13/03/2024 às 15h06min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h00min

Dow anuncia certificação ISCC PLUS para fábricas de Óxido de Propileno/Propilenoglicóis soda cáustica no Brasil

As fábricas brasileiras estão localizadas em Aratu (BA) e no Guarujá (SP) e integram a cadeia produtiva da Dow Poliuretanos.

Márcia Brandão
(Divulgação: Dow – Da esquerda para a direita: Aratu (BA) e Guarujá (SP))
  • As fábricas brasileiras estão localizadas em Aratu (BA) e no Guarujá (SP) e integram a cadeia produtiva da Dow Poliuretanos.
  • O ISCC PLUS reconhece empresas que utilizam matérias-primas provenientes de fontes sustentáveis, de base biológica e de soluções circulares.
  • As plantas brasileiras são as primeiras da companhia a receberem a certificação na América Latina.
  • O resultado representa um importante passo na região rumo às metas ESG estabelecidas pela Dow até 2050, em todo o mundo.

A Dow conquistou a certificação International Sustainability and Carbon Certification (ISCC PLUS) na fabricação brasileira de Óxido de Propileno/Propilenoglicóis e de soda cáustica na planta de Aratu (BA) e na de óxido de poliol, no Guarujá (SP). As duas plantas se tornaram as primeiras fábricas da companhia reconhecidas com o selo na América Latina.

A certificação ISCC PLUS reconhece o processo incorporado pela Dow nessa produção que substitui o uso de energia e materiais de origem fóssil por matéria-prima de origem alternativa combinada com fontes de energia renováveis. O certificado foi obtido após auditoria externa realizada por uma empresa totalmente independente.

“Em nossa jornada de sustentabilidade trabalhamos para prover soluções que reduzam as emissões de carbono e o consumo de recursos, e impulsionar a circularidade, gerando valor aos nossos clientes e à sociedade. Com a conquista da certificação ISCC PLUS buscamos acelerar essa transformação, alinhando ações e estratégias ao nosso compromisso global e às necessidades dos mercados locais. Sustentabilidade não é um meio, é parte do nosso negócio”, ressalta Leonardo Censoni, diretor comercial do negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina.

Produção mais sustentável e mercados beneficiados

O ISCC PLUS é uma certificação internacional para cadeias de suprimentos totalmente rastreáveis e ambiental, social e economicamente sustentáveis. Destina-se a todas as empresas que queiram provar que as suas matérias-primas provêm de fontes sustentáveis. Isto inclui matérias-primas de base biológica, como produtos agrícolas e florestais, e matérias-primas circulares, como resíduos e reciclados.

Na Dow, a qualificação se deu por meio da abordagem do balanço de massa. “O balanço de massa é a melhor técnica para demonstrar o uso de matérias-primas alternativas e renováveis em escala, no setor químico", enfatiza Thales de Oliveira, líder de sustentabilidade para as Américas da Dow Poliuretanos. "A certificação ISCC PLUS é um marco significativo em direção a produtos mais sustentáveis para os mercados finais na América Latina, demonstrando nosso compromisso com a sustentabilidade", completa.

A conquista do ISCC PLUS nas fábricas do Brasil integra o objetivo de obter a certificação de todas as plantas do Negócio de Poliuretanos, que incluem a produção de vinil de cloro-álcali, óxido de propileno e propilenoglicol, em todo o mundo. No total, mais de dez plantas do Negócio já receberam o certificado, incluindo a fábrica localizada em Freeport (Texas/ EUA) e plantas europeias.

As unidades certificadas com a ISCC PLUS são responsáveis pela fabricação de tecnologias direcionadas aos mercados automotivo, de construção, de consumo, alimentício, de fragrâncias, farmacêutico, papel e celulose, cuidados domésticos e industrial.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp