11/03/2024 às 11h34min - Atualizada em 13/03/2024 às 00h00min

Investing.com: Dados de inflação do Brasil e dos EUA serão divulgados amanhã

Confira os últimos dados dos países-membros do G-20

assessoria de imprensa Investing.com
br.investing.com
investing.com

Serão conhecidos nesta terça-feira os números de inflação ao consumidor de fevereiro do Brasil e EUA. O Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) será divulgado às 09h pelo IBGE, e o Escritório de Estatística Laborais apresenta o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA meia hora depois.

A expectativa é de aceleração mensal dos preços no mês passado nas duas economias. As projeções do mercado para o IPCA são de alta de 0,78% na base mensal e 4,44% na base anual. Em janeiro, o IPCA registrou avanço mensal de 0,42% e de 4,51% no acumulado de 12 meses.

Imagem 1: Dados de inflação anual dos países-membros do G-20 (2022 e 2023)


 

Fonte

 

 e elaboração: br.investing.com

Nos EUA, a estimativa é de uma alta mensal de 0,4% e de 3,1% na base anual. Em janeiro, o avanço mensal foi de 0,3% e de 3,1% na base anual. Por outro lado, a expectativa é de queda para o núcleo de inflação, que exclui itens voláteis como preço de alimentos e de energia. A estimativa é de elevação mensal de 0,3% em fevereiro, contra 0,4% no mês anterior, enquanto a projeção de avanço anual é de 3,7% no mês passado contra 3,9% em janeiro.

Imagem 2: Dados de inflação anual dos países-membros do G-20 (dez/2023 e jan/2024)


 

Fonte e elaboração: br.investing.com

A preocupação desse início de ano é a elevação dos preços vistos em todos os países do G-20. Os dados de inflação de janeiro dos EUA vieram acima do esperado e deram o pontapé inicial na recalibragem da expectativa do início do corte da taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de março para o meio do ano. Hoje o mercado espera o início do afrouxamento monetário para junho, de acordo com o Monitor da Taxa de Juros do Fed do br.investing.com.

Imagem 3: Projeções das decisões das taxas de juros do Fed nas próximas reuniões (março a junho de 2024)



 


Fonte e elaboração: br.investing.com

Confira mais detalhes dos dados de inflação ao consumidor de Brasil e dos EUA, além de outras economias, no Calendário Econômico do br.investing.com

 

 


 Sobre Nós

O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas, que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.

Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.

Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp