13/03/2024 às 14h07min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h06min

Lula x Bolsonaro: Como a polarização política afeta as empresas?

Uma empresa está sujeita a todo o cenário do Brasil e isso pode impactar os seus resultados, afirma o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros

MF Press Global
© Divulgação/PixaBay

Apesar do fim do período eleitoral há algum tempo, o Brasil continua estando bastante polarizado, como foi demonstrado pela manifestação pró-bolsonaro no último dia 25, mas se engana quem acredita que essa divisão afeta apenas o ambiente político do país, quando na verdade ele pode afetar, inclusive, a ação de empresas.

 

De acordo com o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros, para criar boas estratégias de marketing e vendas para a sua empresa é preciso observar todo o cenário do país.

 

Para criar estratégias de marketing e vendas realmente boas, as empresas precisam observar todo o cenário, inclusive político, do país. As dinâmicas políticas influenciam diretamente o comportamento do consumidor e as condições do mercado, quando há muita instabilidade política, isso pode afetar a confiança dos consumidores e as suas preferências de compra”.

 

Por isso, é importante adaptar suas estratégias considerando mudanças e tendências sociais, além disso, observar e antecipar essas situações permite que as empresas façam ajustes mais certeiros”, explica Gustavo Medeiros.


O que minha empresa deve fazer nesse cenário?

Gustavo Medeiros lista algumas dicas para conseguir adequar as estratégias da sua empresa nesse contexto, confira:

 

01 - Quem é o seu cliente?: Entender as preferências e valores do seu público em meio à polarização política permite ajustar mensagens e abordagens de forma mais direcionada.

 

02 - Fique neutro: Lembre-se que o que mantém a empresa é o lucro, por isso, não é uma boa estratégia tomar partidos e se polarizar, pois isso afasta uma grande fatia de clientes e potenciais clientes.

 

03 - Marketing com diversidade: Ainda como uma forma de evitar se afastar demais de seus clientes, sempre represente diversidade em suas campanhas de marketing, mostrando sensibilidade à pluralidade de perspectivas políticas.

 

04 - Colaborações estratégicas: Evite realizar parcerias, apoiar projetos ou fazer campanhas e comemorar datas que sejam explicitamente polarizadas. Associe-se a causas mais neutras e pontos em comum entre as duas posições para mostrar responsabilidade corporativa e atrair diferentes segmentos.

 

05 - Fique atento ao futuro: Tudo muda com muita velocidade e isso também deve ser observado pela sua empresa, fique atento às tendências políticas futuras que possam afetar o seu setor e esteja preparado para ajustes rápidos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp