13/03/2024 às 14h08min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h01min

Sedentarismo: Entenda como ele prejudica a saúde do seu coração

O sedentarismo é um dos piores vilões da saúde cardiovascular, tendo diversos efeitos negativos até mesmo no curto prazo, explica o médico cardiologista Dr. Roberto Yano

MF Press Global
© Divulgação/Freepik

Dia 10 de março é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, a data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre este que tem sido um dos grandes males do século XXI. De acordo com dados da OMS - Organização Mundial da Saúde - mais de 20% da população mundial adulta e 80% dos adolescentes de todo o mundo são considerados inativos fisicamente, ou seja, não praticam nenhum tipo de atividade física regularmente.

 

O sedentarismo causa o aumento dos riscos de doenças cardiovasculares, obesidade e problemas musculares, ele também compromete o sistema cardiovascular, eleva a pressão arterial e reduz a eficiência metabólica, o que contribui para o ganho de peso e a perda de massa muscular, afetando diretamente a qualidade de vida. 

 

De acordo com o médico cardiologista Dr. Robеrto Yano, um dos maiores efeitos negativos do sedentarismo à saúde é seu impacto no coração e sistema cardiovascular.

 

“A falta de atividade física regular compromete o coração como um todo, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares. Ela contribui para o acúmulo de gorduras nas artérias, aumenta a pressão arterial, reduz a capacidade do coração de bombear sangue eficientemente para o corpo”.

 

“O sedentarismo também é relacionado a diversas doenças cardiovasculares, como tromboses, angina, hipertensão, insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio”, explica Dr. Roberto Yano.

 

Como fugir do sedentarismo mesmo tendo uma rotina corrida?

O ideal é que se realize pelo menos 150 minutos de exercício físico por semana e, segundo o Dr. Roberto Yano, não precisa ser necessariamente em academias, mas também incorporando os exercícios no seu dia a dia.

 

“Muitas pessoas acreditam que ser mais saudável e caro, que para praticar atividades físicas é preciso ir para academias, pagar um personal, etc., mas já é possível deixar de ser sedentário incluindo algumas atividades no seu dia a dia e fazendo algumas modificações”.

 

“Por exemplo, trocar o carro, pela bicicleta em algum momento, trocar duas vezes na semana o elevador pelas escadas, passear você mesmo com seu cachorro, entre outros, que podem parecer simples, mas já são grandes avanços para quem está no total sedentarismo”, afirma Dr. Roberto Yano.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp