12/03/2024 às 17h16min - Atualizada em 13/03/2024 às 12h01min

Food To Save inicia operação em Curitiba para ajudar estabelecimentos a combater o desperdício de alimentos

Com histórico de mais de 2 mil toneladas de alimentos salvas, foodtech conecta parceiros que tenham excedentes de produção com usuários engajados na causa

Maria Eduarda Brito
Food To Save_Créditos Juan Rosa e Larissa Worms_ Estúdio Nômade

Com uma proposta inovadora, que propõe conectar lojas e restaurantes com excedentes de produção à pessoas engajadas na luta contra o desperdício, a Food To Save, app nº1 do Brasil contra o desperdício de alimentos, anuncia o início da sua operação em Curitiba (PR) a partir de fevereiro. A startup conta com mais de 1,5 milhões de usuários e mais de 3 mil lojas cadastradas no app.

“Nossa expansão para Curitiba chega em um momento muito importante, em que os estabelecimentos estão acompanhando de perto os problemas ambientais que a sociedade vem sofrendo. Além disso, também existe o impacto financeiro do desperdício de alimentos. Para ambos, o prejuízo é grande. Por isso, é tão importante que a população e empresas estejam engajadas nesse movimento”, comenta Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save. “A população de Curitiba é bem preocupada com o tema e diversas ações na cidade já estão sendo realizadas. Chegou a hora de entrarmos neste cenário”, acrescenta. 

Por meio de um aplicativo, a Food To Save permite que os estabelecimentos vendam suas Sacolas Surpresa, com alimentos para consumo imediato, que estão próximos ao vencimento ou fora do “padrão estético”. Além disso, as lojas e restaurantes podem montar sacolas das categorias doce, salgada ou mista e os descontos chegam até 70% para os consumidores. “As lojas que estão no app da Food To Save tem acesso a vários benefícios. Além de evitarem o desperdício de alimentos, geram uma nova renda e tem a facilidade de venda, visto que não é necessário cadastrar um cardápio ou produto”, explica Lucas. 

 

Difundindo o propósito pelo País 

Nas mais de 20 cidades em que está presente, a startup já ajudou a salvar mais de 2 mil toneladas de alimentos que seriam descartados e gerou mais de R$26 milhões em receita incremental aos estabelecimentos parceiros. Com a Food To Save, qualquer loja ou restaurante de pequeno, médio ou grande porte pode evitar o desperdício de alimentos e reverter o prejuízo do estabelecimento, sem mensalidades ou custos adicionais. Para se cadastrar no aplicativo, basta se inscrever de forma gratuita no site da foodtech .

“O modelo de negócio da Food To Save traz benefícios para todas as pontas. Para o meio ambiente, ajudamos a evitar a emissão de CO2 com o descarte de alimentos e, para as empresas do ramo alimentício, ajudamos a reverter o prejuízo em lucro de forma simples e prática. Além disso, é importante ressaltar que o estabelecimento se aproxima ainda mais de uma agenda tão importante como a de ESG” explica o CEO e cofundador da foodtech,

 

Metas para 2024

Dentre as 3 mil marcas cadastradas na Food To Save pelo Brasil estão Ambev, Nestlé, Rei do Mate, Zé Delivery, Accor,  Kibon  e Cacau Show.  Para este ano, a empresa mira na expansão para outras capitais do sul do país e na consolidação nas praças em que já atua. “Nossa solução é simples e funcional: conectamos empresas alimentícias a pessoas engajadas em combater o desperdício. Começamos com padarias, hortifrútis e restaurantes que contam com alimentos perecíveis, mas próprios para o consumo, e agora ampliamos o segmento para indústrias e distribuidores. O propósito da Food To Save democratiza o acesso aos alimentos, além de ajudar o meio ambiente. Chegar em Curitiba é mais um passo na nossa jornada que só está começando”, finaliza Lucas Infante.


 
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