13/03/2024 às 15h33min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h01min

tabu em torno da incontinência urinária pode impedir tratamento adequado e impactar qualidade de vida

a bigfral compartilha cinco mitos e verdades sobre a doença e possibilidades de tratamento

DEUSARINA ALVES SANTANA
Pague Menos
São Paulo, março de 2024 – O Dia Mundial da Conscientização sobre a Incontinência Urinária, em 14 de março, foi criado para promover a conscientização sobre a condição, que pode acometer pessoas de todas as faixas etárias, além de impactar diretamente na qualidade de vida. Como forma de ampliar as discussões e conhecimento sobre o tema, este ano a Bigfral, marca referência em incontinência urinária no Brasil, reforça a importância de falar abertamente sobre o tema e trazer informações de qualidade para a população.
 

A Bigfral acredita que discutir e enfrentar tabus são ativos valiosos para a sociedade. Nesse contexto, a marca separou cinco mitos e verdades em torno da incontinência urinária. 
 

Mitos e Verdades sobre a Incontinência Urinária:
 

1) Mito: Apenas mulheres sofrem de incontinência urinária.
 

Verdade: Apesar das mulheres serem a maioria da população que sofre de incontinência, o problema também acomete o sexo masculino. A incontinência urinária (IU) afeta cerca de 30% da população brasileira, sendo 68% em mulheres. Pelo menos uma em cada quatro pessoas pode apresentar IU durante a vida e, em todo o mundo, cerca de 423 milhões de pessoas (≥20 anos) sofrem de alguma forma de IU¹.
 

2) Mito: A incontinência urinária é inevitável e está diretamente ligada ao envelhecimento.
 

Verdade: É verdade que existe uma tendência à incontinência urinária com o aumento da idade. Mas é importante frisar que todo mundo pode ter incontinência, em todas as idades. Não é algo inevitável e nunca deve ser considerado como normal. Vale destacar ainda que a condição pode ter diferentes causas: pode ser por urgência – quando a pessoa sofre de bexiga hiperativa e surge uma vontade forte de urinar instantaneamente; ou por esforço – quando há escape de urina ao tossir, rir, fazer exercício ou em outros afazeres cotidianos. A incontinência também pode ser mista – que é a combinação das IUs por urgência e por esforço; ou por transbordamento – em casos em que a bexiga está sobrecarregada e há gotejamento constante de urina. Em todos os casos, a IU pode ainda ser consequência de outras questões de saúde, como doenças neurológicas, malformação do trato urinário, fístulas urinárias, doenças na próstata, tumores, diabetes, menopausa, entre outros. 
 

3) Mito: Incontinência urinária não tem tratamento. 
 

Verdade: O que impede o tratamento é o desconhecimento e o tabu sobre o tema. Somente um médico pode recomendar a intervenção ideal para cada pessoa. A incontinência urinária possui diversos tipos de tratamentos com base na severidade do diagnóstico, que podem ser desde algo mais simples e menos invasivo, como mudança comportamental, até uma cirurgia em casos mais complicados. 
 

Em prol do bem-estar, é indicado começar com medidas comportamentais, como o uso de alarme para lembrar de ir ao banheiro de tempos em tempos, além de ir preventivamente ao banheiro para evitar escape de urina em casos de urgência. Dependendo do grau de IU, o médico pode seguir então para a recomendação de uma fisioterapia pélvica para melhorar a musculatura do esfíncter, dando sustentação à ureter. Além disso, existem tratamentos com cirurgias. 
 

4) Mito: É normal perder urina às vezes.
 

Verdade: A incontinência urinária nunca é considerada como algo normal e costuma ter um efeito profundo na qualidade de vida, podendo resultar em isolamento social, ansiedade e depressão. Em pesquisa realizada pela IPEC encomendada pela Bigfral, por exemplo, 91% dos entrevistados afirmaram sentir impacto na bem-estar social e psicológico. 
 

5) Mito: A pessoa com incontinência urinária não pode mais se exercitar e deve evitar fazer longas viagens.
Verdade: Por tabu e falta de informações corretas, pessoas acometidas pela incontinência urinária tendem a se isolar e a ter perda significativa de qualidade de vida. É importante ficar claro que a incontinência é tratável e, durante o tratamento, há uma série de ações comportamentais e produtos de qualidade que permitem às pessoas manterem sua rotina diária com qualidade e conforto. 
 

Para quem convive com incontinência urinária, a IU pode provocar ainda lesões cutâneas. Em pesquisa IPEC encomendada por Bigfral (2021), 77% dos entrevistados com incontinência afirmaram que já tiveram alguma dermatite próximo à região íntima. Exatamente por isso, vale destacar que um produto adequado e de qualidade é importante para evitar problemas na pele e para gerar impactos positivos no dia a dia do paciente. 
A Bigfral, por exemplo, possui produtos desenvolvidos para diferentes níveis de IU, focados no bem-estar, conforto, segurança e na proteção da pele, que vão desde roupas íntimas descartáveis que se assemelham às cuecas e calcinhas até fraldas, absorventes e toalhas umedecidas para adultos. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
¹Dados tirados de:
Pesquisa BigFral – IPEC. Estudo de Prevalência da Incontinência Urinária e sua Correlação com Dermatite no Brasil – 2021. 
Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Incontinência Urinária Não Neurogênica. Brasília, 2020. 
Tran LN, Puckett Y. Urinary Incontinence. [Updated 2023 Aug 8]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan. 
Pizzol D, Demurtas J, Celotto S, Maggi S, Smith L, Angiolelli G, et al. Urinary incontinence and quality of life: a systematic review and meta-analysis. Aging Clin Exp Res. 2021 Jan;33(1):25-35
 
Sobre a Bigfral:
A Bigfral é a marca líder em cuidado adulto, especializada em produtos para incontinência urinária, oferecendo um portfólio completo que assegura conforto, confiança e segurança no cotidiano. Com mais de 35 anos de excelência na área, é referência em incontinência urinária. Sua missão central envolve proteger, aproximar e cuidar, ao disponibilizar produtos que garantem segurança em qualquer nível de incontinência urinária. A Bigfral é sinônimo de confiança que aproxima e faz parte do grupo Ontex, multinacional belga especializada na produção de soluções em higiene pessoal para bebês, mulheres e adultos, os produtos são distribuídos em mais de 110 países.
 
Contatos para Imprensa – Bigfral
Camila Vech / [email protected]
Denise Carvalho / [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp