12/03/2024 às 10h45min - Atualizada em 13/03/2024 às 12h08min

Macapá recebe drive thru para descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Ação acontece no dia 16 de março, com o intuito de preservar o meio ambiente por meio da conscientização da população

Redação
divulgação
A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos e a Prefeitura Municipal de Macapá (AP) promovem drive thru de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. O objetivo desta ação é conscientizar e incentivar os macapaenses a adotarem práticas adequadas na disposição desses resíduos, visando sua reciclagem e, consequentemente, a preservação do meio ambiente. A campanha ocorre no dia 16 de março, das 10h às 17h, na Praça Floriano Peixoto, onde a ABREE estará presente para receber os produtos descartados.  
Durante a campanha, os moradores terão a oportunidade de descartar uma variedade de itens, desde fones de ouvido até geladeiras, que não estejam mais em funcionamento ou tenham se tornado obsoletos. Como entidade gestora, a ABREE colabora para cumprir legalmente a destinação de 100% dos produtos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes descartados pelos consumidores, buscando atender às metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/20, que regulamenta esse segmento. 
"Há muitas pessoas que ficam em dúvida sobre como se desfazer desses produtos, já que são resíduos diferentes dos mais comuns para reciclagem. Pensando nisso, ajudar na conscientização do descarte correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos é gratificante. Dessa forma, contribuímos para a melhoria do meio ambiente e incentivamos cada vez mais a população a adotar essa atitude que traz benefícios para todos", explica Helen Brito, Gerente de Relações Institucionais da ABREE. 
A ABREE mantém mais de 4,7 mil pontos de recebimento em todo o país, presentes em mais de 1,3 mil municípios. Esses serviços disponibilizados para população ajudam reduzir o risco de poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias, o processo de logística reversa também promove um impacto positivo na economia, com potencial para gerar mais de 10 mil oportunidades de emprego e inserir mais de R$ 700 milhões no mercado, conforme informações do Governo Federal. 
No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP residencial. A ABREE também disponibiliza uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, tais como: batedeira, ferro elétrico, fones de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão, entre outros. Para saber mais informações e encontrar o ponto de recebimento mais próximo, acesse o site oficial da ABREE: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento   
SERVIÇO  
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS EM MACAPÁ (AP)      

Data: 16 de março  
Horário: 10h às 17h  
Local: Praça Floriano Peixoto 
Endereço: Rua Raimundo Ozanan Q Souza, 98 (Ladeada pelas Avenidas Antônio Coelho de Carvalho e Pedro Baião e pela rua General Rondon - Macapá - AP -68900-065) 

Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:    
  • Celulares;     
  • Fones de ouvido;   
  • Geladeiras;   
  • Máquinas de lavar;   
  • Ares-condicionados;  
  • Televisores;     
  • Secadores;     
  • Batedeiras;    
  • Fogões;  
  • Micro-ondas;     
  • Ferramentas;  
  • Equipamentos de informática;  
  • Rádios;  
  • Videogames e consoles;  
  • Entre outros.  
Sobre a ABREE:   
Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 53 associados que representam 169 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/ 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp