13/03/2024 às 17h07min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h00min

Desafios legais na Transformação Digital das Empresas

Advogada especialista em Direito Empresarial alerta sobre desafios e medidas de segurança para empresas na era da transformação digital

Nara Rodrigues
Nara Dias Rodrigues Miranda – Mestre em Direito Empresarial | MBA Gestão Financeira, controladoria e auditoria | Graduada em Direito | Professora de graduação e Pós graduação – @Rodriguesmirandaadvocacia
Acervo Pessoal
 

De acordo com a Sondagem Especial Indústria, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sete em cada dez empresas no Brasil fazem uso de tecnologias digitais diversas. Com a rápida evolução dessas tecnologias e a crescente digitalização dos negócios, as empresas enfrentam uma série de desafios legais ao se adaptarem a esse novo cenário. 

 

A transformação digital oferece inúmeras oportunidades para as empresas aumentarem sua eficiência operacional, melhorar a experiência do cliente e explorarem novos mercados. No entanto, esse processo também traz consigo uma série de questões legais que precisam ser consideradas para garantir a conformidade com a legislação vigente e evitar possíveis problemas legais no futuro.

 

Nara Rodrigues, especialista em direito empresarial, destaca alguns dos desafios enfrentados pelas empresas na era digital: "Na era digital, as empresas enfrentam desafios legais em áreas como proteção de dados, segurança da informação, propriedade intelectual, contratos eletrônicos e conformidade regulatória, dessa forma, é fundamental que as empresas estejam cientes desses desafios e adotem medidas proativas para mitigar os riscos legais associados à transformação digital,” destaca a advogada.

 

Medidas de segurança cibernética

 

Outros desafios comuns enfrentados pelas empresas na transformação digital são o cumprimento das leis de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a implementação de medidas de segurança cibernética para proteger informações confidenciais, a proteção dos direitos de propriedade intelectual em um ambiente digital, e a garantia da conformidade com regulamentações específicas do setor.

 

"Além de compreender e cumprir as leis e regulamentos aplicáveis, as empresas também devem estar preparadas para lidar com questões legais emergentes, como a responsabilidade por danos causados por inteligência artificial e o uso ético de tecnologias disruptivas", acrescenta Nara Rodrigues.

 

Com um olhar voltado para o futuro, é essencial que as empresas busquem orientação jurídica especializada e adotem uma abordagem proativa para enfrentar os desafios legais da transformação digital, garantindo assim sua sustentabilidade e sucesso a longo prazo.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp