12/03/2024 às 08h29min - Atualizada em 13/03/2024 às 12h01min

AsBEA-SC formaliza parceria com o projeto Banco de Materiais 

Projeto coordenado pela Faculdade CESUSC direciona sobras de obras da construção civil para doação a comunidades da cidade

Jade Basilio Luckner
Divulgação
 

Foi oficializada a parceria da regional Santa Catarina da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-SC) com a Faculdade CESUSC para apoio ao projeto Banco de Materiais, coordenado pela instituição de ensino. O projeto Banco de Materiais é um braço do projeto de extensão Projeto Regenerativo nas Cidades do curso de Arquitetura e Urbanismo, embasado na tese de doutorado de mesmo tema da professora doutora Marila Filártiga, titular do escritório Gebara e Filártiga, associado AsBEA-SC. 

O objetivo do Banco de Materiais é servir de ponte entre quem tem materiais e equipamentos para doar e quem precisa receber, por meio de uma conexão de profissionais, empresas da construção civil e instituições sociais. A AsBEA-SC é uma das apoiadoras e contribuirá para a mobilização dos escritórios associados para a destinação das "sobras de obras" ao Banco de Materiais. Nesta primeira etapa, apenas alguns escritórios serão mobilizados para um teste piloto da operacionalização. 

“O escritório vai organizar essas sobras: identificar, colocar medidas, embalar e levar até o CESUSC. Para isso, o grupo de extensão de Arquitetura e Urbanismo da CESUSC desenvolveu um sistema de  gestão de materiais para nos auxiliar a catalogar e organizar tudo”, explica Marila Filártiga, coordenadora do projeto.  Para a arquiteta e urbanista Roberta Ghizoni, vice-presidente de Eventos da AsBEA-SC, esta parceria reflete o compromisso das instituições envolvidas com iniciativas de ESG, (Environmental, Social and Governance, em tradução livre: Ambiental, Social e Governança). “O projeto Banco de Materiais fomenta a sustentabilidade e tem um impacto direto e positivo na vida das pessoas. Nossa parte nessa parceria, de cadastrar as sobras úteis dos escritórios de arquitetura associados, funciona como uma cadeia sustentável. Não apenas ajudamos a diminuir o desperdício na construção civil, mas também possibilitamos que esses materiais sejam canalizados para famílias em vulnerabilidade socioeconômica”,  explica a arquiteta. 

A assinatura do Termo de Cooperação Mútua ocorreu na quarta-feira (28.02). Na ocasião foi também foi formalizada parceria com a Prefeitura de Florianópolis que fez a doação de um container para servir de depósito dos materiais e com a Rede Solidária Somar. De acordo com a Faculdade CESUSC, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano distribuirá esses materiais, integrando o projeto Melhoria Habitacional. 

Sobre o Banco de Materiais

O projeto Banco de Materiais vem sendo desenvolvido desde 2020 no âmbito do Movimento Traços Urbanos como parte da estruturação de ações sociais realizadas na comunidade Monte Serrat em parceria com o Instituto IVG, liderado pelo padre Vilson Groh. A iniciativa partiu do grupo de voluntários formado pelos arquitetos e urbanistas Silvia Lenzi e Marcelo Nogueira, pela jornalista Letícia Wilson, pela empresária Magda Cassol e pela administradora Miriam Gomes Vieira de Andrade, com apoio e participação ativa do padre Vilson Groh. No ano passado, integraram-se ao projeto as arquitetas Roberta Ghizoni, uma das vice-presidentes da AsBEA-SC, e a professora Marila Filártiga, que foi, então, convidada a coordenar o projeto integrando-o ao projeto de extensão desenvolvido por ela na Faculdade CESUSC. O Banco de Materiais foi planejado como um importante braço da ação Arquitetura Sem Muros, que é conduzida pelo arquiteto Marcelo Nogueira, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul, com a participação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias Civil e de Produção da Unisul. O grupo atua desde 2020 na reconstrução de casas na comunidade Monte Serrat, com o apoio direto do Conselho Comunitário Monte Serrat e do presidente da associação, Cláudio José de Paula. A Unisul atuava como depósito temporário das “sobras de obras” do Banco de Materiais que agora serão depositados no container no campus da Faculdade CESUSC, localizado no bairro Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp