11/03/2024 às 13h06min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h09min

Mês da mulher: Contribuição feminina ao ecossistema Tech. Entre Soft Skills e Inovação.

Do pensamento crítico à colaboração: o papel vital das mulheres na transformação tecnológica.

Raissa Pestana Vaz
Assessoria

No mês que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, destacamos a participação crescente e influente das mulheres no mercado de trabalho, especialmente em setores dinâmicos e desafiadores como o da tecnologia. A General Manager da Upstream, Alice Sundin, compartilha suas reflexões e experiências, evidenciando o papel vital das mulheres na indústria e celebrando suas conquistas.

"A jornada de ser uma mulher em qualquer setor é repleta de desafios, e no mundo da tecnologia, esses desafios são ainda mais pronunciados em um ambiente predominantemente masculino. No entanto, enfrentamos esses obstáculos com resiliência e determinação, encontrando oportunidades únicas para crescimento e impacto significativo," afirma Alice Sundin. "Equilibrar a vida profissional e pessoal, lutar por igualdade no acesso à educação e oportunidades de networking são apenas algumas das barreiras que estamos derrubando diariamente."

Sundin também destaca o progresso gradual, mas firme, na inclusão feminina no setor tecnológico: "Observamos avanços significativos, embora ansiemos por uma mudança mais acelerada. A conscientização está crescendo, e esforços como programas afirmativos, comitês de diversidade, oportunidades educacionais e incentivos ao networking estão moldando um futuro mais inclusivo."

O número de mulheres em posições tecnológicas tem crescido, mas elas ainda enfrentam obstáculos substanciais, como diferenças salariais e sub-representação em cargos de liderança.

Dados da pesquisa da Mercer, revelou um marco significativo foi alcançado no setor corporativo brasileiro, Pela primeira vez, constatou-se que mulheres em posições gerenciais estão recebendo remuneração equivalente à dos seus colegas homens, refletindo os frutos das estratégias de diversidade e inclusão adotadas pelas empresas no país. No entanto, apesar desse avanço notável em cargos gerenciais, a pesquisa também destaca que ainda existem desafios a serem superados, com mulheres executivas recebendo, em média, 20% menos do que os homens e disparidades salariais persistindo em outros níveis hierárquicos.l

O estudo Panorama Mulheres 2023, indicou que a participação feminina em cargos de CEO aumentou de 13% para 17% entre 2019 e 2022. Esse crescimento, embora progressivo, sugere uma tendência ascendente na representação feminina em posições de liderança, incluindo o setor de tecnologia.

Na Upstream, a representação feminina é notável e inspiradora, com posições de liderança ocupadas por mulheres, incluindo uma CTO e uma CMO, além de uma força de trabalho no Brasil que conta com 55% de mulheres. "Essa diversidade não apenas enriquece nosso ambiente de trabalho mas também reforça nosso compromisso com a inclusão e a transformação cultural, essenciais para a inovação e o progresso," ressalta.

"A habilidade das mulheres para abordar problemas com criatividade e colaboração tem sido um motor para a inovação sustentável e disruptiva em nossa empresa. As perspectivas e habilidades únicas que as mulheres trazem para a mesa são inestimáveis, contribuindo significativamente para o ecossistema tecnológico e além," conclui.

Sobre a Upstream

 

A Upstream é uma empresa líder em martech nos mercados de mais rápido crescimento do mundo. Sua plataforma de automação de mobile marketing, a Grow, única em seu gênero,combina inovações na área de automação de marketing e dados, segurança contra fraudes de publicidade on-line e comunicação digital multicanal destinada a criar experiências personalizadas para o consumidor final. 

Com mais de 4 mil campanhas de mobile marketing de sucesso, o time da Upstream ajuda seus clientes, marcas líderes em todo o mundo a se comunicar de forma mais eficaz com os consumidores, a expandir as vendas on-line e a aumentar a receita. As soluções da Upstream atendem mais de 1 bilhão de consumidores em mais de 30 países na América Latina, África, no Oriente Médio e Sudeste Asiático.

Sobre Alice Sundin, General Manager da Upstream

Alice Sundin é gerente geral da Upstream na América Latina, liderando a equipe no Brasil e elaborando iniciativas estratégicas para impulsionar o crescimento e o sucesso. Com mais de uma década de experiência em liderança na Upstream, Alice desempenhou um papel fundamental na execução de projetos valiosos com os principais gigantes de telecomunicações e anunciantes no Brasil. Antes disso, ocupou vários cargos comerciais na indústria de telecomunicações.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp