12/03/2024 às 17h00min - Atualizada em 13/03/2024 às 12h06min

Iniciativa da BRK Ambiental capacita mulheres em situação de vulnerabilidade, indígenas e refugiadas para atuação no setor de saneamento

Por meio do projeto Reinventar, as mulheres participam de cursos de encanadoras e instaladoras hidráulicas

Julia Pinheiro dos Santos Barbosa
Divulgação / BRK

Março de 2024 - São muitos os desafios enfrentados pelas mulheres para inserção no mercado de trabalho, e mais ainda para aquelas em situação de vulnerabilidade social. Alguns deles passam pela questão da etnia, idioma diferente do país de origem, e pouca ou nenhuma condição econômica para investir numa formação profissional. Para ajudar a combater essa realidade, a BRK - uma das maiores empresas de saneamento do país - oferece cursos gratuitos para mulheres, por meio do projeto Reinventar. A iniciativa, que existe desde 2020, promove formação profissionalizante para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou refúgio, para trabalhar como encanadoras ou instaladoras hidráulicas no setor de saneamento. A primeira edição foi realizada em Recife (PE) e a segunda em Maceió (AL), com 50 impactadas diretamente pelo projeto, e contratação de quase 30% dessa turma. É o caso das venezuelanas, Keila Ramirez, auxiliar de operação de água e esgoto, e Sinai Mariegdis Tovar, auxiliar administrativo – ambas atuam na operação da BRK na capital pernambucana.  

"Sou imigrante venezuelana e participei do Projeto Reinventar, hoje estou com um trabalho digno e bom, que mudou a minha qualidade de vida. Foi mais que uma oportunidade, foi uma esperança para mim e para minha família. Sou muito grata por acreditarem em mim", lembra Keila Ramirez.  

Sinai Tovar também reconhece a transformação vivenciada pela iniciativa: “Tenho uma profunda gratidão pelo Projeto Reinventar, pela oportunidade de crescimento profissional e formação. Reconheço que o trajeto não foi fácil, enfrentei e superei desafios significativos. Mas, tudo isso torna a conquista ainda mais gratificante. A BRK me ajudou abrindo portas para o ambiente de trabalho e estou aqui, muito mais preparada para cada desafio. Tenho muito orgulho de tudo que conquistei profissionalmente!”, afirma.  

“Contribuir para a inclusão profissional dessas mulheres reforça o compromisso estratégico da companhia com a diversidade no nosso quadro de funcionários e com o desenvolvimento social”, diz Carlos Almiro, Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRK. “Queremos formar profissionais capazes de multiplicar conhecimentos técnicos e socioambientais em favor da universalização do saneamento, estimulando assim a empregabilidade, dando protagonismo às mulheres, e buscando também reduzir barreiras sociais”, acrescenta.  

A terceira edição do programa Reinventar começou no mês passado nos municípios de Palmas, Gurupi e Araguaína (TO) e impactará a vida de 60 mulheres - sendo 18 venezuelanas, duas cubanas e 40 brasileiras em situação de vulnerabilidade social.   

Para a atual edição em Tocantins, são ofertados 2 cursos profissionalizantes: Assistente Administrativo, junto ao SENAC e Instalaçõs Hidrossanitárias, junto ao SENAI, sendo que em ambos os cursos as alunas passam também por capacitação socioemocional e mentoria. 

 

Os cursos profissionalizantes oferecidos pelo projeto têm carga horária de 320 horas de formação e 60 horas de mentoria. Cada participante recebe uma ajuda humanitária mensal de R$ 600, com bonificação atrelada à frequência e ao desempenho. A iniciativa tem parceria com a Foxtime, SENAC e SENAI, com apoio do Pacto Global (ONU).  

Saiba mais na página do projeto.

Sobre a BRK 

  

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. Mais de 100 cidades já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à empresa uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.

Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp