13/03/2024 às 12h32min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h01min

Especialistas da saúde se unem em torno de projeto de feridas

Fórum de Saúde propõe aprovação de Projeto de Lei da vereadora Janaina Lima que Prioriza a enfermagem no tratamento de feridas

Renato Santos Miranda
foto divulgação
Representantes de várias áreas da saúde e alunos de cursos de enfermagem de instituições de ensino superior compareceram ao debate no Fórum de Saúde da Zona Leste (realizado em 12/03) no Teatro Arthur Azevedo na Mooca, onde o tema principal foi “Tratamento de Feridas” com base no Projeto de Lei 573/2023, da vereadora Janaína Lima. O projeto prevê a criação de centros especializados no tratamento de feridas na cidade.

A iniciativa visa instituir a política “Cicatriza Já” e oferecer atendimento adequado e acompanhamento contínuo para pacientes portadores de feridas crônicas, gerenciado por enfermeiros.

A vereadora Janaína Lima, ao lado do presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, abriu os trabalhos do Fórum enaltecendo a categoria dos trabalhadores da enfermagem, destacando o profissionalismo e o comprometimento da classe no dia a dia, e em especial no recente período da pandemia, ação reverenciada por toda a nação.

Após a manifestação dos componentes da mesa principal dos trabalhos que contaram com a mediação do conselheiro do Coren-SP, Dr. Daniel Rodrigues, os participantes puderam interagir com as autoridades de saúde com questões que diziam respeito ao texto do PL da vereadora Janaína Lima, do seu funcionamento e da viabilidade de aprovação na Câmara Municipal.
Em sua manifestação, o médico e cirurgião Dr. Ângelo Badia Neto, disse que o debate se reverte de grande importância porque: “Por melhor que seja o médico, a ferida fica sempre a cargo da enfermagem”. Ele declarou ser defensor da equipe de enfermagem e de equipes multidisciplinares”.

O Fórum contou com profissionais e estudantes de várias regiões da Cidade de São Paulo, que apontaram as dificuldades encontradas nos bairros, questões que foram prontamente esclarecidas pelos membros da mesa. Participaram dos trabalhos a vereadora Janaína Lima, o conselheiro do Coren-SP Daniel Rodrigues, o médico Dr. Ângelo Badia Neto, o presidente do, Sergio Cleto, a vice, Ana Paula Guarnieri. Representando o Secretário da Saúde de São Paulo, Maria Elizabeth Siqueira Pereira e Soraia Rizo, da Associação Brasileira de Estomaterapia.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp