11/03/2024 às 14h10min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h09min

Estrutura organizacional é chave para sucesso de projetos em automação

Envolvimento do RH, treinamento e programas de desenvolvedores cidadãos são imprescindíveis à implementação da IA nas empresas

Luciana Santos Tardioli
www.uipath.com
UiPàth Divulgação
 

São Paulo, março de 2024 - Até 2026, mais de 80% das empresas usarão APIs de Inteligência Artificial Generativa, prevê estudo da consultoria global Gartner. Torna-se razoável, portanto, supor que percorrer essa trilha exigirá uma mudança comportamental em praticamente todas as áreas das empresas, talvez sobretudo no RH e nos profissionais desse setor.  Segundo outro levantamento da mesma consultoria, bem recente, do início deste ano: em um inquérito com quase 180 líderes de RH, 38% estão planejando ou já iniciaram a implementação da IA generativa. Em junho de 2023, esse percentual era de apenas 19%. “Nessa curva ascendente e bastante rápida, vem sempre aquele receio de a tecnologia substituir as pessoas no campo do trabalho. Mas podemos dizer que é exatamente o contrário”, diz Edgar Garcia, VP da UiPath para a América Latina. 

Para a  UiPath, que reúne mais de 10 mil clientes ao redor domundo, incluindo o Brasil, as organizações do futuro serão cada vez mais suportadas pela IA. Mas essa é uma realidade que precisará ser administrada por pessoas e não máquinas.  “A IA continuará avançando nos próximos anos, mas a criatividade, a inteligência emocional e o pensamento crítico, que apenas as pessoas podem fornecer, serão demandas permanentes e ainda mais valiosas nas empresas”, diz Daniel Dines, cofundador e diretor de inovação da UiPath.  Segundo ele, o desafio dos executivos de RH e de todas as lideranças vai além da adoção da IA e automação. Tem a ver com a implementação de estruturas organizacionais capazes de possibilitar e favorecer o sucesso dos profissionais em ambientes alimentados, suportados pela tecnologia da inteligência artificial.

E como fazer isso? “Introduzir programas para desenvolvedores cidadãos, avaliar a modificação do escopo de certas funções e fornecer treinamento de habilidades específicas, sob demanda para profissionais, são parte da estratégia”, responde Garcia.  A plataforma da UiPath traça caminhos para, por exemplo, capacitar profissionais, não necessariamente do universo de TI, a desenvolverem seus próprios colaboradores digitais, ou seja, ensinarem robôs a executarem operações a partir da demanda de cada processo.   São o que o mercado chama de desenvolvedores cidadãos. 

Descompasso

“Pessoas e IA são melhores juntos. A combinação do poder analítico da IA e da percepção humana leva a melhores resultados do que qualquer um pode alcançar sozinho”, diz Dines. No entanto, este casamento, para durar e gerar frutos, requer investimento, capacitação e governança. Um recente relatório da consultoria Bain & Company mostrou que, enquanto 79% dos líderes corporativos acreditam que a IA “mudará radicalmente” como seus negócios operam nos próximos cinco anos, os atuais “níveis de investimento são bastante baixos” em relação ao tamanho das empresas pesquisadas. Para a UiPath é um descompasso que se dá por conta de uma combinação de ceticismo, preocupação e despreparo. “Muitos executivos ainda temem que seus colaboradores não sejam treinados adequadamente para o uso da IA”, diz Garcia.  E neste ponto, o RH tem papel fundamental e estratégico para desmistificar tal percepção, assim como a formação dos desenvolvedores. 

Os programas para desenvolvedores cidadãos criam valor tangível para empresas de todos os segmentos e portes, incluindo maior capacidade para a identificação de oportunidades para a IA e a automação. “Estes profissionais são usuários e defensores da automação movida a IA, são, assim, um ótimo recurso para a preparação de um time mais forte para abraçar, com o RH, as amplas mudanças positivas que a IA pode trazer”, conclui Garcia.

Sobre a UiPath


UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA), com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™. Para maiores informações acesse www.uipath.com.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp