13/03/2024 às 10h57min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h03min

GSA Ativos ultrapassa 240 toneladas de resíduos reciclados em shoppings de Minas Gerais

Iniciativa foi empregada em parceria com a Trevo Reciclagem; empresa tem expectativa de expandir projeto para todos os seus empreendimentos

Interface Comunicação
Reprodução

Nos últimos anos, a GSA Ativos (Gestão e Solução de Ativos), empresa com mais de 10 anos de atuação no desenvolvimento e rentabilização de shoppings, street malls e complexos comerciais,  tem intensificado as ações de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) em seus negócios. Um dos pontos em pauta é a   sustentabilidade, na qual a empresa tem trabalhado rotineiramente com políticas de preservação do meio ambiente. 

A empresa fechou neste mês de fevereiro um relatório referente ao projeto de reciclagem de resíduos que adotou em seus empreendimentos situados em Minas Gerais. Ao todo, a empresa reciclou no Power Shopping Centerminas, Centerminas Expo, Complexo Navegantes e Nova Lima Mall, 241.297 toneladas de resíduos. O resultado é fruto de uma parceria com a empresa Trevo Reciclagem, que atua no ramo de reciclagem de resíduos  pós-consumo e pós-indústria.

Segundo Fernanda Trigueiro, gerente de Operações da GSA, esta parceria tem como objetivo contribuir com a sustentabilidade em todos os seus pilares. “Seja em âmbito social, através de investimentos em pessoas e valorização da mão de obra. Seja no pilar ambiental, através da logística reversa, reciclagem e despoluição. A Trevo faz a gestão dos resíduos gerados pelos empreendimentos, bem como da documentação para atendimento das normas dos órgãos ambientais e regulamentares, de forma a garantir que os resíduos gerados recebam a destinação correta e que os impactos ambientais sejam minimizados”, explica.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no Brasil, 96% dos resíduos produzidos não são reaproveitados. O processo de reciclagem, além de contribuir com a preservação do ambiente, gera emprego, renda e alimenta uma cadeia circular que movimenta bilhões de reais anualmente, no Brasil.

Após o sucesso da parceria, a GSA levará o projeto para todos os malls administrados pela empresa. 

Outras iniciativas - A sustentabilidade há muito tempo faz parte da essência da GSA. No Power Shopping Centerminas, localizado no bairro União, na região Nordeste de Belo Horizonte, a empresa tem uma parceria com alunos do Campus da UNA, situado no mall, para transformar lixo orgânico em fertilizante natural. O processo é feito por meio da compostagem, uma técnica de fabricação de adubo orgânico, ecologicamente correta e totalmente econômica, que garante mais qualidade ao solo, a redução do uso de fertilizantes químicos e a diminuição do lixo depositado em aterros sanitários. O adubo gerado deste trabalho é aplicado em parte do jardim do shopping e também é doado para projetos sociais.

“Esta parceria se tornou não só uma iniciativa para reduzir os impactos ambientais, mas também agregar às ações de responsabilidade social do Centerminas, fazendo, assim, uma ampliação da nossa atuação nas práticas do ESG”, afirma a gerente de operações Fernanda Trigueiro.

O grave problema do lixo - De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023, lançado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), aproximadamente 33,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos tiveram destinação inadequada em 2022. Esse montante representa quase 40% de todo o lixo gerado no país – o equivalente a 11.362 piscinas olímpicas de lixo compactado ou 233 estádios do Maracanã lotados – que vão parar em lixões a céu aberto, valas, terrenos baldios e córregos urbanos, ameaçando a saúde pública e o meio ambiente. 

Segundo o estudo, desse total, 27,9 milhões de toneladas foram enviadas para os mais de 3 mil lixões que ainda existem no país, apesar da prática ser considerada ilegal. Outras 5,3 milhões de toneladas de lixo são incorretamente descartadas pela população que vive em áreas não atendidas por nenhum tipo de serviço de coleta. O número representa 7% de todo lixo produzido no país.

De acordo com o Panorama, o Brasil não teve evolução significativa em relação à disposição final ambientalmente adequada de resíduos produzidos no país. O índice de itens descartados enviados para aterros sanitários passou de 60,5% em 2021 para 61,1% em 2022, o que representa 43,8 milhões de toneladas. No país, 39% do total de resíduos coletados em 2022 foi direcionado para locais irregulares e potencialmente danosos ao meio ambiente e para a saúde pública.

“Dados como esses reforçam a necessidade de se avançar em ações voltadas para a sustentabilidade e na luta pela gestão adequada dos resíduos no Brasil. Se cada cidadão e cada empresa fizer sua parte, teremos  uma vida e um futuro melhor. A GSA segue atenta a estes apelos e colaborando, sempre", opina Fernanda Trigueiro. 

Confira a lista de materiais reciclados nos empreendimentos da GSA:

Power Shopping Centerminas:

- Papelão/papel: 210.641 kg

- Plástico 20.762 kg

- Sucata/metais: 539,5 kg

 

Centerminas Expo:

- Papelão/papel: 153,1 kg

- Plástico 8,5 kg

- Sucata/Metais: 16 kg

 

Complexo Navegantes

- Papelão/papel: 1.750kg

- Plástico 631,5kg

 

Nova Lima Mall

- Papelão/papel:3.000 kg

- Plástico 2.596,5kg

- Vidro:1.362 kg

Sobre a GSA

Com 10 anos de atuação no mercado mineiro, a GSA Ativos é focada no desenvolvimento e rentabilização de ativos imobiliários, atuando no desenvolvimento de empreendimentos comerciais, locação, gestão de contratos de locação e administração de shopping centers e centros comerciais. Com uma proposta inovadora e pautada na geração de resultados, ela conta com a expertise de uma equipe especializada e possui sob sua gestão mais de 140 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp