11/03/2024 às 16h26min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h10min

Em Lajinha (MG), Sicoob oferece linha de crédito para o biochar da NetZero

Juros são a partir de 6% ao ano, com prazos adequados para os produtores rurais

Assessoria de imprensa NetZero
Gil Silva / NetZero Divulgação
  • Nesta semana, a NetZero e a Cooperativa de Crédito de Lajinha, o Sicoob Credicaf, anunciaram uma parceria para financiar o biochar a produtores de café de Lajinha (MG) e região. Os juros são a partir de 6% ao ano, com prazos adequados para os produtores rurais. 
  • A NetZero é uma empresa líder na produção industrial de biochar, uma solução agrícola sustentável reconhecida pela FAO e pelo IPCC, recentemente registrada como condicionador de solo no Brasil pelo Ministério da Agricultura.
  • Na produção de café, o uso do biochar, que basta ser aplicado uma única vez no solo, permite reduzir em 33% a aplicação dos adubos e, ainda assim, aumentar em 14% a produtividade média.

Rio Casca (MG), março de 2024 – Nesta semana, a NetZero e a Cooperativa de Crédito de Lajinha, o Sicoob Credicaf, firmaram uma parceria para financiar o biochar a produtores de café de Lajinha e região. Os juros são a partir de 6% ao ano, com prazos adequados para os produtores rurais. Condicionador do solo que atua como uma poderosa “esponja de carbono”, o biochar ajuda na retenção de água e nutrientes de terras agrícolas, contribuindo também para a remoção de carbono da atmosfera. 

Atualmente, a green tech francesa NetZero atua em Lajinha (MG) e está construindo uma segunda fábrica em Brejetuba (ES). Na unidade mineira, a NetZero recolhe as cascas de café de produtores parceiros e as utiliza como sua matéria-prima. Em troca, o cafeicultor recebe gratuitamente parte do biochar que é feito a partir de suas cascas e compra o restante próximo ao preço de custo. 

“A parceria com o Sicoob Credicaf ocorre justamente para que os produtores consigam ter acesso a uma maior quantidade de biochar e, como consequência, lavouras mais produtivas. Na produção de café, o uso do biochar, que basta ser aplicado uma única vez no solo, permite reduzir em 33% a aplicação dos adubos e, ainda assim, aumentar em 14% a produtividade média”, pontua Pedro de Figueiredo, cofundador e CEO Brasil da NetZero.

O Sicoob Credicaf, fundado por produtores rurais, será responsável pela análise e aprovação de crédito para os produtores. “A instituição apoia ideias e projetos que fortaleçam o nosso cooperado, bem como a economia da região e o futuro das nossas gerações, o que nos remete ao cuidado com o meio ambiente. Nesse sentido, a NetZero surge como uma grande parceira, apresentando uma proposta inovadora e muito alinhada com os princípios do Sicoob. Estamos felizes e otimistas com a parceria firmada. Disponibilizamos nossas melhores linhas de crédito, para que o produtor possa financiar a aquisição do biochar”, afirma Jocimar Alves Lopes, gerente regional da instituição financeira. 

Em Lajinha, a NetZero atua em parceria com a Coocafé, uma cooperativa que reúne mais de 10 mil cafeicultores. Eles fornecem milhares de toneladas de resíduos não utilizados provenientes do processo de envelhecimento do café, e a NetZero os transforma em biochar. Estes mesmos agricultores utilizam então este biochar nos seus campos para melhorar a produtividade das culturas e reduzir a utilização de fertilizantes, ao mesmo tempo que ajudam na remoção do carbono.

De acordo com estudos e relatórios recentes, o biochar é, além da agricultura, a tecnologia de remoção de carbono mais eficiente disponível atualmente. Essa forma altamente estável de carbono extraído de resíduos de biomassa é uma solução reconhecida pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) por armazenar no solo, por milhares de anos, o carbono inicialmente capturado pelas plantas na atmosfera por meio da fotossíntese. O modelo da NetZero aproveita o biochar de uma forma única, permitindo também trazer grandes benefícios adicionais para as áreas rurais dos países em desenvolvimento.

Em 2022, a NetZero foi reconhecida como um dos 15 projetos de remoção de carbono mais promissores do mundo no concurso internacional XPRIZE Carbon Removal, da Fundação Elon Musk. A empresa tem planos ambiciosos de crescimento no Brasil para 2024 e além.

 

SOBRE A NETZERO

A NetZero foi fundada em 2021 por Axel Reinaud, Dr. Jean Jouzel, Aimé Njiakin, Olivier Reinaud e Pedro de Figueiredo. A sua missão é trazer escala para o biochar, uma das poucas soluções climáticas que podem remover duradouramente o carbono da atmosfera, bem como uma das poucas soluções agrícolas que permitem conciliar produtividade e sustentabilidade. Ao aproveitar o biochar nos trópicos ao longo de um modelo único, a NetZero enfrenta simultaneamente três desafios prementes nos países em desenvolvimento: alterações climáticas, agricultura sustentável e desenvolvimento rural global. Desde abril de 2023, a empresa tem dois locais operacionais: uma fábrica-piloto em escala real, em Camarões, e uma fábrica comercial no Brasil. Possui também outra fábrica em construção no Brasil e várias em preparação para 2024. A NetZero é vencedora do Milestone Award da competição XPRIZE Carbon Removal da Fundação Musk. Também recebeu o selo 'Efficient Solution' da Fundação Solar Impulse e é vencedora do prêmio 'Green Tech' dos Tech for Good Awards. Além disso, é um projeto de remoção de carbono certificado pelo padrão internacional Puro Standard. O objetivo a médio prazo da NetZero é atingir uma capacidade anual de remoção de 2 milhões de toneladas de CO2 até 2030, melhorando simultaneamente o nível de vida de dezenas de milhares de agricultores. Leia mais em: www.netzero.green 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp