12/03/2024 às 13h28min - Atualizada em 13/03/2024 às 12h02min

Lesão no metatarso pode atingir a todos mas é pouco conhecida

Andreia Souza Pereira
Internet

No início de janeiro, Giovanna, participante do reality Big Brother Brasil, sofreu uma fratura no metatarso e não pôde participar em uma prova do líder na edição. Essa fatura é conhecida de boa parte do público ao envolver outro famoso, porém atleta, Neymar. Diversas vezes ele sofreu lesões no local, além de ter sofrido com a fratura em si no ano de 2018, fazendo com que quase ficasse de fora da Copa do Mundo da Rússia. Antes, porém, um edema na região já incomodava o jogador desde 2014, quando ainda atuava pelo Barcelona.

 

Para entender o que implica ter uma lesão nesse osso, é preciso ter noção de como funcionam as ligações no pé. Os dedos precisam ser ligados ao tornozelo, para que o movimento e a sustentação sejam completos e bem feitos pelo corpo. No caso do pé, eles possuem três tipos de osso ligando tudo o que é necessário. O conjunto de ossos que são chamados, propriamente, de dedos, recebem o nome de falanges. Na parte que recebe o nome de calcanhar, eles representam o Tarso.

“É justamente na parte que faz a junção dessas duas áreas onde fica o metatarso. Esses ossos são bem maiores que os outros do pé e são divididos em cinco, para cada dedo. Conforme a ligação, o tamanho do osso será diferente, e o tratamento pode variar também”, explica o ortopedista, especialista em pé e tornozelo, Dr. Tiago Baumfeld.

 

Os casos envolvendo a sister e Neymar, curiosamente, envolvem o mesmo metatarso, o quinto. Ele é o maior deles e faz a ligação do dedo mindinho com o calcanhar. Segundo Baumfeld, as fraturas e lesões são mais comuns nos mais próximos ao dedão, e ocorrem por impacto direto ou esforço repetitivo do local, o que não ocorre nesses casos mais famosos, implicando em situções que envolveram algum impacto forte.

 

O problema desse problema ocorrer passa pela importância do local e o tempo de duração que a recuperação exige. Como aponta o médico, “A importância deles para o corpo é por fornecerem uma base sólida para o corpo e estarem diretamente envolvidos na distribuição do peso durante a caminhada e corrida. Nesses casos de fratura, o tempo de afastamento  pode variar com base no metatarso afetado e na gravidade da lesão. Fraturas simples podem exigir cerca de 6 a 8 semanas de imobilização e reabilitação, enquanto fraturas mais complexas podem requerer mais tempo”.

 

O ocorrido com Giovanna fez com que ela andasse com uma bota pela casa e exemplifica uma das maneiras de tratamento em casos como o dela. Já para atletas, como foi o caso de Neymar, a cirurgia pode ser a mais indicada. Além dessas formas de tratamento, fisioterapia e medicamentos podem ser descritos para ajudar o paciente, caso ainda não seja uma fratura.

 

Por ser uma região de tamanha importância, qualquer tipo de trauma pode representar um problema sério e consequências debilitantes. Para que isso não ocorra, é possível buscar formas de prevenção, especialmente os não atletas, que não correm o risco de algum fator externo prejudicar os ossos.

 

“Sapatos e treinamento adequados, fortalecimento muscular, evitar atividades de alto impacto e aumento gradual da intensidade dos treinos são formas de diminuir a possibildade de contusões. É importante lembrar que, por mais que não seja um atleta, um edema ou uma fratura podem acontecer a qualquer momento”, explica Baumfeld.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp