12/03/2024 às 12h41min - Atualizada em 13/03/2024 às 12h06min

Desenvolvimento de lideranças positivas é uma das tendências para saúde mental dentro das empresas

Tecnologias voltadas ao bem-estar e a criação de programas internos também estão entre as mais importantes para esse ano

PinePR
Crédito Freepik

Problemas como estresse e ansiedade, que envolvem a saúde mental dos trabalhadores, são os mais comuns no local de trabalho. Segundo estudo divulgado esse ano pela Atticus, empresa americana de advocacia, eles representam 52% de todos os casos de lesões ou doenças no ambiente profissional. Por isso, o início do ano chama a atenção para novas iniciativas e projetos que podem gerar avanços dentro das organizações.

Diante desse contexto, Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora, empresa cinquentenária referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas, destacou e analisou as principais tendências para esse ano, principalmente, do ponto de vista do bem-estar emocional dos colaboradores. Confira:

  1. Tecnologias para o cuidado mental 

A digitalização tem sido protagonista em muitos cenários. Quando falamos de empresas, há um ganho enorme não apenas para eficiência e agilidade de processos, mas também para o diagnóstico, rastreamento e prevenção. Isso vai desde monitorar a saúde do colaborador até a mudança de procedimentos, que eram realizados no papel e foram migrados para o digital. “Plataformas como a  VOL Vetor Online, oferecem a possibilidade de empresas aplicarem testes psicológicos com diversas finalidades de forma mais rápida e eficiente, otimizando em até 50% o tempo dos profissionais que os utilizam”, explica Mattos.

Esses tipos de ferramentas trazem benefícios importantes como prevenção de burnout, monitoramento do clima organizacional, conscientização a respeito de cuidados mais saudáveis, incentivo a terapia, meditação, entre outros.

  1. Programas dedicados à saúde corporativa

Os programas voltados à saúde e bem-estar dos profissionais já são uma tendência fora e dentro do país. Algumas empresas vêm investindo nesse modelo, uma vez que eles foram criados para oferecer assistência psicológica e conscientizar a respeito da saúde emocional e física. Iniciativas como essas podem refletir positivamente na vida pessoal e profissional. “A promoção destas práticas agregam na  cultura organizacional, nos relacionamentos interpessoais e também no rendimento do profissional. Para tanto, é necessária uma avaliação e planejamento para que se identifique as ações necessárias e se realize um programa adequado à realidade da empresa”, reforça. 

  1. Desenvolvimento de lideranças mais positivas

Uma pesquisa da consultoria Great Place to Work (GPTW) revela que a maior tendência, em termos de prioridades, para o RHs é o desenvolvimento e a capacitação dos seus gestores.

Ricardo Mattos explica que estratégias de liderança baseadas neste tipo de estudo estimulam a construção de ambientes psicologicamente seguros com espaço aberto para com as vulnerabilidades de cada um possibilitando que todos consigam pensar soluções para superar os desafios.

Para colocar em prática essas tendências e construir um local de trabalho sadio, Mattos indica que as companhias reflitam o que já tem sido feito, o que pode melhorar e também pensem no desenvolvimento de um planejamento estratégico, além de poderem contar com testes psicológicos para avaliação e manutenção da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Esse conjunto de ações tornam-se fundamentais também para comunicar aos colaboradores sobre as melhorias e objetivos.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp