12/03/2024 às 13h25min - Atualizada em 13/03/2024 às 12h04min

Conheça 4 soluções para RH que serão tendências em 2024

Empresas compartilham soluções que podem transformar seus negócios

PinePR
Imagem de freepik
 

Pensando no mundo que está em constante evolução, é indispensável que as empresas se mantenham atualizadas em meio às mudanças aceleradas do mercado e atentas às tendências emergentes no RH, que podem impactar tanto no momento da contratação, quanto manter os colaboradores na empresa. Por isso, no momento de divulgar as vagas disponíveis, é importante destacar quais são os benefícios e diferenciais oferecidos aos funcionários.

Pensando neste cenário, listamos 4 principais tendências para o RH em 2024. Confira abaixo:

 

1 - Acompanhe a saúde da sua empresa por meio de dados

 

Segundo estudo da consultoria de recursos humanos Robert Half, mais da metade (57%) dos entrevistados - colaboradores - consideram o quesito “benefícios” na hora de aceitar um trabalho. Pensando nisso, a Funcional Health Tech, empresa pioneira e líder em programas de acesso, adesão e em data driven care no Brasil, ampliou sua atuação no mercado de benefícios corporativos em 2023 com o lançamento do Funcional Multi, solução que centraliza múltiplas modalidades de benefícios em um único cartão, resolvendo algumas das principais dores do RH.

 

O diferencial do cartão está em consolidar benefícios tradicionais, como alimentação e refeição, com o Benefício Farmácia, modalidade em que a empresa atua há mais de 24 anos e é líder de mercado. O Benefício Farmácia da Funcional se diferencia por permitir que as empresas ofereçam descontos e subsídios em medicamentos para seus colaboradores, além de fornecer um dashboard que possibilita uma atuação estratégica ao RH, com dados e insights para monitoramento e gestão da qualidade de vida dos colaboradores, permitindo ações estratégicas. 



 

2 - Aplicativo que impacta a produtividade dos colaboradores

 

A CodeBit, especialista em tecnologia de código e cloud computing sob medida, desenvolveu uma plataforma que pode ajudar empresas no quesito produtividade dos colaboradores. Chamada CodeWall, a solução possibilita diversas ações de gerenciamento e controle do uso da internet por meio de um app, e foi desenvolvido, inicialmente, para ajudar seu criador e CEO da empresa a gerir o uso da tecnologia na sua residência, após Heitor Cunha ver seu próprio filho de 10 anos se tornar mais impaciente e menos criativo por conta do excesso de telas.

 

A solução acabou despertando interesse de empresas, escritórios, comércios e instituições de ensino, que enxergaram uma oportunidade de ter maior controle e gerenciamento do uso da internet, além de ter maior controle do tráfego de sua rede wi-fi, bloqueando acessos indesejados. O CodeWall para negócios é uma ferramenta que monitora o tempo de uso de internet que não tenha ligação com o ambiente de trabalho nos dispositivos conectados vinculados aos colaboradores e, de forma criptografada, entrega um relatório para a gestão da empresa que respeita a Lei Geral de Proteção de Dados e destaca apenas o tempo de uso fora da rotina programada, e nunca o que a pessoa acessa, impactando assim, na diminuição do uso de aparelhos celulares por parte dos funcionários fora da rotina estipulada que pode ser personalizada de acordo com o cliente (como horário de almoço e tempo determinado para uma pausa do café, por exemplo).

 

O CodeWall funciona em conjunto com um roteador instalado nas empresas, permitindo um cadastro vinculado a cada colaborador que monitora única e exclusivamente a rede de wi-fi do local.

 

3 - RH automatizado e com processos ágeis:

Tendência em várias áreas das empresas, a transformação digital também é essencial no RH. Por meio dela, é possível automatizar processos relacionados à gestão de talentos, recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e engajamento dos colaboradores. Consequentemente, a experiência do colaborador passa a ser positivamente impactada e os efeitos são observados na produtividade e engajamento.

 

Atuante no setor de transformação digital, a SoftExpert é uma empresa de software de conformidade e gestão corporativa que fornece soluções a nível mundial em diversas áreas nas organizações, sendo o RH um deles. Alguns dos benefícios da digitalização do RH e, consequentemente, melhoria da experiência do colaborador são substituição de processos manuais, preparo para áreas do futuro do mundo corporativo, comunicação mais objetiva, agilidade em recrutamento e seleção, aumento da produtividade das equipes, capacitação Profissional e melhoria na Gestão de Pessoas.

 

4 - Impulsione a contratação de talentos diversos e com a expertise ideal para a sua empresa

Uma etapa essencial nas empresas é a contratação de novos talentos, em que suas qualidades, experiências e competências devem ser analisadas com o objetivo de colaborar no crescimento da marca. Diante deste cenário, a Jobecam, HRTech especializada em seleção de pessoas com Diversidade e Inclusão, tem impactado o mercado de trabalho com um banco de talentos diverso que já acumula meio milhão de pessoas.

 

A HRTech preza pela Diversidade & Inclusão, por meio de processos seletivos mais diversos, justos e eficientes através da tecnologia de vídeo. A plataforma é responsável por aumentar em cerca de 70% a diversidade nas empresas e contratações e otimizar o processo em mais de 80%, economizando tempo e dinheiro, tanto para as pessoas candidatas, como recrutadoras. Realizadas com total sigilo da voz e aparência dos talentos, as vídeo-entrevistas são o grande diferencial da empresa, uma vez que focam totalmente nas reais habilidades, diminuindo qualquer percepção inconsciente.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp