11/03/2024 às 16h15min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h11min

Mutirão da saúde: Campanha do Dia Mundial do Rim oferecerá exames gratuitos e orientação médica e nutricional para a população

Ação ocorre em 14 de março, das 10h às 16h, no Centro de Eventos André Franco Montoro, em Campos do Jordão. A campanha incluirá medição de pressão arterial, teste de glicemia e exame de creatinina. A expectativa é atender cerca de 500 pessoas

Redação
Imprensa - Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Divulgação - FreePik

No dia 14 de março, o Núcleo de Saúde da Fundação Lia Maria Aguiar, sob a gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), promoverá uma campanha dedicada ao diagnóstico e prevenção de doença renal para toda a comunidade de Campos do Jordão e cidades vizinhas. A ação de saúde pública integra a Campanha do Dia Mundial do Rim, promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), e ocorrerá das 10h às 16h, no Centro de Eventos André Franco Montoro, ao lado do Ginásio. 

Durante o evento, serão oferecidos medição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações médica e nutricional para a prevenção e o tratamento da doença renal. Outro exame gratuito disponível será o de creatinina, que serve para avaliar a função renal, detectar a insuficiência renal em fases precoces, o que possibilita evitar as complicações da doença e, posteriormente, acompanhar o tratamento de doenças renais em caso de confirmação.

A expectativa é que 500 pessoas sejam beneficiadas com os serviços.

Eduardo Paiva, nefrologista do Núcleo de Saúde da Fundação Lia Maria Aguiar, explica que "é fundamental compreender que as doenças renais podem se desenvolver de forma silenciosa, muitas vezes sem apresentar sintomas evidentes. Por isso, é muito importante manter uma vigilância constante sobre os cuidados com os rins, realizando testes regulares e adotando medidas preventivas de proteção à saúde renal.” 

Já Adolfo Martin Silva, diretor médico do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, reforça que “é necessário promover constantemente a educação para prevenir doenças renais, reduzindo a incidência de complicações mais graves e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a crescente prevalência das doenças renais em todo o mundo representa um desafio significativo para a saúde pública global: com 3,1 milhões de pessoas atualmente afetadas por algum tipo de doença renal, a Doença Renal Crônica (DRC) ocupa a 7ª posição entre as principais causas de morte no mundo. Esse panorama é agravado mais ainda pela estimativa de que entre 5 e 11 milhões de vidas são perdidas anualmente devido a doenças renais, particularmente em regiões com recursos limitados, onde a disponibilidade de terapias de substituição renal é escassa, exacerbando a insuficiência renal aguda.

Apesar da gravidade, surpreendentemente, entre 80% e 95% dos pacientes não estão cientes do seu diagnóstico de DRC, o que indica uma necessidade urgente de melhorar os esforços de detecção precoce e acesso ao tratamento adequado.

“Em meio aos desafios de educação inadequada tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde, escassez de recursos e acesso limitado a medicamentos, é vital adotar abordagens abrangentes e centradas no paciente. Por isso, estratégias como esta campanha não apenas visam aprimorar os desfechos clínicos, mas também educam as pessoas  com conteúdos de qualidade para a melhor gestão de sua saúde”, Adolfo Martin, do IRSSL

Prevenir ainda é a melhor solução

Para cuidar da saúde dos seus rins, algumas práticas simples podem fazer toda a diferença. Primeiramente, mantenha-se hidratado ao longo do dia, garantindo um consumo regular de água. Além disso, uma alimentação equilibrada é fundamental: priorize frutas, vegetais e alimentos ricos em fibras, enquanto limita o consumo de sal, açúcar e produtos processados.

Manter um peso saudável é igualmente importante, o que pode ocorrer por meio de uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares. 

“Também evite o uso excessivo de medicamentos sem prescrição médica, especialmente anti-inflamatórios, e monitore regularmente sua pressão arterial”, diz Eduardo Paiva, nefrologista do Núcleo de Saúde da Fundação Lia Maria Aguiar.

Fora isso, se for diagnosticado com diabetes, é essencial controlar a doença adequadamente. E não se esqueça de realizar exames médicos periódicos e consultar um profissional de saúde ao detectar sintomas suspeitos relacionados à saúde renal. 

SERVIÇO:
Campanha gratuita do Dia Mundial do Rim
Data: 14 de março
Horário: 10h às 16h
Onde: Centro de Eventos André Franco Montoro (ao lado do Ginásio) - Rua Eunice Solis Além – Abernéssia


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp