de uma inovação que venha de dentro para fora, resgatando a originalidade e construindo futuros sem precedentes. A segunda incentivava os participantes a orientarem seus programas de inovação para causar um impacto real e positivo no mundo, priorizando a criação de negócios e produtos que façam a diferença. Por fim, foi ressaltada a necessidade de uma abordagem sustentável em todos os aspectos empresariais, destacando a importância de não "largar" sem garantir a sustentabilidade do negócio. “Ao adotar práticas sustentáveis, as empresas não só contribuem para o meio ambiente, como, também, reduzem custos operacionais a curto e longo prazo”, comenta Dante Freitas, sócio-fundador da Loomi.

A explanação teve como objetivo despertar a consciência dos participantes sobre a importância de identificar áreas de potencialidade dentro de suas organizações, visando cuidar mais das pessoas e criar negócios e produtos sustentáveis a partir disso.

"Ir para a raiz das coisas significa exercer o poder que é dado para cada um de vocês ao liderarem organizações extremamente relevantes que impactam milhares de pessoas de qual a frequência de cada iniciativa que vocês criam na empresa. Elas vêm de onde? O que está dentro de vocês? Como está a qualidade interna de vocês? O que está reverberando?”, questionou a todos o sócio-fundador da Loomi.

Com o sucesso deste evento, a Loomi reafirma seu compromisso em promover o crescimento e a colaboração no cenário empresarial brasileiro. “Nossa proposta é acelerar negócios e colaborar na transformação digital das empresas de norte a sul do país, a fim de promover ainda mais a competitividade em um panorama tecnológico em constante mudança”, conclui Freitas.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp