13/03/2024 às 16h35min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h01min

Programa leva avaliação física e nutricional para parques de São Paulo a partir desta quinta-feira. E de graça

Projeto SAMPA Saúde em Movimento contará com duas unidades móveis equipadas com dispositivos de ponta para atender a população. Primeiros locais visitados são Parque Chácara do Jockey e o Parque Anhanguera

Doro Jr.
SAMPA Saúde em Movimento / Divulgação

A população de São Paulo passa a contar com atendimento digno das melhores academias do Brasil. E de graça. A partir desta quinta-feira (14), o programa SAMPA Saúde em Movimento inicia o atendimento individualizado, com duas unidades móveis de saúde visitando  parques da cidade. Cada uma delas utiliza equipamento de ponta para oferecer avaliações físicas. Os primeiros locais visitados serão o Parque Chácara do Jockey e o Parque Anhanguera, nesta quinta (14). Em conjunto às avaliações, os professores de educação física vinculados do projeto ministrarão aulas de ginástica e dança. Para completar, também será realizada uma consulta nutricional por vídeo conferência.

O projeto é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e com a Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), com colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Programa estará em 15 parques - O SAMPA Saúde em Movimento começou nesta terça-feira (12), em 15 parques e da capital paulista. Com a proposta de ser o maior programa de qualidade de vida em locais públicos do Brasil, vai levar qualidade de vida e saúde por meio da atividade física, com ações gratuitas pelo período de um ano. O projeto atenderá pessoas acima de 18 anos, que receberão a orientação necessária para deixar o sedentarismo ou melhorar o exercício de suas capacidades físicas. Cada local contará com dois profissionais de educação física capacitados e uniformizados para o atendimento de terça a domingo.

O principal diferencial do SAMPA Saúde em Movimento são duas unidades móveis de saúde. São caminhões com dois consultórios equipados com o InBody 370s, dispositivo utilizado em algumas das academias mais renomadas do Brasil e que oferece uma avaliação mais profunda da circunferência e do tipo de corpo do usuário. Por meio de um método chamado Análise de impedância bioelétrica (BIA), mede a composição do corpo, que divide seu peso em diferentes componentes, como massa corporal magra e massa gorda para avaliar saúde e nutrição.

Além das atividades desta quinta-feira (14), que começam às 6h, o Parque Chácara do Jockey e o Parque Anhanguera também receberão visita das Unidades Móveis do Sampa em Movimento neste sábado (16). Para completar a programação da primeira semana do projeto, o Parque Linear São José e o Parque do Carmo receberão os caminhões equipados para avaliação física na sexta (15) e domingo (16). As duas unidades móveis de saúde se revezarão na visita aos 15 parques e praças ao longo do ano.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial, no local onde acontecerá o programa, e também on-line: (sampasaudeemmovimento.com.br)

Confira a programação das unidades móveis na primeira semana do SAMPA Saúde em Movimento:

Parque Chácara do Jockey (Av. Prof. Francisco Morato, 5300 - Vila Sonia)
Quinta-feira (14): 6h às 10h e 16h às 20h
Sábado (16): 7h às 12h

Parque Anhanguera (Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1000, Perus)
Quinta-feira (14): 6h às 10h e 14h às 18h
Sábado (16): 7h às 12h

Parque Linear São José (Rua Frederico René de Jaegher, 2760 - Rio Bonito)
Sexta-feira (15): 6h às 10h e 15h às 19h
Domingo (17): 7h às 12h

Parque do Carmo (Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera)
Sexta-feira (15): 6h às 10h e 15h às 19h
Domingo (17): 7h às 12h

Confira onde participar do SAMPA Saúde em Movimento
1 - CENTRO-OESTE - Chácara do Jockey – Vila Sonia
2 – NORTE – Parque Anhanguera - Perus
3 – SUL - Linear São José – Rio Bonito
4 – LESTE - Parque do Carmo – Itaquera
5 - OESTE – Parque Raposo Tavares – Vila Albano
6 – NORTE – Parque Vila Guilherme – Vila Guilherme
7 – SUL – Parque Sete Campos – Cidade Ademar
8 – LESTE – Parque Ecológico Chico Mendes – Vila Curuçá
9 - SUL – Parque Santo Dias (Capão Redondo) / Parque Linear Feitiço (Campo Limpo)
10 – LESTE – Parque Piqueri – Tatuapé
11 – SUL - Parque Linear Cantinho do Céu – Capela de Socorro
12 – LESTE – Parque CERET – Jardim Anália Franco
13 - CENTRO-OESTE - Parque da Aclimação – Aclimação
14 – LESTE - Parque do Tiquatira – Penha
15 – SUL – Parque do Chuvisco – Jardim Aeroporto


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp