13/03/2024 às 17h32min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h01min

Dia Mundial do Rim reforça importância do exame de creatinina para toda população

Especialista do Hospital do Rim da Santa Casa de Araçatuba afirma que diagnóstico precoce de Doença Renal Crônica pode evitar a necessidade de hemodiálise

Viviane Soares Bucci
divulgação
Nesta quinta-feira (14) comemora-se o Dia Mundial do Rim, evento criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) para alertar pessoas em mais de 150 países sobre a importância da saúde dos rins, a prevenção e o diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC) problema global de saúde pública que mantém 140 mil pacientes realizando diálise no país e uma das cinco causas de mortes no mundo.
Neste ano, a Sociedade Brasileiro de Nefrologia (SBN) o tema da campanha é “Saúde dos Rins - Exame de Creatinina Para Todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”. O exame de creatinina é um teste que avalia o funcionamento dos rins medindo a concentração de uma substância que é produzida pelo metabolismo muscular e eliminada pela urina.

O nefrologista do Hospital do Rim da Santa Casa de Araçatuba, Guilherme Augusto Ugino, considera a campanha fundamental para a visibilidade de uma forma simples e rápida de diagnosticar a Doença Renal Crônica”. “Por ser um exame barato e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a maioria dos pacientes que descobre a Doença Renal Crônica é por meio do exame de creatinina. A maioria dos pacientes atendidos pelo Hospital do Rim, descobriram a Doença Renal Crônica por meio deste procedimento”, afirma o nefrologista.

De acordo com Ugino, o diagnóstico precoce da DRC é essencial porque pode evitar a necessidade, na maioria das vezes, de recorrer à hemodiálise. “A indicação é fazer este exame pelo menos uma vez ao ano. Ele é indicado, principalmente, para os pacientes que têm fatores de risco para as doenças renais: hipertensos, diabéticos, tabagistas, pessoas com mais de 50 anos, pacientes obesos e quem tem doença cardiovascular”, diz.

Hospital do Rim de Araçatuba é referência

Com média de 350 pacientes por mês, o Hospital do Rim, unidade do Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Araçatuba, é referência desta alta complexidade para 40 cidades da região. Em 2023, foram realizadas e 49.920 sessões de hemodiálise. Desse total, 97% foram para pacientes do SUS.

Com equipe multidisciplinar formada por cinco médicos nefrologistas e 67 profissionais de enfermagem e profissionais das áreas de fisioterapia, nutrição, psicologia e suporte de médicos especialistas em Angiologia e Cirurgia Vascular, o Hospital do Rim mantém estrutura de tratamento (hemodiálise e diálise peritonial) e ambulatório médico para as primeiras consultas de pacientes encaminhados que precisam de avaliação especializada e acompanhamento dos pacientes em tratamento. No ano passado, foram realizadas 2.023 consultas.

No total, são 64 máquinas de hemodiálise que funcionam em três turnos que começam às 5h e são encerrados às 21h. A diretoria do hospital tem buscado o aumento de máquinas para a unidade, que não tem conseguido atender toda as novas demandas. A diretoria do hospital tem buscado o aumento de máquinas para a unidade para ampliar a capacidade de atendimento.

De acordo com Ugino, em torno de 30 pessoas estão na fila para iniciar o tratamento de hemodiálise no Hospital do Rim. “Essa espera número reflete uma realidade em todo o país”, afirma. Dados do Ministério da Saúde reforçam a visão do nefrologista. Somente em 2023, o Brasil registrou 90 milhões de atendimentos ambulatoriais relacionados à insuficiência renal na rede pública.

“É importante que a população esteja atenta às doenças renais. Na maioria das vezes, é uma doença silenciosa, mas que tem fácil diagnóstico”, finaliza o nefrologista.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp