12/03/2024 às 13h00min - Atualizada em 13/03/2024 às 12h09min

22º Fórum GD Região Sudeste trouxe dinâmica inovadora unindo conhecimento e feira no mesmo ambiente em São Paulo, capital

Voltado a cadeia produtiva do mercado de geração distribuída nos estados de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Espírito Santo, evento reuniu mais de duas mil pessoas na capital paulista

Raissa Pestana Vaz
Assessoria

São Paulo, Brasil - O Fórum GD Região Sudeste, um dos eventos mais importantes do setor de geração distribuída de energia do país, atraiu uma participação recorde este ano, reunindo mais de duas mil pessoas na capital paulista entre os dias 06 e 07 de março de 2024.

O interesse se dá pelo crescimento da geração distribuída no Brasil, principalmente no estado de São Paulo, que sozinho já gera mais de 3,8 GW, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Realizado no espaço Villa Blue Tree, um ambiente dinâmico e inovador, o evento apresentou uma abordagem simultânea de palestras e feira, proporcionando aos participantes uma experiência única de aprendizado e networking.

Para Marina Pimentel, engenheira elétrica e com experiência de mais de 16 anos na área de renovável, o evento trouxe uma experiência bastante positiva.

“Eu achei muito bacana. Os temas são bem interessantes, principalmente para integradores. A gente trabalha mais com a parte de unir as pontas, integradores e quem quer comprar e quem quer vender, então para a gente está sendo uma boa oportunidade de ver novas tecnologias, quem está no mercado e fazer esse círculo” explica ela.

Sobre a união entre o conhecimento de alto nível nas palestras e a vivência da prática pelas exposições na feira, Pimentel pontua que achou o modelo bastante interessante pela criação do networking entre todos os participantes, onde é possível não só receber o conhecimento, mas também a possibilidade de criar negócios efetivos.
Temas das palestras do Fórum GD Sudeste 
As palestras do Fórum GD Sudeste também foram bastante elogiadas em 2024. Segundo muitos participantes, elas ofereceram insights valiosos sobre questões cruciais enfrentadas pelo setor de energia no momento, incluindo o mercado livre de energia, a inversão de fluxo e as regulamentações da geração distribuída. Destacaram-se ainda discussões sobre o atual cenário das energias renováveis no Brasil e as tendências previstas para o setor nos próximos anos.

Na visão de Ivan Okumura, engenheiro civil e integrador, relata que a proximidade do evento com a região onde mora foi um dos pontos que o levaram a participar do fórum em São Paulo. Além disso, muitos temas abordados pelos especialistas agregaram valor ao seu conhecimento, segundo ele.

“Eu gostei bastante da parte do mercado livre, que está em bastante em vigência esse assunto. Essas atualizações são bem importantes porque mudam bastante coisa na hora do cliente final. Também gostei da parte técnica porque as tecnologias também estão sempre mudando, como inversor híbrido, a utilização da bateria também é bem bacana a gente estar por dentro” ressalta Ivan.

A feira, parte integrante do evento, expôs uma ampla gama de tecnologias inovadoras, oferecendo aos participantes a oportunidade de explorar as últimas soluções e produtos disponíveis no mercado de energia. Para Ivan, essa aproximação permitiu a aproximação dos palestrantes, distribuidores e fabricantes em um mesmo espaço. 
Patrocinadores do Fórum 
Por fim, vale pontuar que o sucesso do Fórum GD Região Sudeste foi impulsionado pela participação de importantes patrocinadores, que contribuíram para a realização deste evento de destaque no calendário energético do país.

Dentre eles, estiveram entre os patrocinadores diamantes: PHB Solar, Embrastec, Edeltec e TW Solar. Já dentre os patrocinadores master estão: INOX Par, Weg, Fortlev Solar e Hypontech. Na categoria ouro, por sua vez, estiveram: SAJ, AXIAL, Fotus, INVT, AESOLAR, ZNSShine Solar e SOOLAR.

O evento também contou com as categorias Esmeralda, Platina, Prato e Bronze. Os patrocinadores esmeralda, por exemplo, foram SOFAR, Exact e Haitai Solar. Já a única patrocinadora platina foi a Solis Inverts, na Prata, no entanto, fizeram parte Webconecte, ePowerBay e Grupo GA Ambiental e por fim, na categoria bronze, estiveram a Célula Energia a CGP Engenharia e também a DMEGC Solar.

O que diz a organização

Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do Fórum GD 22ª edição, destaca que o evento foi um verdadeiro sucesso principalmente por se mostrar como retomada de encontro dos principais agentes do setor na cidade de São Paulo.

“São Paulo é um dos estados de maior destaque no número de conexões, então o evento não poderia deixar de ter uma casa tão propícia para esse momento da geração distribuída e também dessa demanda em torno das energias renováveis, da sustentabilidade, do ESG, da eficiência energética” explica ele que complementa:

“Então o evento ele mais uma vez conseguiu cumprir o seu papel, conseguiu reunir ali um dos seus principais players, alguns dos principais especialistas da geração distribuída com fontes renováveis, importantes nomes que fazem parte de grandes players tanto do Brasil quanto do exterior. Também estiveram no evento falando sobre as novas tendências, as novas tecnologias, as grandes novidades, o que será incrementado este ano, principalmente a parte de armazenamento de energia e outras tecnologias. A sensação é de dever cumprido” finaliza Fraga.


O que é: 22ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Sudeste (Fórum GD Sudeste) 
Quando aconteceu: 6 e 7 de março, no espaço Villa Blue Tree, em São Paulo–SP
Para mais informações, entre em contato: (65)9974-7094 - Stephanie Romero


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp